Olá a todos os amigos e amigas do CEAAL em Alagoas, no Brasil e no Mundo.

Sábado, dia 10/12/2022 o CEAAL realizou mais atividades astronômicas abertas aos visitantes de nosso Centro de Astronomia. Romualdo Caldas começou a montar os telescópios às 16:00 utilizando um Meade 8″ numa montagem Celestron Goto Altazimutal, tendo ao lado um outro telescópio Celestron 8″, sendo este último para observações visuais (Sistema Solar e objetos de céu profundo) e o primeiro para gravar imagens dos Planetas do Sistema Solar visíveis.

Telescópios montados para a noite de observação/registro de imagens.

Começamos a receber os visitantes a partir das 19:00. Cerca de 20 pessoas compareceram e puderam observar os Planetas Saturno, Júpiter e Marte através de observações telescópicas e, também, visualizaram os Planetas Saturno e Marte na tela do computador onde as imagens estavam sendo geradas. Usamos uma câmera ZWO ASI 183 Colorida/refrigerada, acoplada no Telescópio Meade 8″ e no computador, onde usamos o programa Sharpcap. Nossos visitantes puderam ver nuances sutis da superfície de Marte além dos anéis majestosos de Saturno. No telescópio guiado por Hélvio Peixoto puderam ainda observar as estrelas do Trapézio na Nebulosa do Órion.

Observações e gravações das imagens. Visitantes de todas as idades puderam observar conosco as sutilizas dos Planetas do Sistema Solar e objetos de céu profundo como a Nebulosa do Órion.

Aloísio Jr e Romualdo Caldas ainda testaram sistema de som e vídeo para a segunda temporada do PodCast Universo da Astronomia que será lançado em breve nas nossas mídias socais.

Terminamos nossas observações às 21:30. Uma boa semana a todos.

Leave A Comment