Olá a todos os amigos e amigas do CEAAL em Alagoas, no Brasil e no Mundo.
Fim de semana de trabalho gratificante pelo CEAAL na divulgação da Astronomia. Começamos nossa boa labuta no sábado, dia 15/04/2023, de manhã, na logística do XLIX Curso de Iniciação à Astronomia (CIAst) que se iniciaria às 15:00. Preparamos a sala de energia da Usina Ciência para receber os alunos do CIAst, compra do lanche do intervalo das aulas, montagem da pasta que os alunos logo mais receberiam junto com a apostila do CIAst. Essas ações, levaram toda a manhã e o início da tarde.
Retornamos às 14:00 à Usina Ciência onde fizemos nossos últimos preparativos do primeiro dia do CIAst e, logo após, às 14:15 os primeiros alunos começaram a chegar, empolgados em aprender um pouco mais de Astronomia.
Às 15 horas, Romualdo, o atual Presidente do CEAAL, iniciou mais um CIAst com a apresentação do CEAAL e sua aula sobre a História da Astronomia. Romualdo falou sobre a importância da Astronomia, desde priscas eras, para nossa espécie. O “relógio” celeste (que não atrasa, não adianta e ninguém pode interferir) foi de fundamental importância para nossa espécie em seu desenvolvimento para enfrentar às intempéries do mundo – somos descendentes de caçadores/coletores e agricultores Astrônomos. Falou sobre as primeiras cidades na antiga Mesopotâmia e a contribuição desses povos à Astronomia. Discorreu também sobre alguns povos pré-colombianos antecessores dos Incas, Maias e Astecas. A importância dos Egípcios, Chineses, Hindus, os navegantes Polinésios e suas contribuições na Ciência Astronômica.
Falou também sobre o pensamento dos Gregos e suas descobertas e erros que marcaram a cultura ocidental. Como descobriram que a Terra é esférica, sua estimativa da circunferência do globo, o diâmetro da Lua, sua distância da Terra, depois, suas estimativas para a distância do Sol e seu diâmetro. Após essas medicações, os Gregos se ocuparam em explicar o movimento dos astros e se apegaram à ideia, aparentemente compatível com o senso comum de que a Terra é estática e está no centro do Universo. Um erro que perduraria por mais de 1500 anos.
Romualdo explicou os motivos dos Gregos adotarem tal modelo errado do Universo (Geocêntrico) e os porquês do banimento do modelo Heliocêntrico de Aristarco.
Foi falado também sobre a revolução Copernicana que ressuscitou o modelo Heliocêntrico de Aristarco. Depois, sobre Tycho Brahe, Johannes Kepler, Galileo Galilei, Isaac Newton, as descobertas de Urano, Netuno e um pouco sobre a Astronomia moderna. A aula terminou às 17:05
Após um breve intervalo de 30 minutos, começamos nossa segunda aula com José Edson, sócio do CEAAL e do Clube Eclipse de Arapiraca com o tema dos Movimentos Celestes, Eclipses, Fases da Lua, estações do ano. Essa aula foi muito boa e, no final, às 19:15, Edson foi muito aplaudido.
Após a segunda aula, os alunos foram ao pátio da Usina Ciência, onde Romualdo, Betânia, Hélvio Peixoto e Marcos Acok já se encontravam para as observações Telescópicas. Recebemos nossos 26 alunos e mais 40 visitantes que observaram conosco vários objetos tais como, Nebulosa do Órion, Sirius, Caixinha de Jóias, Alpha Centauri, Alpha Crucis, Rubídea, Aglomerados abertos nas Constelações de Carina e Vela, Eta Carinae, Aglomerado globular NGC 5286 na direção da estrela M Centauri e o grande aglomerado globular, Ômega Centauri.
Aloísio Jr, Romualdo Caldas e Marcos Acok testaram também e gravaram um áudio de anunciamento da nova temporada do Podcast do CEAAL, o Universo da Astronomia.
Os visitantes observaram muito conosco e alguns visitantes e sócios do CEAAL usaram seus dispositivos celulares para registrar o céu da região do Cruzeiro do Sul. Terminamos nossas observações por volta das 21:45.
Agradecemos aos sócios do CEAAL que compareceram nesse sábado: Romualdo Caldas, Moezio Vasconcelos, Marcos Acok, Betânia Pereira, Hélvio Peixoto, Karol, Aloísio Jr.
No domingo, dia 16/04/2023, Romualdo Caldas, Betânia Pereira e Paulo Coutinho realizaram mais uma live no canal do YouTube do CEAAL, começando exatamente às 19:00. Paulo Coutinho discorreu sobre um tema de questão de sobrevivência da humanidade que se relaciona com o aquecimento global e a tecnologia usando a poeira lunar para mitigar os efeitos da elevação da temperatura global. Paulo falou por volta de 20 minutos a respeito do assunto e os internautas interagiram bastante sobre o tema. Após sua apresentação, Romualdo fez alguns comentários e iniciou sua apresentação, mostrando um estudo que tinha sido publicado no começo do mês de Abril do corrente ano que foi sobre a provável descoberta de uma magnetosfera em um exoplaneta distante 12 anos-luz da Terra. Tal exoplaneta não deve ter vida, pois está tão próximo de sua estrela mãe que leva apenas 2 dias para girar em torno dela. No entanto a descoberta de uma magnetosfera, se confirmada em definitivo, é um importante passo no aprimoramento dessas pesquisas, pois, sem magnetosfera, nosso planeta não teria desenvolvido vida complexa pois tal campo magnético protege a superfície planetária de raios deletérios à vida. Romualdo ainda falou sobre as atividades do CEAAL nos últimos 15 dias e, por volta das 20:02 encerramos nossa transmissão, desejando a todos e todas uma boa semana.
Uma boa semana a todos.
Leave A Comment