Olá a todos os amigos e amigas do CEAAL em Alagoas, no Brasil e no Mundo.

O Centro de Estudos Astronômicos de Alagoas (CEAAL) começou suas atividades neste sábado dia 07/01/2023 em sua sede na Usina Ciência através de suas atividades de observações públicas e gratuitas. Romualdo chegou em nossa sede às 15:30 indo logo montar o telescópio Meade de 8″ em sua montagem Celestron altazimutal com Goto. Neste telescópio mostramos imagens da nebulosa do Órion com acompanhamento e, depois, exibimos imagens da Lua através de nossa câmera ZWO ASI 183c onde os visitantes puderam acompanhar o processo de gravação das imagens. Vale ressaltar que nossos visitantes observaram, a olho nu, a passagem celeste da Estação Espacial Internacional (ISS) com magnitude – 3,5 e, 40 minutos depois, a passagem da Estação Chinesa Tiangong com magnitude – 1.5

Romualdo prepara o setup do Meade 8″; Romualdo mostra imagens da Lua para visitantes e sócios (Nicolinha e Adelmo). Abaixo: Imagens do site Heavens-above mostrando a ISS e a Tiangong.

Outros sócios do CEAAL participaram desta noite de divulgação da Astronomia (Ernande Jr, Aloísio, Jr, Hélvio Peixoto, Andreia Juelle, Adelmo Neves, Nicolinha Simião , Zilma Simião, Artur e Laura) com mais dois telescópios auxiliando na observação (Um Celestron de 8″ manual e um Meade de 12″ Goto) para dar conta do grande fluxo de visitantes que tivemos nessa noite de observações (Cerca de 40 pessoas de todas as idades). Mostramos objetos de céu profundo e os planetas Júpiter e Marte. Várias crianças compareceram e observaram deslumbradas, algumas pela pela primeira vez, as maravilhas do Sistema Solar e dos objetos de céu profundo. Nicolinha recebeu de Romualdo Caldas, atual Presidente do CEAAL, um livro das efemérides astronômicas de Alexandre Amorim e um calendário 2023 com o logo do CEAAL, distribuído pelo Seu Fidélis.

Vários visitantes de todas as idades; Nicolinha observando e recebendo o livro e o calendário de Romualdo; Criança observando a nebulosa do Órion em nosso telescópio.

Saímos por volta das  22:15. Sábado que vem teremos mais observações.

Já no domingo, dia 08/01/2023 às 19:05 iniciamos nossas lives no canal do YouTube do CEAAL. A live foi apresentada por Romualdo, Paulo Coutinho e Betânia como apoio, nos bastidores. Apresentamos os temas: Missões espaciais para 2023 (com Paulo Coutinho), Novidades sobre Exoplanetas no site da NASA, ações do CEAAL e efemérides no mês de Janeiro e um breve comentário sobre o ótimo livro The view from the center of the Universe (com Romualdo Caldas). Terminamos por volta das 20:02

Nossa live no início – CEAAL/YouTube

Uma boa semana e um bom 2023 a todos e todas.

Leave A Comment