Olá a todos os amigos e amigas do CEAAL em Maceió, em Alagoas, no Brasil e no Mundo.
Começamos nossas atividades astronômicas no sábado de manhã, dia 21/09 com a gravação de um vídeo de 6 minutos do atual Presidente do CEAAL, Romualdo Caldas, no canal do Tik Tok, convidando a todos para a visitação pública gratuita à sede do CEAAL, a Usina Ciência, que promovia sua segunda edição do Usina Ciência +divertida com shows de química, física, biologia e astronomia. O CEAAL participaria nas observações solares e noturnas, além de sua Palestra da Lua Cheia.
Retornamos à Usina Ciência às 13:45 para a preparação das observações solares onde os sócios do CEAAL usaram o telescópio solar Coronado PST numa montagem T2i Star Adventurer. Notamos algumas manchas solares e poucas proeminências. Logo se formou uma imensa fila para ver o astro-rei em sua magnificência. Terminamos nossa observação Solar às 16:30.
No início da noite, às 18:30 iniciamos nossas observações noturnas e, os visitantes que estavam nas salas dos shows de química, física, biologia e astronomia da Usina Ciência, centenas deles, correram para o pátio onde nossos telescópios estavam montados e, logo, uma fila se formou com adultos e crianças ansiosos para observar o Planeta Saturno com seus anéis quase de perfil. Vejam as fotos dos nossos visitantes observando conosco:
Aqui estão outras fotos da Usina Ciência +divertida onde tivemos um público de cerca de 500 pessoas fazendo desta ação de divulgação científica, um sucesso:
O CEAAL realizou também, às 19:30 a Palestra da Lua Cheia (PLC) de Setembro com o tema Manchas Solares e as teorias do eletromagnetismo. O palestrante foi o sócio do CEAAL e Professor do instituto de Física da UFAL, Elton Nascimento. A PLC foi transmitida pelo canal do Instagram do CEAAL e gravada para posteriormente ficar disponibilizada também, no canal do YouTube do CEAAL. A PLC terminou às 20:40 com muitos aplausos e perguntas.
Enquanto a PLC se desenvolvia, os outros sócios do CEAAL realizavam observações públicas com os visitantes que não deixavam de chegar para observar Saturno e acompanhar as capturas de imagens de objetos de céu profundo como a nebulosa da Lagoa (M8), o aglomerado aberto M6 (Borboleta), o aglomerado aberto M7 (Ptolomeu) por Andreia Joelle e a galáxia NGC 55 por Lucas Morais, distante 7 milhões de anos luz na direção da constelação do Escultor. Tanto Andreia quanto Lucas usaram o telescópio SeeStar S50 (Darimann) do CEAAL para obter e processar as imagens, tudo isso sendo acompanhado em primeira mão por nossos visitantes. Do outro lado do pátio de observação da Usina Ciência, Wellison Silva tirava fotos com seu celular da parte norte da Via-láctea, abrangendo a constelação do Cisne e outras nas proximidades.
Terminamos nossas ações do sábado às 22:00 recebendo cerca de 500 visitantes durante a tarde-noite de divulgações científicas promovidas pela Usina Ciência e com participação ativa do CEAAL. Vejam algumas fotos das redes sociais de nossos visitantes:
Já no domingo, 22/09/2024, começamos cedo nossas observações, de madrugada. Por volta das 4:00 da manhã, intrépidos sócios da comissão de Astrofotografia do CEAAL, Carlos Vasconcelos e Andesson Mendes, foram á orla de Maceió (posto 7) para capturar imagens do Cometa C/2023 A3 (Tsuchinshan-ATLAS) que está na direção da constelação do Sextante. Nossos sócios obtiveram êxito e tiraram fotos do promissor Cometa. Vale ressaltar também, que outro sócio, o Demisson Lopes, registrou o cometa de sua residência. Vejam aqui algumas imagens preliminares:
Já a noite, tivemos nossa live tradicional do You Tube às 19:02 com Paulo Coutinho e Romualdo Caldas abordando os seguinte tema principal: A Terra teve, no passado distante, um sistema de anéis. Esta notícia foi relatada por Paulo Coutinho e gerou uma ampla discussão com participação ativa em nosso chat. Depois, Romualdo Caldas falou sobre as ações do CEAAL das semanas anteriores, sobre o último eclipse lunar parcial e o próximo eclipse lunar total, discorreu sobre as efemérides astronômicas até o final de Setembro/2024 e fez breves comentários sobre a futura Rede de Monitoramento Lunar (RML/AL) proposta pelo CEAAL com a participação já confirmada do Clube Eclipse de Arapiraca (Professores José Edson e Thierry), Planetário de Arapiraca (Professor José Edson) e a equipe de Astronomia do IFAL Satuba. Enfatizou que qualquer grupo de astronomia do estado que queira participar da RML/AL, é só contactar o CEAAL. Encerramos nossa live às 20:00.
Uma boa semana a todos.
Leave A Comment