Olá a todos os amigos do CEAAL e da Astronomia. Sábado dia 25/08/2018 realizamos mais uma edição da Palestra da Lua Cheia(PLC), atividade mensal concretizada aos sábados coincidentes com a Lua Cheia. Neste mês de Agosto, o Tema proposto foi: Chuva de Meteoros – Origem, Observação e Registro.

CartazNosso cartaz de divulgação

Palestrante foi o Neftali Jr. Sócio do CEAAL e da BRAMON.  Começamos às 20:10 minutos com um bom público participante (16 sócios e 11 visitantes) e com um diferencial: A PLC foi transmitida pelo nosso Instagram e filmada para o You Tube(veja aqui) do CEAAL (posteriormente colocada na rede YouTube ) e também contas de YouTube dos sócios (Ao vivo).

Slide inicial, Neftali Jr no início da palestra e público presente entre sócios e visitantes. Neftali discorreu com muita proficiência sobre o assunto, falando dos conceitos de meteoroides, meteoros e meteoritos, suas origens, um pouco de História, do registro visual, fotográfico, discorreu também sobre os impactos lunares, ressaltando a importante confirmação do impacto lunar do dia 14/12/2017 feita por sócios do CEAAL (David Duarte e Romualdo Caldas)  e da Associação Paraibana de Astronomia -(Marcelo Zurita), numa ação comandada pela Rede Brasileira de Monitoramento de Meteoros (BRAMON) e destacando que a BRAMON já descobriu mais de uma centena de chuvas de meteoros desde sua fundação em 2013.

Público presente

A PLC foi finalizada às 21:10 com nosso sócio recebendo os merecidos aplausos. Houve várias perguntas da plateia durante e após a palestra. Não foi possível realizar  observação astronômica neste sábado devido ao tempo nublado e chuvoso. Até a próxima edição.

Leave A Comment