CEAAL

Manual da AAVSO em Português

Manual da AAVSO em Português

O CEAAL fez a tradução para a língua portuguesa do Manual da AAVSO para Observação Visual de Estrelas Variáveis. A versão já foi publicada no website da AAVSO. Conheça detalhes da tradução e faça o download pelos links abaixo.

Mediante sugestão de Edmilson Souza Barreto e sob coordenação de David Duarte Cavalcante Pinto, estes e mais três membros do CEAAL (Adriano Aubert Silva Barros, Kizzy Alves Resende e Luiz Antônio Santos Medeiros) trabalharam na confecção da versão em português do Manual da AAVSO para Observação Visual de Estrelas Variáveis.

A tradução para a língua portuguesa foi um trabalho árduo, bem como o nosso querido, mas “rude e doloroso idioma” (Língua Portuguesa, de Olavo Bilac). Com incentivo dos demais sócios do CEAAL, os cinco membros acima dividiram a tarefa em partes. Após cada um concluir o seu respectivo trecho do manual, a revisão da tradução e para correção ortográfica e gramatical ficou sob os cuidados de David Duarte, o qual, após concluir esta etapa, trabalhou juntamente com Sara Beck, da AAVSO, para a formatação e revisão final. Agradecemos grandemente a Sara.

O Manual da AAVSO (The American Association of Variable Star Observers) é deveras um guia completo e essencial para a atividade de observação de estrelas variáveis. Absolutamente necessário aos iniciantes, é também imensamente útil aos observadores experientes. O Manual apresenta informações precisa e eficientemente resumidas sobre definição, nomenclatura e características dos diferentes tipos de estrelas variáveis, e ensina didática e detalhadamente todos os passos da observação visual de variáveis, desde a preparação e planejamento de uma sessão de observação à produção e impressão de cartas, métodos eficazes de aferição de magnitude, diretrizes sobre como relatar corretamente os dados à AAVSO, entre outras importantes informações. Versões do manual em chinês, francês, italiano, japonês, polonês, espanhol, turco e finlandês já estavam disponíveis anteriormente. Agora, felizmente, desde o dia 1° de setembro de 2011 — ano em que a AAVSO celebra seu aniversário de 100 anos de fundação — já se fez pública a versão em língua portuguesa, traduzida a partir da versão original mais atual, de janeiro de 2010. Esperamos que nossa contribuição seja de grande auxílio à comunidade astronômica de língua portuguesa atuante na área de estrelas variáveis, uma das áreas em que a contribuição do amador é mais importante e apreciada.

Abaixo, seguem os links:

Para a página do Manual no website da AAVSO:

http://www.aavso.org/visual-observing-manual

Diretamente para a versão em Português:

http://www.aavso.org/visual-observing-manual-portuguese

Para a nota publicada na página inicial da AAVSO:

http://www.aavso.org/visual-observing-manual-portuguese-version

Comments are closed.