Ações do CEAAL 24-25/08/2024 (Registros solares, I Curso de Astrofotografia, observações noturnas e live YouTube do CEAAL).

Olá a todos os amigos e amigas do CEAAL em Maceió, em Alagoas, no Brasil e no Mundo.

Sábado, dia 24/08/2024 foi uma data de muita atividade astronômica por parte dos sócios e amigos do CEAAL. Começando pela manhã com o planejamento, em nossa sede – a Usina Ciência – dos eventos da tarde e noite próximas. Romualdo Caldas gravou 2 vídeos de 10 minutos cada, em nosso canal no Tik Tok, falando sobre as observações públicas noturnas do CEAAL no sábado e os possíveis objetos que poderíamos contemplar no céu, caso as condições climáticas permitissem, enfatizando que não precisa de agendamento para comparecer em nossa sede e é tudo gratuito. Além disso, frisou quais objetos de céu profundo que seriam alvos dos telescópios do CEAAL (Telescópios Shimidt-Cassegrain – Tenório e telescópio robótico SeeStar S50 – Darimann).

Divulgando as observações públicas noturnas do sábado e o diferencial do CEAAL.

No outro vídeo Romualdo falou sobre a constituição básica do Universo aceito pela Ciência até a presente data. Arrumamos também a sala de energia para as atividades vespertino-noturnas.

Falando da matéria comum e da matéria escura.

À tarde, retornamos e, logo de início, utilizamos nosso SeeStar S50 (Darimann) robótico apontando para o Sol com seu filtro solar, registrando nítidas imagens do astro-rei, por volta das 14:02 Tempo Local/17:02 Tempo Universal, exibindo várias manchas que nossos sócios estimaram em torno de 30 entre pequenas e grandes.

Imagem do disco solar com muitas manchas indicando sua atividade intensa. Telescópio: Seestar S50 (Darimann)
Aumento maior para exibir melhor as manchas. Telescópio SeeStar S50 (Darimann).

Às 14:30 os professores da comissão de astrofotografia do CEAAL, Demisson Lopes e Carlos Vasconcelos chegaram à Usina Ciência e começaram a montar os tripés no pátio da observação. Em seguida, os demais inscritos em nosso curso interno de astrofotografia básica ao celular e DSLRs começaram a aparecer e, logo, a sala de energia estava repleta de sócios e alguns convidados para receber as aulas. Primeiro, às 15:02 a aula com Demisson Lopes:

Carlos Vasconcelos, Sócio do CEAAL, monta equipamentos para fotografar o céu quando escurecer. Foto de Paulo Coutinho.
Montagem dos equipamentos. Foto de Romualdo Caldas.
Equipamentos montados. Foto de Wellison Silva.
Demisson Lopes inicia sua aula do I Curso de Astrofotografia básica do CEAAL. Foto de Romualdo Caldas.
Sócios aproveitam os ensinamentos. Foto de Romualdo Caldas.

E, depois, às 16:30 a aula com Carlos Vasconcelos:

Carlos Vasconcelos inicia sua aula. Foto de Romualdo Caldas.

Por volta das 18:00 as aulas foram concluídas e os sócios partiram para um breve café e, rumaram para o pátio da Usina Ciência onde iniciaram a parte prática do curso de astrofotografia promovido pela comissão de mesmo nome do CEAAL, orientada por Carlos Vasconcelos e Demisson Lopes, sócios administradores desta comissão bastante ativa do CEAAL.

Instagram dos sócios do CEAAL registrando em suas redes, os ensinamentos.
Registrando imagens. Foto de Aline Rodrigues.
Registrando imagens do céu. Foto de Andesson Mendes.
Foto de celular registrando algumas estrelas. Foto de Betânia Pereira.
Foto da constelação do Escorpião. Registro de Demisson Lopes.
Astrofotografando. Foto de Waleska Lúcio

Os sócios permaneceram registrando imagens com seus celulares e algumas DSLRs, do céu austral, até por volta das 21:00. Nesse ínterim, começaram a aparecer visitantes que puderam observar objetos de céu profundo por nosso telescópio Celestron de 8″: Alpha Centauri, M6, M7, HR 6630, estrela a 126-anos-luz da Terra e, no mesmo campo de visão, o tênue aglomerado globular NGC 6441 distante da Terra, 38.000 anos-luz. Para culminar as observações, não podia faltar Saturno e seus anéis quase de perfil.

Visitante registra em seu Instagram o telescópio do CEAAL (Tenório) onde observou Saturno.
Registro do céu. Foto de Élton Nascimento.

Registramos imagens de nosso telescópio robótico SeeStar S50 (Darimann) para os visitantes observarem objetos de céu profundo que de outra forma não seria possível: Nebulosa Pata do Gato (NGC 6334) a 5.500 anos-luz da Terra, esta é uma nebulosa de emissão e nosso telescópio robô usou seu filtro anti-poluição luminosa e, à medida que as imagens estavam sendo registradas e empilhadas, ficavam cada vez mais nítidas e nossos visitantes puderam visualizar o processo, o que impressionou bastante a todos. Utilizamos ainda o SeeStar S50 (Darimann) para registrar imagens de M8 (NGC 6523/6530) a famosa nebulosa da Lagoa com admiração de todos os presentes.

Joenne registra imagens da nebulosa pata do gato e Romualdo observa. Ao fundo, os sócios praticam astrofotografia usando celular e DSLR com Carlos Vasconcelos, Demisson Lopes, Wellison Silva, Péricles Terto e Andesson Mendes.
Nebulosa Pata do Gato por Joenne Mesquita.
Nebulosa M8 (Lagoa) por Ítalo Adriano.

Registramos também imagens da estrela T Coronae Borealis (T CrB) na estimativa de seu brilho. Tal estrela é uma nova recorrente que a cada 80 anos, explode saindo de uma magnitude de 11 para magnitude 2 ou 3… Tal explosão não chegou ainda. O sistema T CrB é constituído por uma anã branca (do tamanho da Terra) e uma gigante vermelha (Bem maior do que nosso Sol)! O processo de explosão em nova acontece porque a estrela anã branca tem maior densidade (imaginou a massa de meio-sol compactada num corpo da tamanho da Terra? é o equivalente a uma colher de chá com material dessa estrela. Pesa igual a um elefante!) suga material da gigante vermelha e quando atinge o ponto crítico a cada 80 anos, explode. Por enquanto não notamos grandes mudanças na magnitude dessa estrela. Mas, vamos continuar registrando imagens dela.

Campo da estrela T CrB. Foto de Romualdo Caldas com o SeeStar S50 (Darimann) do CEAAL.

Terminamos nossas atividades às 21:30 minutos.

Já no domingo dia 25/08/2024 realizamos mais imagens solares para ver o comportamento das várias manchas em sua superfície, pela manhã, mais precisamente às 12:50 (UTC).

Foto menor aumento disco solar SeeStar S50 (Darimann) do CEAAL. 25/08/2024.
Maior aumento disco solar. SeeStar S50 (Darimann) do CEAAL. 25/08/2024

À noite, a partir das 19:00, realizamos nossa live no canal do YouTube com Paulo Coutinho e Romualdo Caldas tratando dos assuntos da recente descoberta de uma estrela hiperveloz que poderá sair dos limites de nossa galáxia. Este tema foi proferido por Paulo Coutinho e tivemos muitos comentários sobre o assunto, trazendo à discussão, a pauta da matéria escura, seus mistérios e suas polêmicas. Depois, Romualdo falou das últimas ações do CEAAL e as efemérides astronômicas da semana. Encerramos nossa live às 20:10.

Print da live no YouTube do CEAAL.

Uma boa semana a todos.

Leave A Comment