Olá a todos os amigos da Astronomia. O CEAAL realizou dia 11/11/2019 a cobertura do Trânsito de Mercúrio pelo disco solar que de nossa localidade conseguimos acompanhar todo o evento do começo ao fim (09h35 às 15h04). Realizamos as observações em nossa sede na Usina Ciência com vários telescópios protegidos com papel alumínio para o tubo telescópico não esquentar muito e, filtros astronômicos solares apropriados para observação direta solar.

Telescópios protegidos com filtros solares seguros da Thousand Oaks e tubos recobertos por papel alumínio para proteção contra o calor.

Nossos sócios compareceram em bom número e várias escolas agendadas para a Usina Ciência e visitantes apareceram para observar conosco tão raro fenômeno astronômico. Ainda fizemos transmissão ao vivo de boa parte do trânsito pelo nosso Canal do You Tube –  https://www.youtube.com/watch?v=7UVG34xLtdA –

  Visitantes e alunos de escolas públicas lotam pátio do mirante da Usina Ciência e observam conosco o interessante fenômeno.

Gravando o evento e transmitindo ao vivo para nosso canal no YouTube; Pessoas de várias faixas etárias veem Mercúrio cruzar o disco solar.

Cerca de 200 pessoas apareceram e, através de nossos telescópios, puderam observar o trânsito de Mercúrio. O próximo será apenas em 2032 e nós veremos apenas uma parte desse futuro evento.

Agradecemos aqui a todos os sócios que colaboraram com a cobertura desse evento, desde o sábado com a proteção de nossos telescópios, até o último minutos de observação.

Uma boa semana a todos.

2 Comments

  1. novembro 14, 2019 at 5:17 pm

    Eu tive por ai e deixei com David uns adereços para ele adicionar aos telescópios. Minha visita foi como vampiro.
    Vi a instrumentada toda.

    • romualdo caldas-Reply
      novembro 15, 2019 at 2:10 pm

      Parabéns, Seu Fidelis

Leave A Comment