Ações do CEAAL encerramento CIAst, Live Instagram e Observações

Olá a todos os amigos e amigas do CEAAL em Alagoas, no Brasil e no Mundo.

Dia 19/11/2022, sábado, o Centro de Estudos Astronômicos de Alagoas (CEAAL) realizou várias atividades de ensino e divulgação da Astronomia. Primeiramente, às 15:00, iniciamos nosso último dia do XLVIII Curso de Iniciação à Astronomia (CIAst) com a aula sobre Fundamentos de Astrobiologia, ministrada por Romualdo Caldas. Nessa classe foram abordados a nova definição da Astrobiologia, um breve resumo histórico do pensamento humano com referência a esse assunto, sobre o tema da perspectiva de vida em outros planetas, como essas ideias evoluíram com o passar das gerações, as grandes descobertas da vida aqui na Terra e a projeção disto para outros mundos no Sistema Solar e Além, o projeto Ozma e depois o SETI, conceitos atualizados de zonas habitáveis no Universo e origem da vida em nosso planeta. Após esta aula, falamos ainda um pouco sobre o CEAAL e como se tornar sócio e dicas sobre sites de astronomia e astronáutica. Terminamos às 16:50

Aula de Astrobiologia com Romualdo Caldas.

Após um breve intervalo, reiniciamos às 17:30 com a aula de Fundamentos de Astrofotografia (primeira aula deste assunto num CIAst) com nosso sócio Flávio Fortunato onde o mesmo abordou os vários tipos de astrofotografia desde os mais simples, práticos e econômicos aos mais delicados, complexos e caros, os conceitos deste campo na Astronomia, os tipos suas técnicas e o processamento básico de imagens. Esta aula foi até às 18:50.

Aula de Astrofotografia

Logo após, Flávio Fortunato ofereceu em sorteio um livro de Stephen Hawking com a ajuda de Andesson e Romualdo na realização do sorteio, entre os alunos, e o contemplado foi o Moézio Vasconcellos. Entregamos os certificados aos alunos presentes e todos, no final, posaram para a foto da turma às 19:15.

Flávio entrega para Moézio o Livro de Stephen Hawking.

Alunos recebem o Certificado de conclusão do XLVIII CIAst do CEAAL

Antes da conclusão da aula de Astrofotografia, Romualdo Caldas e Paulo Coutinho fizeram a live do Instagram do CEAAL das 18:00 às 18:25. Paulo comentou sobre os avistamentos e gravações de imagens dos objetos celestes em movimento no Sul do Brasil e Romualdo teceu breves comentários sobre os mesmos, sua provável origem e as descobertas da BRAMON a respeito do assunto. Romualdo também falou sobre as ações do CEAAL, na semana.

Romualdo e Paulo, durante a live do Instagram oficial do CEAAL.

Finalizando o sábado, os sócios do CEAAL presentes receberam além dos alunos do CIAst, vários visitantes (cerca de 30) para observação dos Planetas do Sistema Solar (Júpiter, Saturno e Marte) em seu telescópio de 8″. Adultos e crianças puderam contemplar, gratuitamente, os planetas exteriores com suas luas (de Júpiter e de Saturno), anéis – no caso de Saturno- e o tom avermelhado com manchas escuras e calota polar branca de Marte.

Observações telescópicas dos alunos e visitantes.

Terminamos nossas atividades às 21:45.

Uma boa semana a todos.

Leave A Comment