Olá a todos os amigos e amigas do CEAAL em Alagoas, no Brasil e no Mundo.

Sábado, dia 15/10/2022 o Centro de Estudos Astronômicos de Alagoas (CEAAL) iniciou mais uma edição do seu Curso de Iniciação à Astronomia (CIAst), voltado à população Alagoana interessada em aprender fundamentos desta Ciência dos céus.

Em nosso primeiro dia tivemos uma aula de História da Astronomia com Romualdo Arthur, atual Presidente do CEAAL. Esta aula começou às 15:00 e terminou às 17:00 e foram abordados temas referentes ao início da Astronomia com os primeiros povos, passando pela importante astronomia Grega, Árabe, entrando no renascimento com a revolução Copernicana e depois com Tycho Brahe, Kepler, Galileu, Newton, as descobertas de Urano e Netuno e a Astronomia do Século XX e começo do atual século. Após esta aula houve pausa para um pequeno lanche.

Romualdo na aula de História da Astronomia em 15/10/2022

Voltamos à sala às 17:25 onde tivemos nossa segunda aula, desta feita com José Edson, Professor Estadual, sócio do CEAAL, do Clube Eclipse da cidade de Arapiraca e Astrônomo do planetário fixo da cidade referida. Sua aula foi sobre Movimentos Celestes, Estações do ano, Eclipses e fases da Lua. Terminou por volta das 19:00

José Edson e turma do CIAst durante a aula de Movimentos Celestes

Após a segunda aula, a turma composta por pessoas de todas as idades foi ao pátio observar pelo nosso telescópio as maravilhas de nosso Sistema Solar: Júpiter e a joia Saturno. Finalizamos este sábado Astronômico às 21:00 depois de recebermos os últimos visitantes.

Aula prática de observações telescópicas com orientação de sócios do CEAAL.

Uma boa semana a todos.

Leave A Comment