Saudações a todos os amigos e amigas da Astronomia em Alagoas, no Brasil e no Mundo. Neste mês de Abril de 2022 o Centro de Estudos Astronômicos de Alagoas (CEAAL) realizará diversas atividades presenciais e online, fazendo jus aos seus 44 anos de existência desde quando foi fundado por Genival Leite e Lima em 1978.

Nossas observações públicas presenciais aos sábados a partir das 19:00 retornaram dessa vez com uma novidade – além dos nossos novos telescópios – do uso de câmeras astronômicas dedicadas, onde os sócios e visitantes podem acompanhar e registrar fotos da Lua e dos Planetas. Neste mês de Abril 2022, teremos os sábados dias 02, 09, 16, 23 e 30 à disposição do público e de forma gratuita, na nossa sede da Usina Ciência, AV. Aristeu de Andrade, 452, Farol, Maceió-AL. Vejam nosso Cartaz de abertura ao público das observações no último sábado de Março, elaborado por nosso sócio Hélvio.

Por Hélvio

Promoveremos também, a volta de nossa Palestra da Lua Cheia (PLC) dia 23/04/2022 às 20:00 na Usina Ciência com 25 vagas presenciais e inscrição pelo Doity (ainda vamos divulgar o link) gratuita. Faremos a PLC também de forma online (Nosso canal no YouTube) de modo que qualquer pessoa, de onde estiver, poderá acompanhar essa PLC cujo tema será o interessantíssimo debate sobre as Hipóteses de Terra Rara x Terra Comum, defendidas respectivamente, por Romualdo Caldas e Paulo Coutinho. Quer saber mais sobre esse instigante tema? Inscreva-se no Doity e participe presenciamente ou acompanhe online e emita sua opinião no chat do nosso canal no YouTube. Vejam o Cartaz elaborado por nossa Sócia Zilma para esta PLC

Por Zilma Janacá

No dia 30/04/2022 às 15:00 iniciaremos nosso tão aguardado Curso de Iniciação à Astronomia (CIAst) em sua edição número XLVII. Será na sala de óptica da Usina Ciência onde disponibilizaremos 25 vagas abertas ao público em geral, interessado nos assuntos da Astronomia: Aulas teóricas e práticas com os assuntos: História da Astronomia, Esfera celeste, Movimentos celestes, Sistema Solar, Estrelas, Constelações, Cosmologia, Astronáutica, Galáxias, aglomerados e nebulosas, Instrumentos astronômicos, Astrobiologia, dicas de programas de astronomia e entrega de certificados para os alunos e instrutores. Vejam o cartaz do CIAst feito por Ernande Jr.

Por Ernande Jr.

Teremos ainda, neste mês, nossas já tradicionais lives no You Tube (domingos) e no Instagram (sábados) ambas as lives serão quinzenais nas seguintes datas: You Tube no canal do CEAAL: 03/04 e 17/04 (a partir das 19:30), além de nossa live especial da PLC, no sábado dia 23/04 relatada em parágrafo anterior, acima; Instagram no canal do CEAAL : 09/04 e 23/04 às 19:00. Assistam.

Visitem o CEAAL e/ou acompanhem nossas lives. CEAAL, 44 anos de dedicação à Ciência, fomentando a divulgação, o ensino e a pesquisa da Astronomia no Estado de Alagoas, no Brasil e no Mundo!

 

Leave A Comment