Olá a todos os amigos e amigas do CEAAL em Alagoas, no Brasil e no Mundo,

Sábado dia 01/10/2022 iniciou cedo para as atividades astronômicas do CEAAL. Por volta das 16:00 Romualdo começou a montar um setup para gravar imagens da Lua. Às 16:28 passamos a transmitir ao vivo no canal do YouTube do CEAAL, imagens da Lua Crescente com nitidez impressionante do relevo selenita. Foram utilizados uma montagem altazimutal GoTo Celestron com um telescópio Meade Shimidt – Cassegrain de 8″ tendo acoplada uma câmera ZWO ASI 183 MC Cooled e o programa utilizado foi SharpCap. A nossa live durou 3 horas onde alternamos o campo de visão de nosso satélite e o público interagiu bastante.

Início das transmissões no canal do YouTube do CEAAL

Romualdo transmitindo imagens da Lua.

Por volta das 19:35 com a live terminada, Ernande Jr, chegou e ajudou na localização do planeta Júpiter no mesmo telescópio Meade de 8″ onde observamos um fenômeno interessante: O trânsito do satélite Europa próximo da grande mancha vermelha e a projeção de sua sombra na mesma região ou seja: vimos e gravamos um eclipse em outro planeta e nossos visitantes acompanharam tudo.

   Gravando imagens de Júpiter

Depressa corremos e pegamos o potente telescópio Meade da Usina Ciência de 12″ usando a mesma câmera ZWO 183MC. e uma powermate. A imagem que já estava nítida ficou melhor e gravamos mais imagens do fenômeno acima mencionado.  Vários visitantes (adultos e crianças) observaram o eclipse em Júpiter e fizeram várias perguntas sendo respondidas pelos sócios do CEAAL. Enquanto Europa transitava o disco de Júpiter, Io e Ganimedes também foram visualizados pelos nossos visitantes. Terminamos a gravação por volta das 21:30.

Imagem de Júpiter

Enquanto gravávamos imagens de Júpiter, em outro telescópio (Celestron de 8″ chamado por nós de Tenório) mostrava os planetas Júpiter e Saturno e os visitantes puderam também observar pelas oculares as belezas dos planetas gigantes do Sistema Solar.

Visitantes observam Júpiter nos nossos telescópios através de oculares ou das imagens no notebook, sempre orientados pelos sócios do CEAAL.

O público que ficou até o final observou através das oculares do nosso maior telescópio, as belezas do planeta Saturno. Encerramos nossas atividades às 22:00. Desejamos a todos uma ótima semana.

Leave A Comment