Olá a todos os amigos da Astronomia. O Centro de Estudos Astronômicos de Alagoas (CEAAL) irá cobrir o evento de um Eclipse Anular do Sol que acontecerá dia 10/06/2021 em regiões do Canadá, Groenlândia e Rússia (Região da Sibéria). Áreas como o nordeste dos EUA, quase toda a Europa, região central da Ásia e ponta norte da África verão o fenômeno como eclipse do Sol parcial. Demais regiões do globo, incluindo o Brasil, nada verão. Vamos retransmitir o evento do canal do www.timeanddate.com que, gentilmente, permitiu ao CEAAL,  retransmitir o espetáculo celeste.

Este eclipse solar será anular. Todo eclipse do Sol acontece quando a Lua (na sua fase de Nova) fica alinhada com a Terra e o Sol, passando entre esses dois corpos. Ao fazer isso, a Lua projeta sua sombra (Umbra) em uma estreita faixa na superfície da Terra (dando o eclipse total) e a Penumbra numa área um pouco maior (dando o eclipse parcial). Quando a Lua nova estiver no Perigeu (ponto mais próximo da Terra) e coincidir que esteja alinhada passando entre Terra e Sol,  ela cobrirá todo o disco do Sol dando o eclipse solar total (visto da Terra, por uma coincidência incrível, a Lua e o Sol têm praticamente o mesmo diâmetro – A Lua é 400 vezes menor do que o Sol, porém, o Sol está 400 vezes mais distante da Terra do que a Lua); Quando a Lua Nova está no Apogeu (Ponto mais distante da Terra) e coincidir que esteja alinhada passando entre a Terra e o Sol, ela não cobrirá todo o disco do Sol, ficando as bordas do astro-rei visíveis, lembrando um anel, daí o nome do Eclipse: Anular (nestas ocasiões, a Umbra não alcança a superfície da Terra).

Começaremos a retransmissão em nosso canal do YouTube (CEAAL), por volta das 06h20 do dia 10/06/2021. Lembrando que este eclipse não será visível em nenhuma região do Brasil. Aguardamos vocês!

Cartaz do Eclipse. Arte de nossa Sócia Zilma, mãe de Nicolinha.

 

Leave A Comment