Olá a todos os amigos e amigas do CEAAL em Alagoas, no Brasil e no Mundo

No dia 04/03/2023 começamos nossas ações às 16:00 com a montagem de nossos telescópios, câmera e computador para mais uma noite de observações astronômicas. Romualdo montou um telescópio Shimidt-Cassengrain de 8″ MEADE em uma montagem Altazimutal goto Celestron usando uma câmera ZWO ASI 183 Color Cooled para enviar imagens lunares ao notebook e permitir aos visitantes uma observação conjunta. Depois colocou à disposição de todos um telescópio Shmidit-Cassegrain Celestron de 8″ para observação direta da Lua e alguns objetos de céu profundo.

Telescópios prontos para receber os visitantes. Fotos: Romualdo Caldas

Após a montagem desses dois instrumentos, esperamos nossos visitantes que começaram a aparecer às 18:20 o que deu tempo para estes primeiras pessoas, observarem a conjunção de Júpiter e Vênus, e ao olhar ao telescópio Celestron de 8″ puderam  visualizar o disco de Vênus e perceberem que o grande brilho do planeta acontece por causa de suas nuvens que refletem a luz solar.

Observações de Vênus e Conjunção Júpiter-Vênus. Fotos de Rose Ferreira – Comunicação UFAL.

Observando Vênus. Foto de Romualdo Caldas

Criança observando Vênus. Foto de Marcos Acok Leão

 

Depois que os planetas desapareceram atrás das casas, levamos o telescópio para o pátio de observações da Usina Ciência, onde demos início às observações Lunares com nossos visitantes que nesta hora já passavam das 30 pessoas. Recebemos a visita de Rose Ferreira, assessora de comunicação da Universidade Federal de Alagoas (UFAL) que tirou várias fotos desta noite memorável. Ela ainda fez um vídeo de depoimentos das pessoas sobre as observações e a importância do CEAAL. Vejam aqui neste link: https://www.instagram.com/reel/CpYyOSVPdVu/?igshid=MDJmNzVkMjY%3D

Divulgação das observações públicas gratuitas do CEAAL com Rose Ferreira – Comunicação da UFAL. Nosso muito obrigado.

Por volta das 20:30 já tínhamos quebrado nosso recorde de visitações e mais de 60 pessoas observaram conosco. Romualdo mostrou características do relevo lunar aos visitantes, na tela do computador e todos puderam contemplar as crateras, mares e montanhas da Lua, como por exemplo: Cratera Copérnico, Cratera Kepler, Cratera Aristarco (e seu alto brilho). Cratera Heródoto e o Vallis Schroteri, além das explicações de cada uma dessas formações. Foram tirados alguns registros do relevo lunar e os visitantes viram como se faz esse processo.

Observações lunares na tela do computador com Romualdo Caldas e ao telescópio com Hélvio Peixoto (Crianças observando). Fotos de Rose Ferreira.

Observações com público atento às explicações. Fotos de Marcos Acok Leão

Início das observações. Fotos do Professor Andesson Mendes

A esta altura mais sócios do CEAAL estavam presentes e colocamos mais um Telescópio à disposição do público para observarem objetos de céu profundo como a Nebulosa do Órion e objetos do Sul nas constelações de Carinae e Vela. Romualdo e demais sócios ainda usaram o laser verde para mostrar as principais estrelas e constelações equatoriais e austrais. Compareceram nesta noite de observações os sócios: Romualdo Caldas, Professor Andesson Mendes, Hélvio Peixoto, Ernande Jr, Marcos Acok Leão e Lucas Fernandes. Agradecemos a todos pela noite maravilhosa de observações, quebrando mais uma vez o recorde de visitantes na Usina Ciência sempre lembrando aqui o ótimo trabalho da Solange na divulgação de nossos eventos no canal do Instagram do CEAAL.

Identificando constelações com o Laser Verde. Início das observações no pátio da Usina Ciência. Fotos de Rose Ferreira.

Observações e foto da Lua pelo celular através da ocular do telescópio. Fotos de Romualdo Caldas.

Observando a Lua. Foto de Marcos Acok Leão

 

Já no dia 05/03/2023 às 19:00 demos início à nossa live no canal do YouTube do CEAAL com Romualdo Caldas e Paulo Coutinho. Saudamos a todos e iniciamos a live com a segunda parte sobre o Sol, nossa estrela. Paulo Coutinho discorreu sobre o assunto e o público interagiu bastante com as informações a respeito do Sol. Após cerca de 30 minutos, Paulo encerrou sua participação, parabenizado por todos que acompanharam sua apresentação. Após, Romualdo falou sobre o sistema estelar mais próximo da Terra, o sistema Alpha Centauri, seus planetas e prováveis planetas descobertos. Por fim, Romualdo discorreu sobre as ações do CEAAL nos últimos 15 dias, dando ênfase às duas quebras de recorde consecutivas de público em nossas observações aos sábados à noite na Usina Ciência e sobre a palestra de Astronomia proporcionada pelos sócios do CEAAL, Lucas Morais e Laura Beatriz, aos mestrandos de Química da UFAL através do Convite  da Professora Doutora Monique Gabriella Ângelo da Silva. Terminamos nossa live às 20:30

Início da live no canal do YouTube do CEAAL. Romualdo Caldas e Paulo Coutinho.

Uma boa semana a todos.

Leave A Comment