Olá a todos os amigos e amigas do CEAAL em Maceió, em Alagoas, no Brasil e no Mundo.

Nossas atividades astronômicas começaram de manhã com uma reunião no Google meet com o Professor José Édson, Presidente do Clube Eclipse de Arapiraca, Professor do Planetário municipal de Arapiraca e também sócio do CEAAL. Firmamos alguns passos importantes para um projeto astronômico entre nossas instituições a ser definido em breve.
Retornamos à sede do CEAAL de tarde e aguardamos a chegada de nossos sócios e visitantes a partir das 19:00. Tivemos sete sócios presentes e 20 visitantes para observarem conosco.

Utilizamos o nosso tradicional telescópio Celestron de 8 polegadas
para observar vários objetos de céu profundo tais como Caixinha de joias, Ômega Centauro, Alfa centauro, M4, M6 e outros. Mostramos também imagens para os visitantes de nosso novo telescópio, o Seestar S50 de 50mm de abertura e distância focal de 250mm. As imagens eram geradas no App dos celulares dos sócios do CEAAL, ficando melhores e mais nítidas à medida que as mesmas eram automaticamente empilhadas, o que proporciona um diferencial que os visitantes do CEAAL podem ter: Observar objetos que de outra forma seria impossível aqui nos céus de Maceió com Bortle 7. Os visitantes puderam ver a nebulosa pata do gato, nebulosa da lagosta (destacando as Juanitas), Galáxia Centaurus A e outros. Registramos imagens também da estrela variável nova recorrente, T CrB que continua, em nossas estimativas com magnitude de 9.8

Andressa e Valéria aprendem a usar o telescópio SeeStar S50 e registram imagens. Foto de Romualdo Caldas.
Visitantes chegam para observação. Foto de Andesson Mendes.
Sócios do CEAAL orientam as observações. Foto de Valéria Pereira.
Nebulosa da Lagosta com as Juanitas. Foto de Valéria Pereira via Seestar S50 do CEAAL.
Registro do Ômega Centauri. Foto de Andressa Vitória, via Seestar S50 do CEAAL.

Terminamos nossas atividades às 21:30

No domingo dia 28/07/2024 realizamos nossa live do YouTube com Romualdo Caldas e Paulo Coutinho, começando exatamente às 19:00 tratando dos seguintes assuntos: A hipótese do nosso Sol ter tido um “irmão gêmeo” nas etapas iniciais de formação do nosso sistema solar. Paulo falou sobre o tema e, Romualdo abriu discussão sobre o assunto. Romualdo ainda falou da estrela T CrB e sua esperada explosão de Nova recorrente. Falamos ainda sobre as ações futuras do CEAAL de importância para à Astronomia alagoana. Terminamos a live às 20:05.

Romualdo Caldas e Paulo Coutinho durante a live do CEAAL.

Uma boa semana a todos.

Leave A Comment