Olá a todos os amigos e amigas do CEAAL em Alagoas, no Brasil e no Mundo.

Nosso dia astronômico começou às 15:30 com a expectativa de um céu exibindo poucas nuvens e, portanto, sem chuvas. Montamos nossa plataforma equatorial Sky Watcher com uma câmera ZWO ASI 294 Pro MC Cooled adaptada a uma lente Canon 100mm. Testes feitos e tudo bem. Mas, uma hora depois, as condições atmosféricas mudaram com nuvens ameaçadoras e, em pouco tempo, tivemos que retirar os equipamentos visto que, ao longe, vimos precipitação se aproximando, o que se concretizou em chuva, minutos depois em nossa sede na Usina Ciência. A partir daí, não conseguimos observar nada pois o tempo não melhorou ficando entre densamente nublado e chuvoso.

Equipamento pronto para registro.

Às 18:00 iniciamos nossa live no Instagram do CEAAL com Romualdo Caldas e Paulo Coutinho. Paulo falou sobre o problema da interferência de satélites artificiais no trabalho de radiotelescópios e a importância do desafio de se fazer um radiotelescópio em um dos locais mais silenciosos do Sistema Solar (sem ruído das transmissões humanas) que é o lado oculto da Lua. Romualdo reportou uma matéria sobre o instituto SETI (Busca de inteligência extraterrestre) utilizando o conjunto de radiotelescópios Allen. Terminamos nossa live às 18:25.

Live no canal Instagram CEAAL – Romualdo Caldas e Paulo Coutinho

O tempo nublado/chuvoso persistiu durante o resto da noite, mas, mesmo assim, recebemos visitantes com algumas crianças e, pusemos em prática nosso Cine Astro CEAAL, que entra em cena quando as condições atmosféricas estão impraticáveis para observações astronômicas. Os visitantes e os sócios assistiram a um vídeo sobre Astronomia do Sistema Solar e, logo após, fizeram perguntas sobre os planetas.

Visitantes e sócios no início do Cine Astro CEAAL
Sistema Solar

Encerramos nossas atividades astronômicas às 21:20.

Agradecemos a todos os sócios que compareceram neste sábado.
Uma boa semana a todos.

Leave A Comment