Olá a todos os amigos e amigas do CEAAL em Alagoas, no Brasil e no Mundo.
É com grande satisfação que anunciamos a participação do CEAAL e o convite a todos os interessados a assistir ao eclipse solar conosco de forma segura, tanto em Alagoas (Eclipse Parcial) quanto na Paraíba (Eclipse Parcial e Anular).
O CEAAL formará duas equipes: Uma que divulgará o eclipse aqui em Maceió/AL se reunindo para a observação deste fenômeno e convidando o público alagoano a se juntar a nós, nesta observação, a partir das 14:30 do dia 14/10/2023 no Mirante de Santa Terezinha no bairro do Farol (Mirante onde tem a caixa d’água). Iremos levar neste local no mínimo 5 telescópios (Sendo 4 com filtros solares apropriados para observação – Thousand Oaks – e um telescópio solar exclusivo Coronado PST) e no máximo 7 telescópios. Outra equipe do CEAAL irá à cidade de Araruna/PB observar e registrar o fenômeno em sua fase de anularidade, levando dois telescópios com filtros astronômicos solares apropriados. Aqui em Maceió, o evento celeste será parcial com o Sol encoberto pela Lua nova em 82,5% de seu disco.
O Eclipse solar, começará, aqui em Maceió, às 15:32 com o Sol a 24,94° de altura do horizonte Oeste (Poente) e azimute de 265,32° (W). O auge do eclipse em Maceió será às 16:48 com a Lua nova cobrindo 82,5% do disco solar e o Sol estará a uma altura de 6,58° do horizonte Oeste (Poente) com azimute de 262,67° (W). O Sol começará a se pôr às 17:17:59 com seu disco ainda parcialmente coberto pela Lua Nova (Ainda fase de eclipse solar parcial). O Eclipse acabará às 17:53:28 sem que possamos visualizar seu término, pois o astro-rei estará abaixo do horizonte, em nossas paragens, neste último horário informado acima. Por conta disso, vocês devem estar em uma localização que tenha ampla visão desimpedida do Oeste (Poente) livre de montanhas, morros ou construções humanas que os impeçam de ver o pôr do Sol.
O eclipse poderá ser visto em todo o Brasil na sua forma Parcial, porém, uma pequena faixa verá o fenômeno celeste de forma anular também, em uma estreita região que cruzará parte dos estados do Amazonas, Pará, Tocantins, Maranhão, Piauí, Ceará, Pernambuco, Paraíba e Rio Grande do Norte. O Eclipse também será visível em sua fase de anularidade, além do Brasil, nos seguintes Países: Estados Unidos, México, Belize, Honduras, Nicarágua, Costa Rica, Panamá e Colômbia. Na fase de parcialidade, o fenômeno poderá ser visto desde o centro-norte da Argentina até partes do Alaska e Canadá. Uma pequena parte da ponta noroeste da África também poderá ver uma parcialidade do eclipse.
O CEAAL terá um posto de observação avançado do eclipse solar parcial na Califórnia com o sócio David Duarte observando e registrando imagens do Eclipse diretamente dos EUA, antes deste acontecimento celeste começar, no Brasil.
Vamos deixar aqui um link do site Time and Date para vocês simularem como será o eclipse em sua cidade: https://www.timeanddate.com/eclipse/solar/2023-october-14
Lembrem-se: O eclipse em sua forma parcial será visível de todo o território nacional em maior ou menor grau de parcialidade (Quanto mais próximo daqueles estados mencionados acima – onde a estreita faixa de anularidade passará em partes de seus territórios – maior a porcentagem do disco solar coberto pela Lua, quanto mais afastado, menor).
A outra equipe do CEAAL estará em Araruna/PB para cobrir o Eclipse Solar Anular e registrar imagens também.
Caso seja possível, o CEAAL fará lives do eclipse de suas localizações: River Side/Califórnia, Maceió/AL e Araruna/PB.
ALERTA: Orientamos a todos que as observações que envolvam o Sol, devem seguir, criteriosamente, as regras abaixo para preservação de sua visão:
- Jamais observem o Sol a olho nu sem proteção e menos ainda usando instrumentos ópticos sem filtros solares! risco iminente de cegueira irreversível!
- Nada de usar chapas de raio-x. É perigoso para sua visão, mesmo que você empilhe várias chapas
- Não use vidro esfumaçado. Risco grave à sua visão.
- Nunca utilize filmes fotográficos negativos ou não. Mesmo que use vários de uma vez, não é seguro
- Vidro de soldador abaixo do número 14 não devem ser utilizados para observar o Sol. Perigo à sua visão.
- Óculos escuros de praia são perigosos para observar o Sol, mesmo que você empilhe vários deles. Passam radiações nocivas à sua visão. Não os utilize!
- Não caia na tentação de tirar fotos do Sol com seus celulares sem a devida proteção de filtros solares astronômicos em seu aparelho. Pode danificar seu telefone e, o que é infinitamente pior: Causar dano à sua visão.
- Para observações Seguras abaixo temos algumas regras:
- Quem tem telescópios não solares e queira fazer observação direta neles, deve adquirir e confeccionar suportes para filtros solares seguros para observações, verificando se os mesmos não têm rasgos, furos, arranhões, antes de usar na abertura de seus telescópios. Tais filtros comprados em empresas idôneas e há anos no ramo (por exemplo: Thousand Oaks) bloqueiam 99,999% da luz solar. O CEAAL, usará de 4 a 6 telescópios protegidos com esses filtros solares astronômicos adquiridos diretamente do fabricante (Thousand Oaks) em solo Norte-Americano, em Abril deste ano! Para observar em nossos telescópios, vocês deverão olhar pela ocular por no máximo 10 segundos e descansar a vista por 2 minutos, antes de olhar novamente. E para colocar o suporte com o filtro solar astronômico na frente de seu telescópio, você deve fazê-lo com o telescópio não apontado para o Sol. Somente depois de colocado o suporte com o filtro solar, você o aponta para o Sol e sua buscadora deve estar protegida também por filtro solar. Caso não esteja com filtro solar, não olhe por ela! Para retirar o filtro solar, no final das observações, afaste o telescópio do Sol e retire com segurança o filtro.
- Telescópio Solar exclusivo: Seguro para observações e registros fotográficos do Sol! Esses instrumentos são apenas para observação solar e o CEAAL vai utilizar um (Coronado PST) devendo o observador olhar por 10 segundos e descansar a visão por 2 minutos.
- Óculos astronômicos para o Eclipse: Tais equipamentos são seguros para observação. Mas, mesmos usando eles você devem seguir algumas regras: Caso use óculos de grau, coloque por cima do seu óculos de grau, o óculos do eclipse. Jamais o contrário. Usando óculos de grau ou não, ao colocar o óculos do eclipse, você deve fazê-lo sem mirar no Sol e, somente depois de colocado o óculos do eclipse, olhar para o Sol. Ao retirar o óculos do eclipse, você deve primeiro afastar sua vista do Sol e, aí sim, retirar o óculos do eclipse. Outra regra a ser respeitada: Olhe para o Sol com estes equipamentos apenas por até cerca de 20 segundos e, depois descanse a vista por 3 minutos.
- Vidro de soldador número 14 ou superior: Olhar por apenas 5 segundos e descansar 3 minutos antes de olhar novamente. Este equipamento não bloqueia totalmente todas as frequências da radiação solar. Pode ser utilizado, mas, com estas precauções. Coloque ou retire da frente de seus olhos, este equipamento, quando não estiver observando o Sol, igual ao mencionado no item acima
- Uma forma das mais seguras para observação solar é a projeção da imagem do Sol numa parede ou anteparo. Para isto você pode utilizar espelhos, telescópios sem filtros solares ou até suas mãos entrelaçadas projetando a imagem solar que pode ser observado sem perigos
à sua visão. - No mais use bonés, chapéus, procure sombras e tome bastante líquido para se hidratar.
- Uma boa observação e o CEAAL convida a todos e todas a compareceram ao Mirante de Santa Terezinha – da Caixa d’água – no Farol a partir das 14:30 até o pôr do Sol. Céus claros a todos.
2 Comments
Saved as a favorite, I love your website!
Thank you very much