Olá a todos os amigos da Astronomia. Durante dois sábados consecutivos (09/03 e 16/03/2019) o Centro de Estudos Astronômicos de Alagoas (CEAAL) realizou para seus sócios novatos e também para não sócios que já fizeram o Curso de Iniciação à Astronomia (CIAst), um seminário sobre Estrelas Variáveis. Nos dois sábados, o horário foi das 16:00 às 18:00, parte teórica e, a partir das 19:00, a parte prática.

Primeiro sábado com noções sobre Estrelas Variáveis com Romualdo Arthur

Abordamos os princípios básicos do estudo de variáveis, com base no manual em português da Associação Americana de Observadores de Estrelas Variáveis (AAVSO), entidade que desde 1911 recebe dados observacionais do mundo todo sobre estrelas variáveis. (www.aavso.org). Vale ressaltar que a tradução para o Português desse manual, foi mais um excelente trabalho dos sócios do CEAAL.

Sócios na atividade de observação visual e com DSLR. Foto da região da Estrela Variável Cefeida RZ Vel

Aprendemos sobre o que são estrelas variáveis, como achá-las, quais estrelas procurar, suas classificações, como fazer as medições de magnitude, instrumentos que devemos utilizar para tal atividade e como se associar à AAVSO e mandar suas observações. Reativamos a Comissão de Estudos de Estrelas Variáveis do CEAAL e aprendemos como observá-las visualmente e com DSLR tendo em vista alguns projetos para o futuro.

Segundo sábado de estudo das Variáveis

Romualdo Arthur foi o instrutor desse seminário que contou com uma boa participação de sócios. Agradecemos ao apoio de nossos sócios, da Usina Ciência e da Universidade Federal de Alagoas (UFAL). Uma boa semana a todos.

Leave A Comment