Em Maceió, o TNO Varuna não Ocultou a Estrela localizada na Constelação de Gêmeos, o CEAAL registrou, saiba um pouco mais.
A ocultação é um fenômeno astronômico de grande importância, pois só pode ser observada em uma área bastante restrita do globo terrestre. Este fenômeno consiste na passagem de um corpo celeste, que, devido à sua órbita, transita em frente a outro corpo, impedindo o mesmo de ser visualizado por um determinado período de tempo. As observações e registros destes fenômenos nos permitem obter uma maior precisão da posição e extensão do objeto celeste, dentre outros parâmetros físicos.
Em 19 de Fevereiro de 2010, a Estrela UCAC2 410140042, localizada na constelação de Gêmeos, foi ocultada pelo Objeto Transnetuniano (TNO) Varuna, um Planeta anão, menor que Caronte (Charon), a Lua de Plutão (Pluto).
No Brasil, a ocultação estava prevista para acontecer nas Cidades de São Luis, Sobral, Fortaleza, Irauçuba, Natal e Juazeiro do Norte, em Maceió a previsão era de não haver ocultação, mas, devido à margem de erro, existia a possibilidade da Estrela ser ocultada.
Por este motivo, Matt Lockhart, do Massachussetts Institute of Technology (M.I.T.) veio ao Observatório Astronômico Genival Leite Lima, em Maceió, para verificar junto ao Centro de Estudos Astronômicos de Alagoas, se o fenômeno ocorreria nesta região.
Edmilson Barreto, do CEAAL, também fez a observação, porém, visualmente, utilizando o Telescópio Celestron NexStar 102LST de 102mm.
A partir das 22h15m UT, iniciou-se o reconhecimento do campo de visão, onde se localiza a Estrela UCAC2 410140042 e as 22h45m UT, os registros começaram a ser realizados em vídeo, com a câmera CCD (por Matt) e áudio através de um MP4 (por Edmilson), o término se deu as 23h20m UT, confirmando o resultado negativo da ocultação da Estrela por Varuna.
A ocultação estava prevista para as 23h07m UT, alguns momentos antes do horário previsto o Céu apresentava pouca nebulosidade e nuvens passageiras, mas, por cerca de 10 minutos antes e 10 minutos após o horário previsto, o Céu encontrava-se em boas condições para observação visual.
A confirmação de que não haveria ocultação em Maceió, pode contribuir pra uma maior precisão dos parâmetros do TNO, pois cada registro confirmando a previsão resultará na diminuição na margem de erro da posição e extensão de Varuna.
Edmilson Souza Barreto
Kizzy Alves Resende
Leave A Comment