Assim se vai aos astros especial no VII Seminário atmosfera e sociedade

Olá a todos os amigos do CEAAL e da boa Astronomia, Estivemos no Campus da UFAL, no dia 09/08/2018, durante o VII Seminário atmosfera e sociedade,  promovido pelo curso de meteorologia, para uma edição especial de nosso programa Assim se Vai aos Astros, onde levamos 2 de nossos telescópios para o público presente observar os planetas Vênus, Júpiter, Saturno e Marte. A iniciativa deste Assim se Vai aos Astros Especial foi do Vice-Presidente do CEAAL, David Duarte.

Cartaz do Seminário promovido pela meteorologia.

Nossos telescópios ficaram na rampa principal da biblioteca central da Universidade. Vários alunos dos diversos cursos da Universidade, apoiaram nosso projeto e viram admirados as belezas de nosso Sistema Solar. Iniciamos estas observações às 18:30, priorizando o Planeta Vênus que seria o primeiro a se por.

Observando Vênus e Júpiter.

Depois miramos para Júpiter, onde nosso público pode contemplar as faixas de nuvens de sua atmosfera, além de seus maiores satélites. Passamos então a apontar para Saturno com seu belíssimo sistema de anéis e de luas, arrancando suspiros de admiração das pessoas e, finalmente, Marte, o planeta vermelho que ainda sofre com uma tempestade de poeira global, embora, esteja se dissipando.

Observando Saturno

Contemplando o Planeta Vermelho: Marte.

Permanecemos lá até às 20:30. Compareceram a este evento os sócios Romualdo Arthur, David Duarte e Severino Fidelis.

Leave A Comment