Olá amigos e amigas do CEAAL em Maceió, em Alagoas, no Brasil e no Mundo.

No início da tarde do dia 23, em nossa sede da Usina Ciência começamos a montar os equipamentos para a noite que se aproximava num céu ainda com pouquíssimas nuvens, porém um vento forte que fazia, às vezes, nossos instrumentos astronômicos balançarem. Era o famoso vento nordeste.

Montamos nosso equipamento, um pequeno telescópio refrator apocromático 4 elementos em 3 grupos, 250mm de distância focal, 51mm de abertura, f/4.9 da William Optics, Space Cat, com uma câmera ASI ZWO 294 MC Cooled, numa montagem Star Adventurer Gti.

Space Cat 51, ZWO ASI 294MC e Star Adventurer Gti. Foto de Romualdo Caldas.

Logo às 18:25 após o nosso café, iniciamos a live do Instagram do CEAAL com Romualdo Caldas e Paulo Coutinho falando sobre novas tecnologias espaciais, acordo Brasil-China sobre internet e tecnologia envolvendo os dois países, além dos eventos do CEAAL e convite às observações públicas do CEAAL logo mais no horário das 19:00.

Romualdo Caldas e Paulo Coutinho começam a live no Instagram do CEAAL.

Após a live, montamos mais dois telescópios no pátio de observação – Um Shcimidit-Cassegrain Celestron de 8” e o nosso famoso telescópio robótico SeeStar S50 Darimann. Além disso, Wellison montou um tripé com uma câmera fotográfica e registrou algumas imagens do céu.

Registro da região das Pleiâdes por Wellisson Silva.


Os visitantes não demoraram a aparecer e foram chegando para observar conosco, através do Celestron, os Planetas Saturno e sua maior lua, Titā, Júpiter e seus 4 principais satélites: Io, Europa, Ganimedes e Calisto, além de algumas estrelas como o aglomerado aberto das Pleiades(M45).

Observando Júpiter. Foto de Jonathan Almeida.
Registro de Jonathan Almeida.


Já com o SeeStar S50 Darimann, os nossos visitantes puderam observar a formação da imagem da nebulosa planetária Hélice, na constelação do aquário, a estrela variável Mira, a estrela Archenar, a nebulosa da Tarântula na galáxia satélite da VIa-Lactea, distante cerca de 180.000 anos-luz.

Romualdo controla o telescópio robótico Seestar S50 Darimann. Visitantes acompanham o resultado. Foto de Jonathan Almeida.
Grande Nuvem de Magalhães focalizando a Nebulosa da Tarântula. Registro Seestar S50 Darimann por Romualdo Caldas.

Terminamos nossas observações às 21:00 devidos as nuvens que cobriram todo o céu. Recebemos cerca de 15 visitantes em nossa sede.

Encerramos nossas atividades às 21:50.

Uma boa semana a todos,

Leave A Comment