Olá a todos os amigos e amigas do CEAAL em Alagoas, no Brasil e no Mundo

Realizamos nossas últimas ações de 2022 no sábado dia 17/12. Começamos cedo preparando a programação de Janeiro 2023 que estará na página principal deste site a partir de 01/01/2023. Depois disso, investigando o site do Heavens-above, verificamos que no início da noite poderíamos ver, à vista desarmada, a trajetória da Estação Chinesa Tiangong e, logo depois, a visualização do Telescópio Espacial Hubble. O céu estava admiravelmente sem nuvens e conseguimos visualizar e registrar vídeos e fotos da passagem desses objetos em órbita da Terra.

Da esquerda pra direita: Trajetórias da Tiangong e do Hubble. Vista do mirante da Usina Ciência ao anoitecer.

Continuando, Ernande Jr. levou sua montagem equatorial com máquina DSLR Canon modificada e uma lente de 500mm e um filtro antipoluição luminosa, para fotografar o céu, mais precisamente, a Nebulosa do Órion. Depois de alguns contratempos, Ernande conseguiu dezenas de fotos da nebulosa e em breve fará tratamento das imagens e publicaremos aqui.

Ernande e Andesson se posicionam para registrar fotos da Nebulosa do Órion. Uma foto tirada da nebulosa que posteriormente será integrada com outras dezenas de imagens do mesmo objeto com o devido processamento final.

Concomitantemente, o pessoal restante do CEAAL preparava o local da confraternização 2022. Começamos às 20:05 com 14 sócios presentes e alguns familiares. Romualdo iniciou passando a palavra a Seu Fidélis que fez um breve discurso e entregou seus calendários 2023 com o logo do CEAAL para os sócios presentes. Paulo Coutinho falou também, em seguida, sobre a importância do CEAAL. Aloísio Jr. também proferiu algumas palavras realçando a importância do continuação do CEAAL com as novas gerações de Astrônomos Amadores. Romualdo Concluiu entregando para os sócios livros do Anuário Astronômico Catarinense 2023 do colega Alexandre Amorim. Encerradas as entregas dos livros, os sócios foram degustar os quitutes dispostos à “mesa”.

Discursos Seu Fidélis, Aloísio Jr e Paulo Coutinho.

Romualdo entrega Livro do anuário astronômico 2023 para sócios do CEAAL (Aparecem nas fotos com Romualdo: Lucas Fernandes, Marcos Acok, Andesson, Aloísio Jr e Seu Fidélis). Também receberam o livro, mas, não temos fotos, os sócios: Neftali Jr, Maria Betânia, Ernande Jr, Paulo Coutinho, Hélvio Peixoto e Solange.

Comidas e bebidas para a confraternização 2022 do CEAAL.

Terminamos nossa confraternização por volta das 22:15 com uma saudável e animada conversa sobre vida fora da Terra e nossos planos para 2023.

Fotos oficiais do CEAAL na confraternização 2022. Obrigado aos sócios do CEAAL.

Um bom Natal a todos e Feliz 2023!

Leave A Comment