Olá a todos os amigos e amigas do CEAAL em Maceió, em Alagoas, no Brasil e no Mundo.
Como de praxe, começamos nosso sábado astronômico já de manhã preparando as salas para a realização do sexto e último dia do 51º CIAst. Pela manhã o céu estava nublado e não conseguimos realizar observações solares por nossos telescopios.
Retornamos à nossa sede, a Usina Ciência, por volta das 13:45 reabrimos as salas ligando os computadores, os data shows e os ar condicionados, esperando nossos alunos. Logo após, Romualdo Caldas montou seu telescópio solar Coronado PST hidrogênio alfa apoiado no tracker Sky Watcher star adventurer com acompanhamento solar. Percebemos imediatamente o grupamento de manchas no disco do Sol ( AR 3664) que foram motivo de alertas solares no mundo inteiro resultando nas intensas auroras boreais visíveis fortemente nos Alpes Suíços, e em diversos outros países da Europa, também na América do Norte – Canadá e grande parte dos EUA. Já no hemisfério sul houve auroras austrais visíveis em localidades no Chile/Argentina, Parte do Sul da Austrália e Nova Zelândia. Os alunos do 51º CIAst, à medida que iam chegando, contemplavam o disco do Sol, suas manchas e algumas proeminências. E, assim se observa o Sol, em hidrogênio alfa.
Às 15:00 começamos nossas aulas do dia: Na sala de energia (Turma Copérnico) o tema foi a Astrobiologia ministrado por Moezio Vasconcelos, doutor em Microbiologia. Moezio exibiu a história, os conceitos e a evolução dessa ciência multidisciplinar. Concomitantemente, na sala de Óptica (Turma Galileu), Carlos Vasconcelos ministrava Introdução à Astrofotografia. Carlos incentivou os alunos a começar tão empolgante atividade com aparelhos celulares e mostrou também câmeras fotográficas e câmeras dedicadas e as várias formas de astrofotografia. Ambas as aulas terminaram as 16:45.
Após um breve intervalo de 35 minutos (Pausa para o lanche) recomeçamos as aulas às 17:25 com a aula de Astrobiologia na sala de Óptica (Galileu) e Astrofotografia na sala de energia (Copérnico). As aulas terminaram às 18:50.
Enquanto isso, os demais sócios do CEAAL montavam os telescópios e aparelhos para registrar imagens do céu, observar a Lua. Lucas Morais aproveitou para ensinar à jovem sócia do CEAAL, Gabriela Vitória, a manusear o telescópio principal do CEAAL.
Romualdo Caldas reuniu as duas turmas na sala de energia para a conclusão do 51º CIAst. Terminamos a aula de Sistema Solar que estava pendente e às 19:45 começamos a cerimônia de entrega dos certificados aos alunos. Todos foram contemplados com o certificado, inclusive os Professores do CIAst. No final fizemos fotos com todos os alunos e alguns instrutores. Eis aqui algumas:
Retornamos então ao pátio de observações onde havia visitantes e alguns alunos ainda permaneceram no local, onde tiveram uma aula extra e prática de Astrofotografia com Carlos Vasconcelos e Wellison Silva.
Neste instante, Romualdo Caldas e Paulo Coutinho iniciavam uma live no canal do Instagram do CEAAL – das 20:30 às 20:50 – com Paulo falando sobre missões Chinesas no lado oculto da Lua e das recentes atividades solares. Romualdo falou sobre os feitos do CEAAL e o encerramento do 51º CIAst.
Nossas observações terminaram às 21:15. Uma boa semana a todos.
Leave A Comment