Olá a todos os amigos e amigas do CEAAL em Alagoas, no Brasil e no Mundo.

Neste sábado último, dia 29/04/2023 iniciamos nossas atividades astronômicas às 14:00 preparando a sala de aula para o 3º dia do XLIX Curso de Iniciação à Astronomia (CIAst). A primeira aula foi de Esfera Celeste com o sócio do CEAAL, Lucas Morais que iniciou às 15:00 em ponto. Nesta aula foram abordados diversos assuntos dentre os quais os sistemas de coordenadas celestes. Lucas terminou esta primeira aula por volta das 16:45.

Slide inicial da aula de Esfera Celeste. Foto de Romualdo Caldas
Lucas explicando conteúdo da aula de Esfera Celeste. Foto de Betânia Pereira

Antes do final dessa primeira aula, vários sócios do CEAAL, estavam no pátio da Usina Ciência, fazendo a manutenção primária dos vários telescópios do CEAAL e da Usina Ciência e, também, a colimação dos telescópios Newtonianos. Um destes telescópios (MEADE LX 90, 8″) estava apontado e seguindo no Goto à Lua Crescente desde às 16:10. Estas ações de manutenção duraram até por volta das 18:30.

Início das imagens lunares. Foto de Romualdo Caldas
Ernande Jr. inicia colimação de nossos telescópios Newtonianos. Aluna do CIAst observa. Foto de Romualdo Caldas.
Romualdo exibe imagens lunares para alunas do CIAst. À frente, vários telescópios do CEAAL e demais sócios fazendo manutenção e colimação dos instrumentos ópticos. Foto Marcos Acok.
Sócios do CEAAL iniciam manutenção dos telescópios. Romualdo aponta para a Lua. Foto de Marcos Acok.
Ernande Jr. se preparando para fazer a colimação do Newtoniano do CEAAL. Foto de Marcos Acok
Imagem da Lua, montagem Altazimutal Celestron, telescópio MEADE LX90. Câmera ZWO ASI 183c. Foto de Moezio Vasconcelos.
Romualdo programa montagem para acompanhar a Lua. Foto de Moézio Vasconcelos.

A segunda aula do CIAst começou às 17:30 com a aula de Constelações, ministrada também por Lucas Morais. Ele falou sobre a história das constelações, suas funções para os primeiros povos, sua definição antiga e moderna e quantas constelações são aceitas atualmente pela União Astronômica Internacional (UAI). Esta aula se encerrou por volta das 19:00.

Lucas iniciando sua segunda Aula sobre Constelações. Foto de Romualdo Caldas.
Alunos do XLIX CIAst atentos à aula de Constelações. Foto de Romualdo Caldas.

Após a segunda aula, os alunos do CIAst foram ao pátio da Usina Ciência, que já estava com visitantes para observação telescópica gratuita. Lucas Morais com o laser verde, mostrou a todos as constelações do Sul celeste e o pessoal reconheceu de imediato as constelações. Ao Telescópio mostrávamos a Lua quarto crescente na ocular e na tela do computador (Um dos telescópios – vide acima – estava com uma câmera ASI ZWO Colorida mostrando detalhes da Lua e suas crateras, mares, montanhas e picos. Os demais telescópios mostravam aos visitantes, o aglomerado da caixinha de joias, o sistema Alpha Centauri, Alguns aglomerados nas constelações de Carinae e Vela. É importante frisar que alguns sócios e visitantes fizeram fotos da Lua na sua fase de quarto crescente.

Lucas Morais mostra aos alunos do CIAst e aos visitantes as constelações do Sul Celeste, utilizando o laser verde. Foto de Romualdo Caldas.
Observações telescópicas. Foto de Romualdo Caldas.
Foto da Lua de autoria de Andesson Mendes.
Foto da Lua por Wellyson.

Por volta das 20:35 percebemos nuvens ameaçadoras oriundas do leste e rapidamente desarmamos nossos telescópios e, assim que puxamos os fios e retiramos nossos instrumentos, caiu o maior aguaceiro e tivemos que encerrar as atividades observacionais deste sábado.

Agradecemos imensamente aos 12 sócios que compareceram nestas atividades de final de Abril: Romualdo Caldas, Moezio Vasconcelos, Lucas Morais, Andesson Mendes, Ernande Jr, Hélvio Peixoto, Betânia Pereira, Marcos Acok Leão, Aloísio Jr, Ana Karol, Professora Waleska e Pedro Mota.

Agradecemos também aos nossos visitantes e alunos do CIAst que totalizaram, em conjunto, 52 pessoas.

Já no domingo, dia 30/04/2023, apresentamos nossa live do YouTube com Paulo Coutinho, Romualdo Caldas e Betânia Pereira. Iniciamos às 19:00 com Betânia falando sobre a programação da noite, logo em seguida Paulo Coutinho falou sobre Marte e os desafios para o ser humano colonizar o planeta vermelho. Após, Romualdo e Paulo discutiram mais um pouco sobre esse assunto. Por fim, Romualdo Caldas falou sobre a notícia de que provavelmente, duas luas de Urano podem ter oceanos ocultos: Ariel e Miranda. Romualdo ainda discorreu sobre as atividades do CEAAL nos últimos 15 dias. Encerramos a live às 19:55.

Romualdo Caldas, Paulo Coutinho e Betânia Pereira na live do YouTube do CEAAL 30/04/2023.

Uma boa semana a todos.

Leave A Comment