Olá a todos os amigos e amigas do CEAAL em Alagoas, no Brasil e no Mundo.

O sábado começou bastante nublado e chuvoso mas, mesmo assim, testamos os filtros solares astronômicos que já tínhamos com uma ligeira observação solar no pátio da Usina Ciência, através de uma brecha entre as nuvens, por volta das 09:00 da manhã deste sábado, usando-o em nosso telescópio refrator apocromático. Notamos manchas solares num disco solar amarelado. Tais filtros estavam satisfatórios, entretanto, já os temos há cerca de 2 anos e, embora bem guardados sem arranhões visíveis ou furos (Testei, antes de usar no Sol, em uma lâmpada forte e não constatei defeitos perigosos). Devido ao tempo que já os usamos, resolvemos que, à tarde, iríamos montar novos filtros solares astronômicos, comprados na Thousand Oaks, este ano, para melhor segurança de todos.

Então, às 15:30 já estávamos reunidos na Usina Ciência, confeccionado os novos suportes para conter os filtros solares Thousand Oaks para observação segura do Sol (Tais filtros bloqueiam 99,999% da luz solar). Montamos 8 filtros solares para nossos telescópios. Iremos utilizar em duas frentes durante o eclipse solar que se aproxima: Aqui em Maceió/AL no dia 14/10/2023 no Mirante de Santa Terezinha a partir das 14:30 para acompanhar o Eclipse Solar Parcial (> 80% do disco solar será bloqueado pela Lua Nova) e em Araruna/PB onde o Eclipse será Anular). Iremos usar em Maceió, no mínimo, 5 e num máximo 7 telescópios (se destaca aqui um telescópio solar Coronado PST, os outros terão filtros solares astronômicos) e, em Araruna, 2 telescópios com filtros solares para registro de imagens e observações nos dois locais de campanha observacional. Vale ressaltar que o sócio David Duarte, nosso posto avançado do Eclipse solar, irá acompanhar da Califórnia tal evento, antes de nós. Terminamos à confecção dos suportes por volta das 19:00.

Sócios do CEAAL iniciando montagem dos filtros astronômicos. Foto de Moezio Vasconcelos
Fase de medidas e cortes – Confecção dos filtros. Foto de Moezio Vasconcelos
Filtro pronto para uso nos telescópios refratores apocromáticos (Alemães). Foto de Moezio Vasconcelos.
Visão interna da montagem e do filtro. Foto de Moezio Vasconcelos
Outro filtro terminado. Foto de Elton Nascimento

Às 18:05 começamos nossa live no Instagram com Romualdo Caldas e Paulo Coutinho apresentando sobre o Eclipse Solar do dia 14/10/2023 com suas características, nossas ações e prevenções para observação solar segura. Terminamos por volta das 18:45, nossa apresentação.

Romualdo Caldas e Paulo Coutinho na apresentação da Live do CEAAL.

As condições atmosféricas continuavam insatisfatórias para observação astronômica com ocasionais precipitações. Mesmo assim, recebemos alguns visitantes que conversaram conosco a respeito do eclipse e de nossas ações. Recebemos também com muita satisfação, a presença de antigos sócios retornando às reuniões do sábado.

Foto com os sócios em noite nublada/chuvosa. Foto de Lucas Morais.

Terminamos o encontro do sábado às 21:50.

Uma boa semana a todos.

Leave A Comment