Olá a todos os amigos e amigas do CEAAL em Maceió, em Alagoas, no Brasil e no Mundo. Realizamos um pernoite na noite de sexta-feira na casa de praia da família do sócio Helvio Peixoto. A finalidade do pernoite foi registrar imagens do cometa C/2023 A3 T. Atlas.
Chegamos na noite de sexta-feira à casa na praia de Riacho Doce às 19:30 e aguardamos os demais sócios do CEAAL que foram chegando sucessivamente e, por volta das 20:30 já estavam todos lá, cerca de 11 sócios do CEAAL.

Sócios do CEAAL no início do pernoite. Foto de Romualdo Caldas.
Montagem dos equipamentos. Foto de Wellison Silva.

O objetivo era o cometa, mas, alguns sócios registraram outros objetos como o aglomerado das Plêiades. As nuvens começaram a forrar o céu na madrugada do sábado reduzindo nossas esperanças de ver o cometa que surgiria no horizonte leste por volta das 03:40 da manhã.

Embora com o céu muito nublado, não perdemos nossas esperanças e ficamos de vigília das 03:50 às 04:45 da manhã e o esforço valeu a pena e, alguns sócios conseguiram registrar, entre nuvens, imagens do cometa. Terminamos essa ação de pernoite às 05:45 e deixamos o local.

Foto do Cometa por Carlos Vasconcelos.
Equipe do CEAAL no pernoite da caça ao Cometa C/2023 A3 T. Atlas. Foto de Carlos Vasconcelos.

Algumas horas depois, na plena manhã de sábado, coordenamos o início do 52º Curso de Iniciação à Astronomia (CIAst) apoiando a equipe para pegar as apostilas e o lanche dos alunos e sócios do CEAAL, além da preparação da sala de aula da Usina Ciência onde iniciaríamos o CIAst, e a montagem das pastas que os inscritos iriam receber.
Retornamos à Usina Ciência às 13:40 onde climatizamos a sala de aula e ligamos o data show e o laptop da primeira aula do 52º CIAst. Os minutos iam passando e os sócios do apoio e os primeiros alunos começaram a surgir para receber a pasta montada.

Começamos às 15:03 com a tradicional aula História da Astronomia com Romualdo Caldas, abordando a importância da Astronomia desde priscas eras, passando pelo crescente fértil, Egito antigo e outros povos, dando mais ênfase nos gregos e seu universo geocêntrico. Chegamos depois na queda do império Romano, início da idade média e a importância dos Árabes para a Astronomia. Por fim chegamos na era da revolução com Copérnico, Tycho Brahe, Johannes Kepler, Galileu Galileu e Isaac Newton. Terminamos às 17:10 e fomos para nosso lanche.

Aula de História da Astronomia com Romualdo Caldas. Foto de Péricles Terto.
História da Astronomia. Foto de Péricles Terto.

Após um intervalo de 30 minutos, voltamos para o curso, às 17:35 com a aula Esfera Celeste, ministrada por Lucas Morais falando sobre a abóboda Celeste, medições em graus, as constelações, polos celestes e exercícios com o aplicativo Stellarium. Terminou sua aula às 19:30.

Slide inicial da aula Esfera Celeste. Foto de Romualdo Caldas.
Lucas Morais inicia sua aula de esfera celeste. Foto de Jonathan Almeida.

Enquanto a segunda aula se desenrolava, Romualdo Caldas e Paulo Coutinho iniciavam a live no Instagram do CEAAL às 18:01 com Romualdo falando sobre o 52º CIAst , nossas visitações públicas, os diferenciais e pioneirismo do CEAAL nas observações públicas. Paulo Coutinho falou sobre uma notícia com relação a estrelas e seus exoplanetas. Terminamos nossa live às 18:31.

Romualdo Caldas e Paulo Coutinho falam sobre assuntos astronômicos na live do instagram do CEAAL.

Nossas observações públicas começaram às 19:00 com os primeiros visitantes observando Saturno e registrando imagens em seus aparelhos celulares o gigante com seus anéis quase de perfil e algumas de suas luas.

Registro de Saturno diretamente telescópios do CEAAL – celular – plataforma instagram.
Sócia do CEAAL registra imagem da estrela Beta do Cisne – Albireo.
Pequeno visitante observa Saturno. Foto de Gabriella Vitória.
Visitantes observam Saturno orientados por sócios do CEAAL. Foto de Gabriella Vitória.
Sócios do CEAAL preparam telescópio para receber o público visitante. Foto de Romualdo Caldas.
Gabriella Vitória registra imagens do céu com o telescópio robótico SeeStar S50 Darimann, juntamente com Romualdo Caldas. Foto de Waleska Lúcio.
Registro de Saturno e algumas de suas luas. Foto de Gabriella Vitória.

Além disso mostramos em nosso Telescópio robô, o SeeStar S50 Darimann, o processamento de imagens de aglomerados abertos como M7, aglomerados globulares como M22, a estrela Alpha Centauri, a estrela Albireo (Beta Cisne), a nebulosa M16, a estrela Alfa da Águia (Altair), a estrela Vega (Alfa da Lira) e o campo do asteroide Ceres. Nossos visitantes puderam acompanhar tudo(cerca de 35 pessoas).

M16. Foto de Gabriella Vitória usando o telescópio SeeStar S50 Darimann.
M7. Foto de Gabriella Vitória usando o telescópio SeeStar S50 Darimann.
M22. Foto de Gabriella Vitória usando o telescópio SeeStar S50 Darimann
Estrela Vega. Foto de Romualdo Caldas usando o telescópio SeeStar S50 Darimann.

Concluímos nossas atividades observacionais às 21:30 com o tempo muito nublado.

Agradecemos a todos os sócios do CEAAL que compareceram ao pernoite e aos eventos do sábado. É muito bom conviver com todos vocês. Muito obrigado.

Uma boa semana a todos.

Leave A Comment