Olá a todos os amigos e amigas do CEAAL em Alagoas, no Brasil e no Mundo.

Começamos nosso final de semana astronômico no sábado dia 11/11/2023 pela manhã, avançando em nossas observações solares utilizando um Coronado PST com uma câmera ZWO ASI 290 MM e um tracker Star Adventurer 2i. Observamos duas manchas solares e várias proeminências nos bordos do Sol. Aproveitamos a oportunidade e fizemos uma live de aproximadamente 28 minutos explicando a todos a importância do nosso astro rei, suas características e informações gerais a respeito das estrelas.

Setup usado na observação solar. Foto de Romualdo Caldas
Live no YouTube do CEAAL com Romualdo exibindo duas manchas solares.
Romualdo mostra, ao aumentar a exposição, nos bordos do disco solar, proeminências. Isto é possível de ver pois nosso telescópio é coronado PST hidrogênio alfa.

Retornamos à sede do CEAAL, a Usina Ciência, às 13:45 onde arrumamos a sala de energia para o nosso quarto dia do Curso de Iniciação à Astronomia (CIAst). Um pouco antes do início das aulas, ainda fizemos observações solares com o setup acima informado. A primeira aula do dia foi sobre instrumentos astronômicos, ministrada por Neftali Jr, e, teve início às 15:02. Neftali falou sobre os tipos de telescópios, montagens, binóculos e acessórios, terminando sua aula às 16:50.

Aula instrumentos astronômicos ministrada por Neftali Jr. Foto de Moézio Vasconcelos.
Neftali falando sobre telescópios. Foto de Romualdo Caldas.
Neftali Jr no início de sua aula. Foto de Waleska Lúcio.

Enquanto acontecia a primeira aula, a comissão de divulgação e redes sociais do CEAAL gravava o vídeo para nosso Instagram sobre o 4º dia do CIAst e também, adiantando o vídeo do 5º dia do curso sendo que este último será lançado em nosso Instagram sábado dia 18/11/2023.

Solange Anjos faz a gravação de Lucas Morais, sobre o 4º dia do CIAst. Foto de Romualdo Caldas.
Nossa página no Instagram com Lucas Morais falando sobre o 4º dia do CIAst.

Após um intervalo de 35 minutos, os alunos retornaram à sala de energia para a segunda e última aula do dia sobre Astronáutica com Jonathan Almeida. Nesta aula, Jonathan falou sobre os primórdios da Astronáutica desde a descoberta da pólvora, passando pelos ícones dos foguetes na Rússia, na Alemanha e nos Estados Unidos, discorrendo sobre a corrida espacial nos anos sessenta, setenta e oitenta do século passado e sobre o futuro da astronáutica e seus avanços. A aula iniciou às 17:35 e terminou às 19:00.

Jonathan no início de sua aula sobre Astronáutica. Foto de Romualdo Caldas.
Aula de Astronáutica. Foto de Romualdo Caldas.
Turma prestando atenção nas explicações sobre astronáutica. Foto de Romualdo Caldas.

No momento da segunda aula, os sócios Romualdo Caldas, Maria Betânia e Waldira Farias abriam o espaço da Usina Ciência para as visitações públicas, colocando os banners na entrada de nossa sede. Um pouco depois, os primeiros visitantes começaram a chegar e, tivemos a grata satisfação do comparecimento de David Duarte à Usina Ciência para um pequeno período de 15 dias aqui no Brasil, antes de retornar à Califórnia para seu doutorado. Com a chegada do David, o CEAAL adquiriu um novo telescópio (MEADE ETX 125 – Maksutov-Cassegrain, f/15, F=1900mm

Banner colocado na frente da Usina Ciência. Foto de Romualdo Caldas.
Telescópio adquirido, pelo CEAAL. Foto de David Duarte.
Maksutov-Cassegrain adquirido pelo CEAAL. Foto de David Duarte.

Por volta das 19:00 os sócios do CEAAL, Lucas Morais e Neftali Jr. foram à festa de casamento de Hanna Cabral, sócia do CEAAL, levando nosso telescópio de oito polegadas para os convidados observarem os planetas gigantes gasosos do Sistema Solar. Nossas estimas de felicidades aos recém casados.

Garotinha após visualizar Saturno exibe sua felicidade. Neftali Jr orienta as observações. Foto de Lucas Morais.
Fila para observação dos gigantes gasosos do Sistema Solar. Foto de Lucas Morais.

Enquanto isso, em nossa sede da Usina Ciência, os visitantes do CEAAL e alunos do CIAst puderam ver os planetas Júpiter e Saturno e alguns objetos de céu profundo com vários telescópios no pátio de observações. Aproveitamos para testar e colimar um novo telescópio adquirido por Romualdo Caldas. As observações foram até às 22:20. Algumas fotos dessa nossa atividade:

Observações do aglomerado globular 47 Tucanae em nosso telescópio de 12″. Foto de David Duarte.
Satisfação da visita do David Duarte em nossas observações. Em breve retornará ao seu doutorado na Califórnia. Foto de Lúcia Duarte.
David e Romualdo apontando Lasers em direção de Archernar. Foto de Lúcia Duarte.
Sócios e visitantes no final das observações. Foto de David Duarte.
Outros telescópios usados nas observações. O instrumento em primeiro plano é um Schmidt-Cassegrain 5″ (127mm), FL 1250mm, F/10, multicoated da Celestron. Foto de David Duarte.
Colimando o C5 e visitantes observando Júpiter. Foto de Waldira Farias.
Colimando o C5 através das imagens. Foto de Wellyson.
Imagens de Júpiter pelo C5 após sua colimação. Foto de Wellyson.


Já no domingo dia 12/11/2023 realizamos a live no YouTube do CEAAL com a participação de Maria Betânia, Paulo Coutinho e Romualdo Caldas começando às 19:00. Betânia fez uma apresentação sobre o Carl Sagan Day dia 09/11 em homenagem ao grande astrônomo e divulgador científico do final do século passado. Paulo Coutinho falou sobre o possível formato do Universo e o grande labor para definir como o Universo realmente é. Por fim, Romualdo Caldas deu a notícia da observação que o CEAAL tentará fazer do Cometa C/2023 H2 (Lemmon) que estará na constelação do Capricórnio com a Lua nessa região celeste, iluminada em 30%. Romualdo falou também sobre as ações do CEAAL nos últimos 15 dias e a importância desta entidade, na divulgação da ciência há 45 anos. Terminamos a live às 20:04.

Sócios do CEAAL indicam, na live do YouTube, o posicionamento do Cometa C/2023 H2 (Lemmon) no próximo sábado dia 18/11/2023.

Uma boa semana a todos.

Leave A Comment