Uma jornada pelo Cosmos no IFAL de Satuba e de Arapiraca: Da Pré-História aos Telescópios Modernos. Participação ativa do CEAAL

Olá a todos os amigos e amigas do CEAAL em Maceió, em Alagoas, no Brasil e no Mundo! Como todos já tomaram conhecimento em postagens passadas, o CEAAL iniciou o Curso de Astronomia no IFAL Arapiraca ministrando aulas presenciais (História da Astronomia – Romualdo Caldas; Movimentos Celestes, estações do ano, fases da Lua e eclipses – Elton Nascimento/Astrobiologia – Moezio Vasconcellos; e online: Estrelas – Paulo Coutinho/ Astronáutica: Jonathan Almeida) e continuará nos meses de Outubro e Novembro. Agora, o CEAAL colabora também, no IFAL de Satuba com o sócio José Ailton, estudante de História da UFAL que ministrou, presencialmente, a aula História da Astronomia na última segunda-feira, dia 29/09/2025. Vejam o relato desenvolvido por José Ailton, abaixo:

No dia 29 de setembro de 2025, às 14h, tive a oportunidade de ministrar uma aula de História da Astronomia no IFAL – Campus Satuba, durante o segundo curso de Iniciação em Astronomia, promovido pelo Polo Olímpico de Astronomia e Astronáutica (POAA). O convite partiu de Pedro Barros, um dos coordenadores do projeto, formado por estudantes e servidores do instituto.
A minha aula foi a terceira atividade desse segundo curso e contou com a presença de aproximadamente 15 a 20 estudantes do ensino técnico integrado do campus. O encontro ocorreu em uma das salas de aula e teve como objetivo apresentar um panorama histórico da astronomia, desde os registros mais antigos até os avanços mais recentes.

José Ailton inicia sua aula.


Durante a exposição, abordei temas como: Astronomia na Pré-História, destacando as primeiras observações feitas por diferentes culturas. Como também, Antiguidades Clássicas, com ênfase nos filósofos e astrônomos gregos que abriram caminho para a ciência moderna, Astronomia Pré-Histórica no Brasil, relacionando o tema à arqueoastronomia e às observações indígenas, Revoluções científicas entre os séculos XIX e XXI, com a chegada de instrumentos como o telescópio Humboldt e, mais recentemente, o James Webb, Explorações espaciais em Marte e a descoberta de novos planetas e a contribuição de nomes como Copérnico, Kepler e Galileu, com destaque para a invenção do telescópio e as observações de Júpiter. E por fim, Os planetas descobertos a partir da modernidade, como Urano e Netuno, além da reclassificação de Plutão como planeta anão.
A aula se estendeu até por volta de 15h10/15h20 e, ao final, houve uma roda de debate, em que os estudantes puderam tirar dúvidas e dialogar sobre os temas apresentados. Na sequência, um dos bolsistas do POAA, Wedsley Matheus, realizou uma demonstração de alguns experimentos sobre as fases da Lua e observação de constelações, utilizando materiais didáticos feitos por alunos do instituto. Encerrada a parte didática, fui acompanhado por Pedro Barros em uma visita ao campus. Ele apresentou o espaço, comentou sobre a construção de um memorial histórico do Campus Satuba, que em 2026 completará 115 anos, e também sobre os planos de criação de um museu que contará a trajetória da antiga Escola Agrotécnica. Durante essa visita, conheci também o Laboratório de Física, onde são realizadas as atividades do Polo Olímpico, essa imersão permitiu compreender melhor como o campus integra ensino, pesquisa e divulgação científica.

Sala de aula onde José Ailton ministrou a aula.
Final da aula com demonstrações de modelos.


O curso ainda seguirá com outras aulas ministradas por sócios do CEAAL: na sexta-feira, 3 de outubro, o professor Elton Nascimento, onde abordará o tema voltado a estrelas e na sexta seguinte, 10 de outubro, a matéria de cosmologia. Já em novembro, Jonathan ministrará a parte de astronáutica, complementando o ciclo de atividades.

Leave A Comment