Olá a todos os amigos do CEAAL e da boa e velha Astronomia. Nesta postagem, vamos contar um pouco sobre a nossa cobertura do evento acima citado no título: Tudo começou quando Romualdo Caldas acessou o e-mail do CEAAL(ceaal.al@gmail.com), no início de Julho e se deparou com a notícia enviada pelo amigo Antônio Campos do Centro de Estudos Astronômicos de Minas Gerais(CEAMIG) do blog Skyobservers(http://sky-observers.blogspot.com.br

Neste e-mail nosso amigo, através do blog, relata que a Estrela Xi 2 Sagittari(37 Sagittari) de magnitude 3,5 distante 365.24 anos-luz(Stellarium) HIP 93085 tipo espectral G8/K0 II/III e AR/decl – 18h58m50s/21°04’51” seria ocultada pela Lua, em nossa região, no dia 25/07/2018 por volta das 22:22 e reapareceria às 23:37(tudo isso em Data e Tempo Local) convertendo em Data e Tempo Universal seriam: 26/07/2018 com ocultação às 01:22 e reaparecimento às 02:37

Imediatamente Romualdo percebeu que o CEAAL poderia contribuir com a Astronomia, registrando esse evento. Começou a procurar bibliografia sobre o assunto de ocultações de estrelas pela Lua, comunicou aos sócios do CEAAL interessados no assunto e planejou a estratégia de como cobrir o evento. Um dos suportes que tivemos na internet foi a Rede de Astronomia Observacional(REA) com excelentes artigos sobre ocultações e livros em inglês sobre o assunto.

Chegando o grande dia, ficou definido que a base de registro seria na casa do Vice-Presidente do CEAAL David Duarte e, os sócios que não pudessem ir, iriam registrar visualmente e, se possível com o método do cronômetro, de suas residências. Na nossa base de registro compareceram Romualdo Caldas, Jonathan Vieira e, logicamente, o anfitrião, David Duarte. Utilizamos uma montagem motorizada goto altazimutal que suportou um tubo óptico de 8″ Shimidt-Cassegrain muito bem colimado de propriedade de Evônio Campelo, cujos créditos estão nesse trabalho. Para filmar a ocultação, utilizamos uma câmera ccd ASI 1600 mono cooled resfriada a 10° de propriedade de Romualdo Caldas e o notebook com o software de imagem Sharpcap de propriedade de David Duarte.

 

Equipamento utilizado para registrar a ocultação. Acima a Lua e Marte.

 

Equipamento e notebook

Começamos a filmar o evento por volta das 22:00(tempo local) como teste e, colocamos o relógio do notebook em sincronia total com o relógio do Observatório Nacional(ON) e ainda calibrado pelo programa Dimension 4. Gravamos para valer a partir das 22:20 minutos em um céu sem nuvens no momento(tivemos sorte de abrir essa janela) e, às 22:23:300 a estrela some, subitamente, ocultada pela Lua. Logo depois as nuvens vieram e houve uma ligeira e fraca precipitação. Tentamos ainda, mas não conseguimos, registrar o difícil reaparecimento. Vejam o vídeo da ocultação abaixo:

Agradecemos a todos que participaram neste evento: Romualdo Caldas, David Duarte, Jonathan Vieira(na base do registro) e também aos sócios que não puderam ir, mas tentaram de suas residências observar visualmente com binóculos ou telescópios: Betânia Pereira, Lucas Morais, Beatriz Brito, Francisco Barros, Nathã, Neftali Jr e ao Evônio Campelo, dono da montagem e do tubo óptico que nos permitiu maior comodidade de registrar essa ocultação, além, é lógico, da gentileza do amigo Antônio Campos de nos informar sobre esse acontecimento.

 

Leave A Comment