Olá a todos os amigos e amigas do CEAAL em Alagoas, no Brasil e no Mundo.

Tivemos mais um sábado de Janeiro com intensas atividades na divulgação da Astronomia. Começamos a montar os equipamentos por volta das 15:45 para gravações de imagens da Lua e para observações astronômicas diretas.

Equipamentos montados, antes da chuva.

Às 18:00 fizemos uma breve live em nosso canal do Instagram onde transmitimos imagens da Lua, explicando detalhes do relevo lunar de forma rápida e concisa, devido a nuvens de chuva ameaçadoras que estavam vindo em nossa direção. A Live durou apenas 5 minutos e tivemos que interromper a transmissão para recolher os equipamentos para um local seguro, visto que a chuva estava na iminência de desabar o que aconteceu logo que retiramos o material do pátio da Usina Ciência.

Live em nosso canal do CEAAL no Instagram.

Cerca de 20 minutos depois, a chuva cessou e podemos montar nossos equipamentos astronômicos mais uma vez, fazendo o alinhamento lunar rapidamente. Nesse ínterim, uma equipe de reportagem do TV Gazeta de Alagoas chega em nossa sede para transmitir ao vivo, entrando às 19:35 no ar, conversando conosco e mostrando nosso trabalho de divulgação. No pátio da Usina Ciência, já estavam alguns visitantes que participaram da transmissão: (https://g1.globo.com/al/alagoas/edicao/2023/01/28/videos-al-2-de-sabado-28-de-janeiro.ghtml#video-11320772-id)

Momentos antes e durante a transmissão ao vivo no ALTV2 da TV Gazeta de Alagoas.

Encerrada nossa participação ao vivo, muitos visitantes vieram observar conosco, totalizando 40 pessoas em nossa sede que viram através de nossas imagens e telescópios, a Lua, Marte, as Pleiâdes, as Hyades, Aldebaran, Sírius, a Grande Nebulosa do Órion, Algieba (Gama Leonis) e outros objetos. Antes, mostramos aos visitantes, através de nosso laser verde, um reconhecimento das constelações e estrelas visíveis com dados astronômicos. Um de nossos sócios, Andesson tirou belas fotos do céu com seu aparelho celular, exibindo a constelação de Órion.

Vários momentos de nossas observações deste sábado 28/01/2023 e uma das fotos de Andesson, tendo em destaque a constelação do Órion e a estrela Sírius.

Participaram dessas ações deste sábado, os sócios: Romualdo Arthur, Andesson, Aloísio Jr, Flávio Fortunato e Lucas Fernandes.

Terminamos nossa maratona de divulgação da Astronomia, por volta das 22:00.

Até nossa próxima postagem referente à nossa Palestra da Lua Cheia do dia 04/02/2023.

Uma boa semana a todos e todas.

Leave A Comment