Olá a todos os amigos e amigas do CEAAL em Alagoas, no Brasil e no Mundo.

Começamos nossas ações a partir das 14:00 ao preparar a sala para o 4º sábado do XLIX Curso de Iniciação à Astronomia (CIAst) onde seriam ministradas as aulas de Instrumentos Astronômicos e de Astronáutica. Aos poucos nossos alunos começaram a chegar, assinando a lista de frequência do CIAst.

A primeira aula, de Instrumentos Astronômicos, começou exatamente às 15:00 com Neftali Jr, sócio do CEAAL, abordando o assunto. Nesta aula foram elencados os vários tipos de telescópios, as montagens, vantagens e desvantagens de cada instrumento, onde comprar, além é claro, dos binóculos. Neftali terminou a aula às 16:55 e fomos todos aproveitar o lanche oferecido pelo CEAAL aos alunos e instrutores do CIASt.

Início da aula ministrada por Neftali Jr. Foto de Romualdo Caldas

Após o lanche e intervalo de 30 minutos, voltamos para a segunda aula deste sábado que abordou o assunto de Astronáutica e foi ministrada pro Jonathan Almeida, sócio do CEAAL. Jonathan falou sobre a história da Astronáutica desde os seus primórdios, passando pelos seus precursores e visionários do século XIX, do início do século XX, a corrida espacial entre a antiga URSS e os EUA, a chegada do ser humano à Lua entre os anos de 1969 a 1972, as estações espaciais, as novas tecnologias e a entrada de empresas privadas nesse ramo, além de tecnologias inovadoras e futuras nesta área. Jonathan terminou sua aula às 19:15.

Enquanto a aula de Astronáutica estava se desenrolando, às 18:05 Romualdo Caldas iniciava nossa live do Instagram, canal do CEAAL. Infelizmente Paulo Coutinho não pode participar por problemas na plataforma do Instagram e Romualdo desenvolveu sozinho a live, mostrando os telescópios e fotos do céu que sócios do CEAAL fizeram em anos passados nos encontros Brasileiros de Astrofotografias. Terminamos nossas live às 18:25.

Antes dos términos da live e da segunda aula do CIAst, já estávamos no pátio de observação da Usina Ciência, montando três telescópios para observação dos objetos celestes da noite: Um Celestron de 8″ Schimidt-Cassegrain em montagem altazimutal, apelidado de Tenório, um MEADE LX90 12″ em montagem altazimutal computadorizada goto, apelidado de Piatti e um MEADE LX90 8″ em montagem altazimutal computadorizada goto com ocular e câmera ZWO ASI 183 Colorida/refrigerada.

Observamos vários objetos de céu profundo nessa noite: Pelo MEADE 8″ observamos o aglomerado aberto NGC 2516 na constelação da Carinae contendo cerca de 100 estrelas, descoberto por Lacaille em 1752. Tal aglomerado dista cerca de 400 anos-luz da Terra e tem aproximadamente uma idade de 70 milhões de anos. Observamos também a Lua em todo seu esplendor pela tela do computador.

Com o MEADE 12″ vimos o aglomerado NGC 4755 conhecido como Caixinha de Joias na constelação do Cruzeiro do Sul, também descoberto por Lacaille em 1751. Tal aglomerado tem uma idade estimada em apenas 7,1 milhões de anos e as estimativas de distância variam entre 6.400 a 8.150 anos-luz da Terra.

Já o telescópio Celestron 8″ mirou para vários objetos entre as constelações da Carinae e Vela.

Recebemos muitos visitantes neste sábado atingindo 65 pessoas que assinaram nosso livro de visitas. Famílias inteiras observaram conosco as maravilhas de nosso cantinho da Via-Láctea, desde as crateras da Lua com seu relevo impressionante até ao mais distante aglomerado de estrelas visível.

Ficamos gratos e lisonjeados pela quantidade de pessoas que compareceram em nossa sede neste sábado e nos sábados passados. Nosso muito obrigado a todos e que retornem sempre.

Agradecemos a nossos sócios que compareceram ontem a noite e nos ajudaram nesse belo ramo de transmitir o conhecimento astronômico: Romualdo Caldas, Neftali Jr, Jonathan Almeida, Solange Anjos, Marcos Antônio Acok Leão, Andesson Mendes, Ernande Jr, Waleska Araújo, Betânia Pereira, Aloísio Jr, Lucas Fernandes e Flávio Fortunato.

Uma boa semana a todos.

One Comment

  1. Fidlis-Reply
    maio 7, 2023 at 9:27 pm

    Gostei dessa narrativa,fico por aqui matutando esses contatos tão proveitosos. Meu abraço fraterno.

Leave A Comment