Olá a todos os amigos e amigas do CEAAL em Alagoas, no Brasil e no Mundo.

Iniciamos nossas atividades no sábado, dia 04/02 às 16:00 com os preparativos da sede do CEAAL para a Palestra e às observações públicas gratuitas que começariam tão logo a noite chegasse.

Por volta das 18:50 colocamos o nosso telescópio no pátio de observações, enquanto os primeiros visitantes apareciam em nossa sede na Usina Ciência.

Por volta das 19:30 iniciamos nossa Palestra da Lua Cheia (PLC) com  o assunto sobre os 23 anos da Hipótese Terra Rara e seus argumentos astronômicos, palestra essa, proferida pelo atual Presidente do CEAAL, Romualdo Caldas. Cerca de 20 pessoas assistiram à PLC e tantas outras acompanharam pelo canal do Instagram do CEAAL. Tratamos sobre os conceitos de Zona Habitável (ZH) em nosso Sistema Solar e suas implicações em outras estrelas, dependendo da massa, brilho, idade desses astros. O cerne dessa Hipótese Terra Rara é de que o Universo pode estar repleto de vida, mas, de vida microbiana e que a vida de seres mais complexos como plantas e animais, deve ser muito rara. A plateia acompanhou com interesse e participou ativamente de nossa PLC fazendo perguntas interessantes. Terminamos por volta das 20:45.

Cartaz da PLC(By Zilma Janacá)

Início da PLC

Transmissão em nosso canal do Instagram

Após a PLC, fomos ao pátio de observação onde já havia muitas pessoas e colocamos à disposição do público presente, um telescópio de 8″ onde informamos aos observadores as características dos astros visualizados, tais como: A Nebulosa do Órion (M42, NGC 1976), um berçário de estrelas (Estrelas recém-nascidas de 100.000 anos) que dista da Terra cerca de 1400 anos-luz com uma estimativa de 24 anos-luz de diâmetro. O aglomerado NGC 2516 um grande aglomerado aberto na constelação de Carina e localizado na borda da Via-Láctea, contendo cerca de 100 estrelas sendo descoberto por Lacaille em 1752. Tal aglomerado é muito similar ao aglomerado aberto M44, tem cerca de 70 milhões de anos de idade e dista de nós aproximadamente 400 anos-luz.

Observando a grande nebulosa do Órion.

Observamos ainda a brilhante estrela Capella (Alpha Aurigae) com magnitude de 0,08 sendo a 6ª estrela mais brilhante do céu. Seu nome em latim significa “a cabrinha” e dista da Terra cerca de 42 anos-luz. É um sistema de duas estrelas gigantes e de duas anãs vermelhas que orbitam o par principal a 10.000 unidades astronômicas de distância.

Observando a nebulosa do Órion e Andreia Juelle recepcionando famílias para nossa noite de divulgação da Astronomia.

Encerramos nossas observações por volta das 22:00 atendendo cerca de 50 pessoas.

Agradecemos aos sócios que compareceram nesse sábado: Romualdo Arthur, Waleska, Neftali, Andreia Juelle, Thiago Guilherme e Aloísio Jr.

Já no domingo dia 05/02 realizamos nossa live quinzenal do YouTube com Betânia Pereira, Paulo Coutinho e Romualdo Caldas, recebendo os sócios Eduardo Lima e Moezio Vasconcellos. Nesta live Paulo Coutinho falou sobre poluição luminosa, Eduardo Lima e Moezio discorreram sobre evolução biológica e sua implicação para a vida extraterrestre e comentários de Romualdo e Paulo Coutinho. Romualdo ainda reportou a notícia de que foram confirmados mais 12 satélites em torno de Júpiter totalizando, agora, 92 satélites e ultrapassando Saturno que tem 83 luas confirmadas.

Momentos de nossa live no canal do YouTube do CEAAL.

Até próximo sábado e uma boa semana a todos.

Leave A Comment