Olá todos os amigos e amigas do CEAAL em Maceió, em Alagoas, no Brasil e no Mundo.

Este último sábado tivemos muitas atividades astronômicas em nossa sede na Usina Ciência. Começamos nossas atividades às 18:00 com registros celestes de constelações austrais, na busca de estrelas variáveis. Ao mesmo tempo começamos a receber os primeiros visitantes para nossas observações iniciais.

Romualdo e Elton buscam variáveis austrais. Infelizmente, condições atmosféricas não colaboram. Foto de Wellison Silva.
Jonathan orienta visitantes nas observações, usando laser vermelho. Foto de Wellison Silva.

Às 19:20 começamos, na sala de energia, a homenagem, no mês das mulheres, a três mulheres que se destacam no meio científico em nosso estado, as Professoras Lenilda Austrilino, Fernanda Matias e Flávia Moura. Betânia iniciou a cerimônia e os sócios, Romualdo Caldas, Elton Nascimento e Jonathan Almeida entregaram as lembrancinhas às professoras. Terminamos a cerimônia às 19:50. Este evento foi transmitido pelo nosso canal no instagram.

Betânia inicia a cerimônia de homenagens do dia da mulher. Live do Instagram do CEAAL.
CEAAL homenageia, Professora Lenilda Austrilino, na pessoa do seu Presidente, Romualdo Caldas. Foto de Elton Nascimento.
CEAAL homenageia a Professora Fernanda Matias, na pessoa de seu sócio, Elton Nascimento. Foto de Jonathan Almeida.
CEAAL homenageia a Professora Flávia Moura, na pessoa de seu sócio, Jonathan Almeida. Foto de Elton Nascimento.
Professora Lenilda faz importantes doações ao CEAAL de constelários. Foto de Elton Nascimento.

Voltamos ao pátio da Usina Ciência onde ainda recebemos mais visitantes para observações, apesar das condições atmosféricas pouco favoráveis, mostramos a grande nebulosa do Órion e a estrela Sírius, a mais brilhante do céu noturno. Terminamos nossas observações às 21:30 com cerca de 25 visitantes.

Visitantes observam com auxílio dos sócios do CEAAL. Foto de Wellisson Silva.

Já no domingo, tivemos nossa live no canal do YouTube do CEAAL às 19:00 com Paulo Coutinho e Romualdo Caldas. Paulo Coutinho comentou sobre uma estrela variável chamada T Coranae Borealis (T CrB) que está com previsão, neste ano, de explodir e passar de magnitude 10 para magnitude 2 por alguns dias. Romualdo falou sobre a ocultação da estrela Iota Geminorum pela Lua, fenômeno visível na maior parte do País, dia 18/03 e a importância de tal acontecimento, onde o astrônomo amador pode desempenhar uma excelente contribuição para a ciência. A live terminou às 19:50.

Live do YouTube canal do CEAAL, domingo dia 10/03/2024.

Uma boa semana a todos.

Leave A Comment