Através dessa postagem – com muita satisfação – viemos informar que a Rede de Monitoramento Lunar Alagoas (RML/AL) teve início nesta segunda-feira dia 07/10/2024 com gravações de imagens lunares sincronizadas em Maceió e em Arapiraca. O planejamento desta rede teve início na primeira semana de Agosto de 2024 quando o Presidente do CEAAL, Romualdo Caldas, teve a ideia de montar uma rede no estado que registrasse imagens da Lua. O objetivo principal seria buscar gravar de forma sincronizada, a parte não iluminada da Lua em fases próximas do quarto crescente ou quarto minguante, de flashes de prováveis impactos lunares. Para tal empreendimento, precisaríamos de dois observadores distantes um do outro, pelo menos 20 a 30Km.
Nossos amigos de Arapiraca aceitaram o convite (José Edson: Eclipse/CEAAL/CEAAR/Planetário Arapiraca, Thierry Sena: Planetário Arapiraca/Eclipse e Rafael Santos: Eclipse). Estendemos também o convite ao núcleo de Astronomia do IFAL de Satuba que irá integrar a RML/AL assim que seus instrumentos astronômicos chegarem em seu instituto.
Após alguns adiamentos por motivos particulares, finalmente a RML/AL iniciou seus trabalhos observacionais no dia 07/10/2024 às 18:00 com a Lua crescente côncava 21,9% iluminada numa altura +41º00 com a distância de 397.509Km da Terra. Os observadores envolvidos foram os seguintes: Em Maceió – Romualdo Caldas utilizando uma montagem altazimutal Celestron NexStar SE goto, um telescópio Shimidt-Cassegrain NexStar 5SLT, uma câmera ASI ZWO 294 MC Cooled, Péricles Júnior – Montagem Exos-2, Telescópio sv48p e câmera sv405cc. Em Arapiraca, distante de Maceió, em linha reta, aproximadamente 102Km, os observadores José Edson, Thierry Sena e Rafael Santos utilizaram uma montagem Sky-watcher 130EQ2, um telescópio Newtoniano 130mm f/7 e uma câmera svbony 305.
Nossos computadores estavam sincronizados pelo programa disponibilizado através do Observatório Nacional (ON) e nossa primeira gravação deu início às 19:15 com dois registros da parte não iluminada da Lua de 120 segundos, cada. Vamos analisar as imagens para ver se há algum flash promissor de impacto meteorítico na superfície lunar.
Nossa RML/AL também tem como objetivo registrar outros possíveis fenômenos lunares transitórios como emanação de vapores, mudança de brilho de regiões lunares, etc.
A RML/AL está de braços abertos a qualquer astrônomo amador de Alagoas e/ou instituição que tenham equipamentos para participar da cobertura de registros lunares. Para isso basta se comunicar conosco no email: ceaal.al@gmail.com ou WhatsApp (82) 99109-5281
Um bom final de semana a todos.
Leave A Comment