Olá a todos os amigos e amigas do CEAAL em Alagoas, no Brasil e no Mundo.
tarde/noite de São João (24/06) com muitas nuvens e chuva em nossa capital. Mas, isso não impediu que alguns sócios do CEAAL comparecessem à nossa sede da Usina Ciência para realizar atividades relacionadas com a Astronomia.
Começamos às 18:15 com uma live surpresa no canal do Instagram do CEAAL, na qual, Romualdo Caldas falou sobre as nossas observações telescópicas e as condições atmosféricas adversas de então. Disse que a sede do CEAAL, na Usina Ciência, estava aberta e, os visitantes que aparecessem, caso não pudessem observar o céu com nossos telescópios, devido ao mau tempo, iriam para a sala de energia da Usina Ciência, onde projetaríamos pequenos documentários de Astronomia, falando sobre estrelas de nêutrons (pulsares) e outro vídeo sobre buracos negros. No final houve uma pergunta muito boa sobre o eclipse solar anular que acontecerá dia 14/10/2023 e várias cidades do norte – nordeste do Brasil poderão presenciar esse fenômeno celeste. Explicamos brevemente sobre o assunto.
Após a live, sócios e visitante aparecerem na Usina Ciência. Como as condições atmosféricas continuavam desfavoráveis, fomos à sala de energia e entramos no site do timeanddate.com para fazermos uma projeção do eclipse solar supracitado. Vimos que a faixa do eclipse solar anular é muito estreita e que o mesmo começará cruzando os Estados Unidos de Oeste à sudeste, entrará no mar do Caribe, parte do Sul do México (Península de Yucatan), passará por alguns países da América Central, chegará à América do Sul pela Colômbia e, finalmente, no Brasil, iniciando no estado do Amazonas, depois Pará, norte do Tocantins, entrando no Nordeste Brasileiro atravessando parte do sul do Maranhão, centro do Piauí, sul do Ceará, quase todo os estados da Paraíba e do Rio Grande do Norte. Ainda passará por pequena área do sertão (noroeste) do Estado de Pernambuco. Duas capitais verão o fenômeno da anularidade: Natal e João Pessoa. Demais estados Brasileiros verão um eclipse solar parcial em maior ou menor grau de obscurecimento do disco solar à medida que se aproxima ou se afasta da região de anularidade acima referida. Mesmo as pessoas que residem nos estados do Norte-Nordeste citados nesta postagem, podem não ver a anularidade. Para verificar se sua cidade está na estreita faixa de anularidade deste eclipse, veja aqui neste importante site: timeanddate.com
Lembramos que para observações que envolvam o Sol, devemos ter muito cuidado com nossa visão. Para tanto, procurem centros ou clubes de Astronomia em suas cidades pois, os mesmos possuem filtros de observações solares seguros ou projetam a imagem do Sol num anteparo e todos podem observar com total segurança. Não usem espelhos esfumaçados, chapas de raio-x, óculos escuros, filmes fotográficos nem outro artifício para observar esse fenômeno. É perigoso e pode levar à cegueira permanente.
Após a simulação do eclipse para os sócios e visitante, mostramos dois vídeos curtos falando sobre estrelas de nêutrons e outro sobre buracos negros.
Após os vídeos fomos ao pátio de observações, mas, o céu continuava inapropriado para as observações.
Encerramos as atividades por volta das 21:15.
Já no domingo, dia 25/06 às 19:00 realizamos nossa live no canal do YouTube do CEAAL com a participação de Romualdo Caldas, que aproveitando a pergunta do canal do Instagram, falou sobre o eclipse solar anular de 14/10/2023, mostrando projeções do evento, através do site timeanddate.com para as cidades de Maceió/AL, Contagem/MG, Rio Paranaíba/MG, Araruna/PB, Manaus/AM, Porto Alegre/RS, além de países onde se poderão visualizar o evento em sua fase de anularidade e parcialidade. Alertamos também sobre os riscos de observar o Sol, recomendando formas seguras e evitando práticas perigosas de observação solar. Terminamos a live mostrando as últimas ações do CEAAL registradas em nosso site www.ceaal.org.br
Uma boa semana a todos.
Leave A Comment