Olá a todos os amigos da Astronomia. Nesse início do mês de Novembro de 2019 o CEAAL irá realizar diversos eventos relacionados com o ensino e divulgação da nossa bela Ciência de Urânia.  No sábado dia 9/11 a começar pela manhã das 9h até às 21h na Praça Dois Leões em plena Bienal do Livro, levaremos a exposição paisagens cósmicas para comemorar e homenagear o grande Cientista, Estadunidense,  Carl Sagan, pelos feitos realizados por ele no ensino e divulgação da Ciência e o despertar em vários jovens, o gosto pela Astronomia, através de seus programas televisivos, na década de 80 e 90. Ainda no dia 9/11 às 15:00 teremos nossas últimas aulas do Curso de Iniciação à Astronomia (CIAst) na Usina Ciência e, à noite, observações telescópicas também na Usina Ciência.

Programação completa do início de Novembro 2019

Cartaz do Carl Sagan Day e a sócia mirim do CEAAL, Júlia, posa ao lado de nossa Estátua da Liberdade, próxima ao Porto de Jaraguá em Maceió-AL. Essa estátua é uma das réplicas menores da Estátua da Liberdade de Nova York feita pelo mesmo artista da maior e mais famosa, e colocada em nossa capital em 1918.

Dia 10/11 das 18h até às 22h na praça dois Leões, no bairro do Jaraguá, no encerramento da Bienal do Livro, realizaremos o nosso tradicional Assim se Vai aos Astros ( Sic Itur ad Astra) onde levaremos dois telescópios para o povo observar a Lua, o Planeta Saturno e objetos de céu profundo.

Cartaz de nosso Assim se Vai aos Astros

Dia 11/11 das 9:00 às 15h, na Usina Ciência, vamos cobrir o evento do Trânsito de Mercúrio pelo disco solar, evento raríssimo que ocorre apenas cerca de 12 ou 13 vezes por século. Aqui, em nossas paragens, vamos observar todo o evento e de forma gratuita, usando filtros astronômicos solares seguros para observação (Thousand Oaks) e também telescópio para projeção de imagem em anteparo. Nesse dia alertamos todo cuidado: Jamais olhe diretamente para o disco solar e nem use chapas de raio-x ou outro material não seguro, visto que você pode perder a visão definitivamente (Cegueira irreversível).

Cartaz do Trânsito de Mercúrio e novamente nossa sócia mirim, Júlia, posa ao lado da estátua de Hermes (Mercúrio) do início do Século XX e exposta na entrada da Associação Comercial no bairro do Jaraguá, onde acontece a Bienal do Livro, na rua Sá e Albuquerque em Maceió-AL.

Com esses avisos, o CEAAL aguarda todos para acompanhar conosco todos esses eventos.

Leave A Comment