Olá a todos os amigos e amigas do CEAAL em Maceió, em Alagoas, no Brasil e no Mundo.
Sábado, dia 24/08/2024 foi uma data de muita atividade astronômica por parte dos sócios e amigos do CEAAL. Começando pela manhã com o planejamento, em nossa sede – a Usina Ciência – dos eventos da tarde e noite próximas. Romualdo Caldas gravou 2 vídeos de 10 minutos cada, em nosso canal no Tik Tok, falando sobre as observações públicas noturnas do CEAAL no sábado e os possíveis objetos que poderíamos contemplar no céu, caso as condições climáticas permitissem, enfatizando que não precisa de agendamento para comparecer em nossa sede e é tudo gratuito. Além disso, frisou quais objetos de céu profundo que seriam alvos dos telescópios do CEAAL (Telescópios Shimidt-Cassegrain – Tenório e telescópio robótico SeeStar S50 – Darimann).
No outro vídeo Romualdo falou sobre a constituição básica do Universo aceito pela Ciência até a presente data. Arrumamos também a sala de energia para as atividades vespertino-noturnas.
À tarde, retornamos e, logo de início, utilizamos nosso SeeStar S50 (Darimann) robótico apontando para o Sol com seu filtro solar, registrando nítidas imagens do astro-rei, por volta das 14:02 Tempo Local/17:02 Tempo Universal, exibindo várias manchas que nossos sócios estimaram em torno de 30 entre pequenas e grandes.
Às 14:30 os professores da comissão de astrofotografia do CEAAL, Demisson Lopes e Carlos Vasconcelos chegaram à Usina Ciência e começaram a montar os tripés no pátio da observação. Em seguida, os demais inscritos em nosso curso interno de astrofotografia básica ao celular e DSLRs começaram a aparecer e, logo, a sala de energia estava repleta de sócios e alguns convidados para receber as aulas. Primeiro, às 15:02 a aula com Demisson Lopes:
E, depois, às 16:30 a aula com Carlos Vasconcelos:
Por volta das 18:00 as aulas foram concluídas e os sócios partiram para um breve café e, rumaram para o pátio da Usina Ciência onde iniciaram a parte prática do curso de astrofotografia promovido pela comissão de mesmo nome do CEAAL, orientada por Carlos Vasconcelos e Demisson Lopes, sócios administradores desta comissão bastante ativa do CEAAL.
Os sócios permaneceram registrando imagens com seus celulares e algumas DSLRs, do céu austral, até por volta das 21:00. Nesse ínterim, começaram a aparecer visitantes que puderam observar objetos de céu profundo por nosso telescópio Celestron de 8″: Alpha Centauri, M6, M7, HR 6630, estrela a 126-anos-luz da Terra e, no mesmo campo de visão, o tênue aglomerado globular NGC 6441 distante da Terra, 38.000 anos-luz. Para culminar as observações, não podia faltar Saturno e seus anéis quase de perfil.
Registramos imagens de nosso telescópio robótico SeeStar S50 (Darimann) para os visitantes observarem objetos de céu profundo que de outra forma não seria possível: Nebulosa Pata do Gato (NGC 6334) a 5.500 anos-luz da Terra, esta é uma nebulosa de emissão e nosso telescópio robô usou seu filtro anti-poluição luminosa e, à medida que as imagens estavam sendo registradas e empilhadas, ficavam cada vez mais nítidas e nossos visitantes puderam visualizar o processo, o que impressionou bastante a todos. Utilizamos ainda o SeeStar S50 (Darimann) para registrar imagens de M8 (NGC 6523/6530) a famosa nebulosa da Lagoa com admiração de todos os presentes.
Registramos também imagens da estrela T Coronae Borealis (T CrB) na estimativa de seu brilho. Tal estrela é uma nova recorrente que a cada 80 anos, explode saindo de uma magnitude de 11 para magnitude 2 ou 3… Tal explosão não chegou ainda. O sistema T CrB é constituído por uma anã branca (do tamanho da Terra) e uma gigante vermelha (Bem maior do que nosso Sol)! O processo de explosão em nova acontece porque a estrela anã branca tem maior densidade (imaginou a massa de meio-sol compactada num corpo da tamanho da Terra? é o equivalente a uma colher de chá com material dessa estrela. Pesa igual a um elefante!) suga material da gigante vermelha e quando atinge o ponto crítico a cada 80 anos, explode. Por enquanto não notamos grandes mudanças na magnitude dessa estrela. Mas, vamos continuar registrando imagens dela.
Terminamos nossas atividades às 21:30 minutos.
Já no domingo dia 25/08/2024 realizamos mais imagens solares para ver o comportamento das várias manchas em sua superfície, pela manhã, mais precisamente às 12:50 (UTC).
À noite, a partir das 19:00, realizamos nossa live no canal do YouTube com Paulo Coutinho e Romualdo Caldas tratando dos assuntos da recente descoberta de uma estrela hiperveloz que poderá sair dos limites de nossa galáxia. Este tema foi proferido por Paulo Coutinho e tivemos muitos comentários sobre o assunto, trazendo à discussão, a pauta da matéria escura, seus mistérios e suas polêmicas. Depois, Romualdo falou das últimas ações do CEAAL e as efemérides astronômicas da semana. Encerramos nossa live às 20:10.
Uma boa semana a todos.
Leave A Comment