Olá a todos os amigos e amigas do CEAAL em Maceió, em Alagoas, no Brasil e no Mundo.
O CEAAL iniciou seu projeto de observação diurno, assim se observa o Sol (Quintas solares), nesta quinta-feira, 22/08/2024 às 8:15 da manhã recebendo alunos do 9º ano do ensino fundamental e alunos do 1º ao 3º anos do ensino médio da escola estadual Dr. Fernandes Lima, situada no Sítio São Jorge. A escola fez o agendamento da visita com a Usina Ciência para experimentos de Física e Biologia e o CEAAL entrou com as observações solares.
Primeiro realizamos a observação solar aproveitando o tempo antes que as nuvens chegassem de vez. Os alunos puderam observar o Sol repleto de manchas (aproximadamente 9 a 10 grupos), além das proeminências solares em seu bordo, graças ao filtro de H-alfa existente em nosso tubo óptico solar. Utilizamos um telescópio Coronado PST numa montagem Star adventurer T2i que manteve o Sol sempre no centro do campo de visão.
Os alunos puderam observar e contar as manchas solares visíveis (Número de Wolf) e estimar a altura das proeminências visíveis na borda do Sol. Tais observações e estimativas foram realizadas no pátio da Usina Ciência.
50 alunos e 2 professores da escola estiveram presentes e após as observações solares às 09:10 foram para a sala de astronomia da Usina Ciência ter aulas com os alunos bolsistas/monitores da Usina Ciência.
As escolas podem agendar visitas à Usina Ciência em seu site (www.usinaciencia.ufal.br) e, caso o agendamento caia na quinta-feira de manhã, terão também, o bônus, das observações solares com sócios do CEAAL.
O instagram do CEAAL fez também um registro do início de nosso programa Assim se observa o Sol – Quintas solares. Designer de Solange Anjos, sócia do CEAAL:
Nosso canal do Tik Tok também publicou a primeira edição de nossas quintas solares:
Até o próximo Assim se observa o Sol, projeto diurno de disseminação astronômica do CEAAL para as escolas que agendam com a Usina Ciência às quintas feiras, de manhã. Nossas quintas solares.
Leave A Comment