O planejamento do evento celeste Eclipse Solar pelo CEAAL começou desde o início do ano quando decidimos comprar filtros solares Thousand Oaks novos diretamente da fonte nos EUA para usarmos neste eclipse. Fizemos algumas reuniões e estabelecemos, inicialmente, duas equipes: Uma que ficaria em Maceió/Alagoas e outra que iria à Araruna/Paraíba. Posteriormente, David Duarte, na Califórnia, acompanhou de lá, também, e, antes de nós, tornando-se nosso posto avançado deste eclipse. César Dariman, também sócio do CEAAL tornou-se nosso segundo posto avançado ao observar o eclipse da cidade de Las Vegas nos EUA. Outro sócio do CEAAL (Lucas Amorim) observou e registrou este fenômeno na cidade de Olinda/PE.
Decidimos em assembleia geral, meses antes do evento, que o CEAAL promoveria e comunicaria à imprensa que nossa cobertura do eclipse seria no Mirante de Santa Terezinha, no Farol. Fizemos um ofício à Polícia Militar de Alagoas (PMAL) que prontamente liberou uma viatura para ficar conosco durante nossa permanência no Mirante na data do eclipse.
Confeccionamos, uma semana antes, os suportes para nossos telescópios colocamos os filtros solares astronômicos que bloqueiam 99,999% da luz solar e são seguros para observação dos astro-rei (vide postagem do dia 07/10/2023).
Solange Anjos, sócia do CEAAL fez um release para a imprensa, informando do planejamento do CEAAL na cobertura do eclipse no mirante de Santa Terezinha.
Realizamos uma live no canal do YouTube do CEAAL na quinta-feira dia 12/10/2023 onde convidamos a todos para a observação promovida pelo CEAAL de forma gratuita, no mirante de Santa Terezinha no bairro do Farol e também, nesta live simulamos como será o eclipse em várias cidades do Brasil e dos EUA. Alertamos que a observação solar necessita de cuidados extras pelo risco de danos à visão, graves (Cegueira irreversível) e como observar o Sol de forma segura.
Em nosso canal do Instagram mostramos vários vídeos, algumas lives e imagens educativas sobre o eclipse solar e suas prevenções para observação segura.
Na véspera do Eclipse Solar (Parcial na Califórnia – 70% – em Las Vegas e em Maceió – 82,5%, Olinda – 85% e Anular em Araruna) a equipe do CEAAL em Maceió entrou em ação atendendo às perguntas do público no canal do Instagram e da imprensa televisiva, radiofônica e digital, informando as características deste eclipse em nossa cidade, local de observação e as devidas precauções com a visão e contra a desidratação. Atendemos as três principais emissoras da cidade: TV Gazeta/Globo, TV Pajussara/Record e TV Ponta Verde/SBT com entrevistas ao vivo, na véspera do eclipse, enfatizando nestas entrevistas que a entidade promotora deste evento celeste no mirante de Santa Terezinha é o Centro de Estudos Astronômicos de Alagoas (CEAAL).
No dia aguardado, 14/10/2023 pela manhã, estávamos já em nossa sede da Usina Ciência, fazendo os últimos testes para o Eclipse. A equipe em Araruna/PB também se movimentando, levando consigo três telescópios para registro do fenômeno e, nos EUA, David na Califórnia, César Dariman em Las Vegas preparavam seus equipamentos telescópicos e fotográficos registrando imagens do eclipse daquele país da América do Norte e, em Olinda, Lucas Amorim já se programava para o evento.
David ainda participou por volta das 13:00 horário de Brasília, da transmissão do eclipse para a live promovida pelo Observatório Nacional (ON) representando o nome do CEAAL.
Nós, aqui em Maceió, voltamos à Usina Ciência às 14:00 para pegar nossos equipamentos e levá-los ao Mirante de Santa Terezinha, no Farol. As nuvens ameaçadoras e o chuvisco que aconteceu, nesse momento não nos desanimou e rumamos ao local destinado às observações.
Chegando ao Mirante , encontramos já centenas de pessoas espalhadas por toda extensão do Santa Terezinha, à nossa espera. Rapidamente armamos três telescópios e, minutos depois outros sócios chegaram e armaram mais 4 telescópios. As nuvens ainda estavam ameaçando estragar o evento, mas, foi dada uma trégua celeste e, às 14:30 os telescópios estavam prontos para as observações com o público aumentando bastante.
Cerca das 15:30 percebemos em nosso telescópio solar Coronado PST o início do eclipse em nossas paragens, com a borda da Lua “tocando” a borda do Sol e o povo começou a observar formando filas enormes em nossos sete telescópios.
Em pouco tempo, à medida que o tempo avançava célere, mais e mais pessoas chegavam ao mirante e, no auge do eclipse, cerca de 3.000 pessoas estavam presentes, observando o fenômeno. Uma equipe da TV Gazeta estava por lá e registrou imagens do eclipse em seu auge às 16:48. Romualdo Caldas foi entrevistado pela equipe.
Outra emissora, a TV Ponta Verde, esteve no local e fez uma entrevista com o sócio do CEAAL, Paulo Coutinho.
Enquanto isso, Betânia entrava ao vivo em nosso canal do Instagram se movimentando por toda a extensão do mirante, entrevistando os sócios do CEAAL e o público em geral.
Após o auge, o Sol a apenas 3 graus de altura do horizonte oeste, caminhava para se pôr parcialmente eclipsado e, pouco antes disto acontecer, nuvens no horizonte impediram de vermos o astro rei se pôr atrás dos morros. Mas, percebemos o Sol se ocultar atrás das nuvens deixando como despedida duas pontas de luz num céu alaranjado. Uma despedida com chave de ouro e o povo aplaudiu e gritou emocionado. Vejam algumas fotos dos sócios do CEAAL em Maceió do eclipse em suas etapas:
Oldemburgo, sócio do CEAAL, também acompanhou de sua residência e forneceu imagens privilegiadas dessa eclipse.
Enquanto isso em Araruna/PB nosso sócios acompanharam o fenômeno e registraram imagens do eclipse em sua fase parcial e anular. Em breve teremos imagens e um relato neste site da equipe do CEAAL em Araruna/PB.
Terminamos a cobertura deste eclipse agradecendo a todos os sócios aqui em Maceió, em Araruna, em Olinda, em River Side e em Las Vegas.
River Side: David Duarte
Las Vegas: César Dariman
Olinda: Lucas Amorim
Araruna: Ernande Jr, Neftali Jr, Andesson Mendes, Hélvio Peixoto, Ana Gisele, Nicolinha e Zilma Janacá
Maceió: Romualdo Caldas, Sérgio Caldas, Pedro Mota, Sérgio Santos, Seu Fidélis, Moezio Vasconcelos, Waleska Lúcio, Paulo Coutinho, Joenne Mesquita, Francisco Maria, Flávio Fortunato, Wellyson, Betânia Pereira, Lucas Morais, Jonathan Almeida, Emileide, Andressa Vitória, Flávio Souto, Victoria Paulino, Elton Nascimento, Jhúlia Barros, Waldira Farias, Hanna Cabral, Aloísio Jr, José Ailton, Renata Lara, Andreia Juelle, Beatriz Brito, e Fábio Barsand.
NOTA: A cobertura deste evento celeste foi planejado, projetado e realizado pelo Centro de Estudos Astronômicos de Alagoas (CEAAL) com o inestimável apoio da Usina Ciência, do Instituto de Física da UFAL, da Professora Lenilda Austrelino, do Professor Kinsey e da Polícia Militar de Alagoas que esteve presente gerando segurança ao evento. A todas as pessoas e entidades envolvidas, nosso muito obrigado.
Leave A Comment