Por David Duarte
No próximo domingo, dia 3 de novembro de 2013, acontecerá um Eclipse Solar Híbrido, fenômeno em que o máximo do eclipse se apresenta total para alguns lugares e anular para outros. Para a porção do território brasileiro que poderá observar o eclipse, este se mostrará parcial. De Maceió, poderemos observar um máximo de aproximadamente 17,5%.
O CEAAL observará o fenômeno em evento aberto ao público, na orla marítima de Maceió, precisamente no trecho em frente ao “Alagoinhas”. Levaremos telescópios e demais instrumentos para observação do fenômeno através do método de projeção, uma observação indireta, totalmente segura, pela qual o disco solar é projetado em um anteparo, permitindo ainda que várias pessoas observem simultaneamente o passar da Lua na frente do Sol, bem como, possivelmente, algumas manchas solares, haja vista o fato de estarmos em um período de máxima do ciclo solar de Schwabe.
Também vamos disponibilizar filtros para observação direta assistida dos transeuntes.
Visto do local, o eclipse terá início às 08:01, atingirá o máximo às 09:00 e terminará às 10:06, pelo horário de Maceió (GMT -3).
Para mais informações sobre o eclipse, visite:
Você também pode usar um software planetário para fazer uma simulação de como o eclipse será visto daqui. O programa Stellarium, gratuito, pode ser usado para esse fim:
ATENÇÃO: Não observe diretamente o Sol a olho nu, por instrumentos ópticos, NEM através de filtros inadequados, como radiografias, papel alumínio ou vidro enfumaçado.
O filtro seguro mais simples que se pode usar é um vidro de máscara de soldador Nº 14 ou maior, que pode ser comprado em lojas de ferramentas. Ainda assim, recomenda-se observar durante até 10 segundos por vez e descansar a retina por um minuto antes de observar novamente.
Leave A Comment