Olá a todos os amigos e amigas do CEAAL em Alagoas, no Brasil e no Mundo.

O CEAAL se preparou para as observações do sábado dia 11/03 fazendo seu card de divulgação de suas observações públicas gratuitas em nossa sede da Usina Ciência, situada na Avenida Aristeu de Andrade, Farol, número 452. Recebemos também a divulgação da Universidade Federal de Alagoas (UFAL). Agradecemos demais o apoio de nossa UFAL. A Usina Ciência também fez propaganda de nossa atividade observacional. E ainda tivemos a divulgação feita por nossos visitantes. Nosso muito obrigado a todos.

Card do CEAAL no nosso canal do Instagram, convidando as pessoas para observarem conosco. Arte da sócia do CEAAL, Solange.

Postagem no canal da oficial da UFAL, chamando o público a prestigiar as observações do CEAAL na Usina Ciência. Nossos agradecimentos à UFAL – Usina Ciência.

Postagem no Instagram de nossa visitante Rebeca Lima recomendando a visita ao CEAAL (Créditos do foto: Rebeca Lima). Nosso muito obrigado.

Chegamos à nossa sede às 16:00 do sábado dia 11/03 e preparamos o Telescópio principal para as observações, além do Notebook e celular para a live no Instagram do CEAAL.

Preparativos para receber os nossos visitantes. Crédito das fotos: Romualdo Caldas

Iniciamos a live no Instagram, às 18:05 com Romualdo Caldas. Infelizmente, Paulo Coutinho não conseguiu participar devido a problemas alheios à nossa vontade. Romualdo começou a live convidando a todos para as observações do CEAAL e, logo depois, falou sobre uma notícia recente a respeito de exoplanetas na estrela anã vermelha TOI – 700 distante 100 anos-luz da Terra. Planetas estes que estão na chamada zona habitável dessa estrela. Terminamos a live às 18:25.

Romualdo iniciando a nossa live no canal do Instagram do CEAAL

Após a live, as condições atmosféricas ficaram melhores e os sócios e visitantes começaram a aparecer. Os visitantes em número cada vez maior formaram uma fila para observar a Grande Nebulosa do Órion. Pessoas de todas as idades contemplaram este berçário de estrelas e receberam informações dos sócios do CEAAL a respeito desse objeto.

Observando a Nebulosa do Órion. Crédito das fotos: Marcos Leão Acok

Observando a Nebulosa do Órion mais cedo. Crédito da foto: Romualdo Caldas

À medida que o tempo ia passando, mais gente foi chegando e batemos novamente o recorde de visitantes, atingindo mais de 120 pessoas de todas as faixas etárias a observar conosco. Colocamos, então, outro Telescópio para observações.

Mostramos ainda o aglomerado aberto caixinha de jóias, na constelação do Cruzeiro do Sul, a estrela de Magalhães (Alpha Crucis) na mesma constelação e os visitantes puderam ver que essa estrela é dupla, exibimos também vários aglomerados abertos nas constelações da Carinae, Vela e Popa, destacando-se as chamadas Plêiades Austrais. Foi uma noite rica em observações onde os visitantes puderam contemplar vários e belos objetos de céu profundo.

Fila para observar os aglomerados estelares de Carinae, Vela e Popa. Crédito da foto: Marcos Leão Acok.

Observando aglomerados estelares das constelações do sul. Crédito da foto: Romualdo Caldas

Criança observando pela primeira vez em sua vida, aglomerados estelares das constelações austrais. Crédito da Foto: Romualdo Caldas

 

E, para terminar a noite de observações, visualizamos também a Lua, mesmo coberta parcialmente com nuvens. Surgiu por volta das 20:50 e muitos visitantes puderam ver as características do relevo lunar.

Observando a Lua, no final de nosso sábado astronômico. Créditos das fotos: Aloísio Jr.

Observando a Lua. Crédito da foto: Romualdo Caldas

 

Terminamos nossas observações por volta das 22:00 felizes por mais um sábado de divulgação dessa ciência fantástica chamada Astronomia. Agradecemos aos nossos sócios que compareceram e ajudaram nesse sábado de observação Astronômica: Romualdo Caldas, Hélvio Peixoto, Lucas Fernandes, Marcos Acok Leão e Aloísio Jr.

Uma boa semana a todos e voltem sempre ao CEAAL.

 

Leave A Comment