A participação do CEAAL e OAGLL no XIV Encontro de Astronomia do nordeste

Durante os dias 01, 02 e 03 de maio, uma equipe do CEAAL e OAGLL esteve participando do XIV Encontro de Astronomia do Nordeste, realizado no Instituto Federal da Paraíba em Joá Pessoa. O evento foi organizado pela Associação Paraibana de Astronomia-APA e pelo Núcleo de Estudos e Pesquisas em Astronomia-NEPA do IFPB. Leia aqui e saiba como foi.

Por Adriano Aubert

     No fim de semana, de 01 a 03 de maio de 2014, estive junto com alguns amigos do CEAAL no XIV Encontro de astronomia do nordeste, que foi organizado por uma parceria entre a Associação Paraibana de Astronomia- APA e o Núcleo de Estudos e Pesquisas em Astronomia – NEPA do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba, campus João Pessoa.

    Graças ao apoio do Observatório Astronômico Genival Leite Lima que conseguiu junto à Secretaria de Estado da Educação e do Esporte recursos para transporte, hospedagem e alimentação a toda equipe do CEAAL, foi possível ir até João Pessoa para apresentar os trabalhos desenvolvidos e representar nosso estado. A equipe do CEAAL-OAGLL foi composta por:

  • Adriano Aubert Silva Barros (coordenador do OAGLL-CECITE e membro do CEAAL);
  • Antônio Marcos da Silva (colaborador do OAGLL-CECITE);
  • Genisson Panta da Silva (Aluno do OAGLL-CECITE);
  • Rosângela Silvestre de Araújo Barros (colaboradora do OAGLL-CECITE);
  • Roberta Dias dos Santos (Colaboradora do OAGLL-CECITE e membro do CEAAL)
  • Rôse Meire Dias dos Santos (Colaboradora do OAGLL-CECITE e membro do CEAAL).

   Os trabalhos apresentados no XIV EANE, por nossa equipe, foram todos apoiados pelo CEAAL. Os trabalhos, em número de seis foram:

  • “Projeto um olhar para o céu da Usina Ciência e OAGLL” apresentação oral de Adriano Aubert Silva Barros / CEAAL-OAGLL-REA;
  • “ Estudo fotométrico da Nova Centauri 2013” apresentação oral de Adriano Aubert Silva Barros/CEAAL-OAGLL-REA;;
  • “Estudo fotométrico de estrelas do aglomerado IC2602” apresentação oral de Rôse Meire Dias dos Santos e Adriano Aubert Silva Barros/CEAAL-OAGLL-REA;;
  • “Fotometria visual de VY Carinae a partir de imagens obtidas com” pôster de Genisson Panta da Silva e Adriano Aubert Silva Barros;
  • “Fotometria visual de l Carinae a partir de imagens digitais obtidas com DSLR” pôster de Cassiano Edrey de Oliveira Nascimento e Adriano Aubert Silva Barros / CEAAL-OAGLL-REA;
  • “Avaliação dos conhecimentos básicos de astronomia dos alunos no projeto um olhar para o céu” pôster de Roberta Dias dos Santos e Adriano Aubert Silva Barros / CEAAL-OAGLL-REA.

    Para viagem, solicitei uma Kombi e a secretaria atendeu meu pedido. Forneceu também, combustível e recursos para hospedagem e alimentação. Partimos de Maceió às 08h da manhã de 01 de maio de 2014, uma quinta-feira sob uma chuva de pequena intensidade. Cassiano Edrey, aluno do IniCIA do OAGLL deveria ir conosco, mas problemas familiares o impediu. Escolhi ir pelo litoral seguindo a AL 101 na direção norte, seguindo sugestões dos motoristas da secretaria de educação. Ainda me acostumando a dirigir a Kombi, aproveitamos para apreciar a viagem que foi, por sinal, bem tranquila, com as belas paisagens do litoral norte de Alagoas e sul de Pernambuco. Chegamos em Recife por volta das 12h30. Após abastecermos fomos até um restaurante na avenida Recife para almoçarmos. Em seguida partimos, em Direção a João Pessoa. Chegamos na capital paraibana por volta das 16h. Fomos para o Lagoa Park Hotel que fica no parque Solon de Lucena no centro da cidade. Pouco depois de nós, chegaram dois colegas de turma de Rôse, Natália e Bruno. O Casal também se hospedou no hotel. Após um breve descanso, saímos à procura do Instituto Federal, campus João Pessoa no bairro de Jaguaribe. Após alguma desorientação, conseguimos chegar no IFPB às 19h30. Fizemos o credenciamento e encontramos velhos amigos. Fomos para o auditório para a abertura do XIV EANE. Fui convidado para participar da mesa junto com o coordenador do Evento, o professor Dr. Saulo Carneiro, Tomaz Passamani presidente da APA e LINNEA, o reitor do IFPB, o diretor do IFPB, campus João Pessoa, e o coordenador das olimpíadas brasileiras de astronomia e astronáutica, professor Dr. João Batista Garcia Canalle. O professor Canalle e equipe estavam em João pessoa desde o dia 28 de abril, quando iniciaram o 48º Encontro Regional de Astronomia na estação ciência Cabo Branco. Eles haviam concluído o 48º EREA no final da tarde do dia 01 de maio e tinham seguido direto para a abertura do XIV EANE. Após a mesa de abertura ser desfeita, assistimos a palestra do professor Dr.Carlos Augusto Romero intitulada “O Universo Relativista”. Por volta das 21h30, após término da palestra, foi encerrado o primeiro dia do evento. Fomos até uma Pizzaria na praia da Tambaú e depois retornamos ao hotel.

       Na sexta-feira, dia 02 de maio, às 08h30 , após o desjejum, partimos do hotel novamente em direção do IFPB para o 2º dia do XIV EANE. Chegamos por volta das 09h e fomos direto para o auditório, lá assistimos o final da palestra intitulada “Entre vikings e astrolábios: Astronomia no medievo nórdico e islâmico”. Em seguida o professor Dr. Ramachrisna Teixeira do observatório Abrahão de Moraes apresentou sua palestra “Gaia: O universo em três dimensões”. Depois das palestras houve uma parada para o coffee-break. Logo em seguida, retornamos para as sessões orais que deveriam ter duração de 15 minutos já considerando o tempo para perguntas. A lista de apresentações orais foi a seguinte:

  • Desenvolvimento de aplicativo educacional para navegação astronômica Andrade, A.R., Cabral, J.T.H.A., Silva, M.L., Nascimento, J.F., Guimarães, S.F., Silva, J.P.LCRPNM/IFPB Alexandre Ribeiro Andrade.
  • Ensino de astronomia: Uma contribuição da prática docente no ensino fundamental. Ferro, F.F., Bezerra, J.S.C. SEDUC-PE , AstroPE Flávio Ferreira Ferro.
  • O Ensino de astronomia no subprograma Pibid/Física/Ufrn Silva, M.M., Alves, J.M., Paz, F.O., Silva, J.E., Souza, A.V.M.,Oliveira, W.C. Barreto, C.L. DFTE/UFRN, DFTE/EEPUG, DFTE/EEPAT Mykaell Martins da Silva.
  • Projeto cine astronomia em 3Bezerra, J.S.C., Asevêdo, M.C.M. Autor/AstroPE, Co-autor/AstroPE James Solon Candido Bezerra.
  • Projeto um olhar para o céu – Usina Ciência-OAGLL-CEAAL. Barros, A.A.S. OAGLL-CEAAL-REA Adriano Aubert Silva Barros.

     Os trabalhos apresentados estavam muito bons e o tempo de apresentação que parecia curto inicialmente, se mostrou suficiente para passar bem a ideia de cada um. Apresentei um relato sobre o projeto um olhar para o céu da Usina Ciência e OAGLL, que ainda está em desenvolvimento, mas, com resultados satisfatórios. O trabalho foi elogiado, principalmente o conjunto de maquetes do projeto. Depois das apresentações orais, fomos almoçar em um pequeno restaurante na rua em frente ao instituto. A tarde retornamos para mais uma sessão de apresentações orais e de pôsteres. As apresentações foram as seguintes:

  • A Física da passagem atmosférica dos meteoros – Costa, M.R.J.,Moucherek, F.O.,Zucolotto, M.E. SAMA/UEMA, FÍSICA/UEMA, Astronomia/UFRJ Manuel Ricardo de Jesus Costa
  • A importância da astronomia na construção do saber geográfico no ensino básico Cavalcante, M.B. Instituto Superior de Educação de Cajazeiras, Departamento de Geografia/ISEC Márcio Balbino Cavalcante.
  • Associação paraibana de astronomia : 47 anos de existência Passamani, T.L.P.D., Oliveira, P.H.V., Oliveira, B.M.J.F. Associação Paraibana de Astronomia/APA, Arquivo Afonso Pereira/AAP Tomaz Luís Pontes Dornelles Passamani
  • Breve história da astronomia em Pernambuco Asevêdo, M.C.M., Bezerra, J.S.C. AstroPE Maria Cláudia Mariano de Asevêdo
  • Divulgação da astronomia como meio de inclusão científica Câmara, R.A., Almeida, T.E.P.,Aversari, L.O.C., Oliveira, P.H.V., Silva, D.C.B. Física/UFPB,Informática/UFPB Renan Aversari Câmara
  • Influência da ejeção de massa coronal (cme) no planeta terra . Silva, D.M.B., Vidal, E.MCCT/UECE Diego Max Barbosa Silva
  • O buraco negro em função do universo: uma nova teoria da origem do universo Filho, P.J.C.A., Filho, M.C.P., Trajano, D.G.S., Albuquerque, E.K.R., Rodrigues, R., Filho, C.A.R. Unidade Sul/GEO, Colégio da Polícia Militar da Paraíba/CPM, Departamento de Física/UFPB Paulo Jefferson Colaço de Almeida Filho
  • Popularização da astrofotografia através de técnicas de baixo custo e software livre Zurita, M.L.P.V. APA Marcelo Luiz do Prado Villarroel Zurita

    Da mesma forma que de manhã, os trabalhos estavam muito bons e foram muito bem apresentados por seus autores, o que mostra uma evolução na produção de trabalhos pela comunidade amadora do nordeste. Após o término das apresentações orais tivemos um momento cultural com apresentação de chorinhos em um dos pátios do IFPB. Encerramos o dia indo a uma pizzaria na praia de Tambaú.

    No sábado, dia 03 de maio, último dia do encontro, chegamos ao IFPB e assistimos as palestras “Conhecendo os equipamentos de astrofotografia ” de Rodrigo Andolfato do Clube de Astronomia de Brasília e “Evolução histórica da Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica” do professor João Batista Garcia Canalle, ambas muito boas. Com o término das palestras, fomos para o coffee-break. Retornamos em seguida, para as apresentações orais. A ordem foi de trabalhos foi a seguinte:

  • Alinhamento polar para astrofotografia no hemisfério sul através do método drift Silva, M.G.L.L., Holmes, E.S., Zurita, M.L.P.V. Grupo de Estudos em Astrofotografia/NEPA/IFPB Marília Gabriella Lima Lira da Silva.
  • Analise de trânsito de exoplaneta Torres, T.C.S., Santos, J.C.S., Pereira, M.G. Departamento de Física/UEFS, Observatório Astronômico Antares /UEFS Tereza Cristina Santos Torres.
  • Calculando a magnitude de um eclipse solar Faustino, E., Santos, L.B.T. SAR, UACP Leonardo Barbosa Torres dos Santos.
  • Estudo fotométrico de estrelas de IC 2602. Santos, R.M.D., Barros, A.A.S. OAGLL-CEAAL Rôse Meire Dias dos Santos.
  • Motorização controlada por bluetooth de uma montagem equatorial utilizando arduino Zurita, M.L.P.V. APA Marcelo Luiz do Prado Villarroel Zurita.
  • V1369 cen – estudo fotométrico com imagens de DSLR Barros, A.A.S. OAGLL-CEAAL Adriano Aubert Silva Barros.

    À tarde, após o almoço, pudemos participar das oficinas e mini-cursos. A relação dos mini-cursos e oficinas segue abaixo.

  • Construção e Operação de um Rádio Telescópio Solar em Frequência Muito Baixa Paulo Vamberto Patrício de Aquino / APA.
  • Produção ao Ensino da Etnoastronomia Profa. Ms. Luciana de Campos e Prof. Dr. Johnni Langer
  • Modelos Tridimensionais Analógicos para Demonstração de Fenômenos Relativos a Vênus e Saturno Prof. Marcos Jerônimo Roque Barreto / APA.
  • Navegação e Astronomia Alexandre Ribeiro Andrade.
  • Processamento de Imagens de Céu Profundo no Deep Sky Stacker e Fitswork Rodrigo Andolfato/CASB.
  • Relógio Solar Alberto Alves Mesquita, Leandro Soares e Leandro Schip
  • Volumes Inimagináveis – Maquetes dos Planetas, do Sol , das Gigantes, Supergigantes e Hipergigante Prof. Dr. João Batista Garcia Canalle/ UERJ – OBA.

     Durante a tarde do último dia do XIV EANE, houve também apresentações do planetário móvel da UERJ. A atividade foi coordenada pelo professor João Batista Canalle.

    Depois dos minicursos e oficinas, houve a assembleia final do XIV EANE. A mesa da assembleia foi composta por mim, Tomaz Passamani presidente da LiNNEA e APA, pelo professor Saulo do NEPA – IFPB, Ivo Matias, presidente da SEASE e pelo prof. João Batista Garcia Canalle da UERJ-OBA. Todos agradeceram a participação dos que vieram ao XIV EANE, apresentaram seus trabalhos, contribuindo para a construção da astronomia amadora em nossa região. Agradeci, em especial a equipa da APA e NEPA pelo excelente encontro e também em reconhecimento ao esforço, comprometimento e gentileza com que nos receberam em sua cidade. O Ivo aproveitou para convidar todos para irmos à Aracaju para o XV EANE em 2015. Após as considerações do professor Canalle, Tomaz abriu a discussão para apresentação de propostas para a realização do XVI EANE a ser realizado em 2016. James Solon do grupo AstroPE apresentou a candidatura de Recife e Walter Pessoa representando o Observatório Monte Saturno e Sociedade Astronômica do Recife apresentou a candidatura da cidade de Ferreiros, PE. Após algumas considerações da plateia e da sugestão do Tomaz para que os grupos de Pernambuco se unissem para realizar o encontro de 2016, professor Walter Pessoa retirou a candidatura. Foi então escolhida a cidade de Recife e o grupo AstroPE como sede e realizador do XVI EANE. Logo em seguida, foi encerrado o XIV EANE.

     Após o encerramento do encontro retornamos ao hotel e depois, fomos à praia de Tambaú para o jantar e um passeio pela orla de João Pessoa. De manhã, no dia 04 de maio, saímos do hotel por volta das 10h e fomos visitar as igrejas históricas, um ótimo e instrutivo passeio. Pensávamos em ir até a Estação Ciência de Cabo Branco, mas, como já estávamos atrasados resolvemos pegamos a estrada de volta para Maceió. Almoçamos em um simpático restaurante na estrada, próximo a São José da Coroa Grande em Pernambuco. Chegamos em Maceió por volta das 20h.

     Foi muito legal essa aventura de ir ao XIV EANE em João Pessoa. O Evento foi excelente e a receptividade ótima. Revimos velhos amigos, assistimos ótimos e inspiradores trabalhos, prestigiamos o trabalho dedicado e em equipe realizado pelos APA e NEPA. Conhecemos mais a bela cidade de João Pessoa, apresentamos nossos trabalhos e representamos nosso estado. Só nos falta agradecer a todos que nos possibilitaram esses preciosos momentos, a turma da Paraíba e a todos os amigos do Brasil, ao Observatório Astronômico Genival Leite Lima que através da Secretaria de Estado da Educação e do Esporte conseguiu os recursos necessários para realizarmos essa nossa participação no XIV Encontro de Astronomia do Nordeste.

3 Comments

  1. agosto 10, 2019 at 10:28 pm

    Hi there, You have done an incredible job. I will definitely digg it and personally suggest to my friends. I am sure they’ll be benefited from this site.

  2. novembro 2, 2019 at 8:14 pm

    I have been absent for a while, but now I remember why I used to love this web site. Thank you, I will try and check back more often. How frequently you update your web site?

  3. maio 24, 2021 at 1:24 pm

    Someone necessarily assist to make critically articles I would state. This is the very first time I frequented your website page and thus far? I amazed with the analysis you made to create this particular put up incredible. Great process!

Leave A Comment