Olá a todos os amigos e amigas do CEAAL em Alagoas, no Brasil e no Mundo.

Novamente tivemos um final de semana com muita atividade astronômica na sede do CEAAL na Usina Ciência, sábado à tarde/noite e no domingo com a tradicional live no nosso canal do YouTube.

Começamos no sábado às 16:00 com a montagem de nosso equipamento astrofotográfico constituído de um tripé, cunha equatorial com motorização da marca skywatcher, uma câmera ZWO color cooled 294 pro com uma lente Canon 100mm made in Japan. Usamos um programa chamado Astro Photography Tool (APT) para gerar imagens num laptop. Capturamos várias fotos testes da região entre a nebulosa cabeça do cavalo, pegando a estrela Alnitak e a nebulosa do Órion (vários disparos de 5, 6, 7 segundos de duração).  A nebulosa Cabeça do Cavalo identificada como IC 434, Barnard 33 é uma nebulosa escura que foi fotografada pela primeira vez em 1888 por Williamina Fleming no observatório Harvard College. Está a 250 Parsecs ou 820 anos-luz de distância da Terra e tem um diâmetro de 4.4 parsecs ou 14.2 anos-luz. Alnitak é um sistema estelar triplo  com magnitude de 1,7 distando da Terra cerca de 230 Parsecs ou 740 anos-luz e está numa região cheia de nuvens de gás interestelar e poeira formando ativamente novas estrelas, incluindo NGC 2024 – a Nebulosa da Chama – e IC 434 – Nebulosa Cabeça do Cavalo. Por fim a grande nebulosa do Órion (M42, NGC 1976) uma brilhante nebulosa visível a olho nu, distante cerca de 430 parsecs ou 1400 anos-luz de distância. Tem um diâmetro de cerca de 10,6 Parsecs ou 34,7 anos-luz e é a região de formação estelar mais massiva, próxima da Terra. As estrelas mais jovens e mais brilhantes dessa nebulosa têm menos de 100.000 anos de idade, emitindo grande quantidades de radiação ultravioleta ionizante.

Preparativos para registro de imagens.

por volta das 19:00 os sócios do CEAAL começaram a chegar e como era sábado de carnaval (sábado de Zé Pereira) sabíamos que nosso número de visitantes iria cair, o que realmente aconteceu. Recebemos apenas dois visitantes nessa noite que tiveram a oportunidade de ver por um breve instante em nosso telescópio Shimidit-Cassegrain 8” Celestron, a Grande Nebulosa do Órion, Algieba (Gama Leonis), Alguns aglomerados abertos na Constelação da Carina, incluindo as ditas Plêiades Austrais e, no Cruzeiro do Sul, a Estrela de Magalhães. De início os visitantes e sócios foram desafiados a perceber, em pequeno aumento, a duplicidade de Gama Leonis, o que não conseguiram visualizar, então trocamos de ocular e nesse novo aumento, os sócios e visitantes puderam constatar a dupla. Sua distância a Terra é de 39,9 parsecs ou 130 anos-luz e sua duplicidade foi descoberta em 1782 por William Herschel. Já as Plêiades Austrais (IC 2602) é um proeminente aglomerado aberto descoberto por Abbe Lacaille em Março de 1752 na África do Sul. Sua estrela mais brilhante tem magnitude de 3,0 e é chamada de Theta Carinae. Sua distância da Terra é estimada em 160 parsecs ou 530 anos-luz e seu diâmetro é de 4,7 parsecs ou 15,3 anos-luz. Por fim a estrela de Magalhães, também chamada Acrux é a mais brilhante da Constelação do Cruzeiro do Sul. É um sistema múltiplo distante da Terra 98,7 parsecs ou 322 anos-luz. De início nossos visitantes não perceberam a dupla principal e com a troca de ocular visualizaram perfeitamente a realidade dessa estrela.

Sócios e visitantes observam vários objetos celestes.

terminamos nossas observações às 21:00 devido ao tempo que começou a fechar com nuvens altas. Compareceram nesse sábado os sócios do CEAAL, Romualdo Caldas, Waleska, Hélvio Peixoto e Marcos Acok. Muito obrigado a todos.

Já no domingo dia 19/02 realizamos nossa live apresentada por Romualdo Caldas e Paulo Coutinho. Começamos às 19:00 com Romualdo falando sobre os exatos 550 anos do nascimento de Nicolau Copérnico em 19/02/1473 e suas impressionantes realizações como o modelo heliocêntrico e seu importante livro Da revolução dos Orbes Celestes. Após essa apresentação, Paulo Coutinho falou sobre o quadro novo de nossa live: A estrela do mês. Paulo escolheu a estrela mais importante para nós, o Sol, e comentou todas as suas características físicas e químicas.

Live em vários momentos das apresentações.

Terminamos a live por volta das 20:15 com um bom engajamento de pessoas e perguntas pertinentes a respeito dos assuntos abordados.

Uma boa semana a todos.

Leave A Comment