Olá a todos os amigos e amigas do CEAAL em Maceió, em Alagoas, no Brasil e no Mundo.
Nossas atividades astronômicas, neste sábado 16/11 começaram pela manhã, aqui em Maceió e na cidade de Salvador, capital do Estado da Bahia, onde teve lugar o Encontro Nacional de Astronomia (ENAst)
Aqui em Maceió, em nossa sede da Usina Ciência, Romualdo preparou as atividades astronômicas da noite vindoura, apesar da previsão do tempo ser desfavorável à observação. Em Salvador, os sócios do CEAAL estavam já na sede do ENAst, na capital Baiana e, em breve, os mesmos irão detalhar em outra postagem deste site, um resumo da participação do CEAAL neste encontro com maiores detalhes. Os sócios do CEAAL presentes foram: Andesson Mendes, Nicole Semião, Zilma Janacá, Neftali Jr, Juan Augusto, José Edson e Cláudio Jr.
À tarde, aqui em Maceió, retornamos à sede do CEAAL onde as condições atmosféricas continuavam adversas e já prevíamos que não teríamos, logo mais à noite, condições de observação. Em Salvador, os sócios do CEAAL participaram das apresentações de Marcelo Zurita sobre impactos lunares, onde Zurita mencionou sobre nossa Rede de Monitoramento Lunar de Alagoas (RML/AL).
Andesson Mendes fez sua apresentação sobre Astronomia no EJA(Ensino de Jovens e Adultos). O CEAAL também esteve presente à palestra do Adriano Aubert sobre o Observatório Astronômico Genival Leite e Lima.
Já de noite, aqui em Maceió, como prevíramos, as densas nuvens e chuva fraca impediram as observações, mas, tratamos de ajudar nossa sócia Betânia com sua nova aquisição, uma máquina Canon T3i modificada por Jordan Patrick, além de dicas de telescópios para os sócios Telmo Henrique e Waleska Lúcio. Wellison ganhou uma câmera ASI ZWO 120 MC e um nano tracker para incrementar seus registros astronômicos.
Encerramos nossas atividades às 21:00 devido ao mau tempo atmosférico.
Já no domingo dia 17/11 a equipe do CEAAL em Salvador continuou durante a manhã acompanhando o ENAst e, à noite, Romualdo Caldas e Paulo Coutinho participaram de mais uma live no canal do YouTube do CEAAL discorrendo sobre como seria a Terra sem o Sol e entrando na seara dos chamados planetas órfãos, isto é, sem estrelas-mãe. Paulo pautou tal assunto o que rendeu uma saudável discussão. Depois, Romualdo mostrou as últimas ações do CEAAL no projeto Descobrindo o Universo e nas observações públicas, além das efemérides astronômicas desta semana. Terminamos nossa live às 19:45.
Uma boa semana a todos.
Leave A Comment