Pernoite e astrofotos do Carnaval 2013

Neste Carnaval o CEAAL foi registrar os confetes do Céu do Interior de Alagoas. Veja as novidades:

Por Kizzy Alves Resende

Enquanto milhares de pessoas foram pular o carnaval da forma convencional, o Centro de Estudos Astronômicos de Alagoas resolveu observar os confetes do céu de Cacimbinhas-AL. O sítio da sócia Simone Barros já é familiar ao CEAAL e aos leitores do site, localizado no semi-árido de Alagoas a cerca de 176 km de Maceió, recebeu nos dias 09, 10 e 11 de Fevereiro os membros do CEAAL, Adriano Aubert e sua esposa Rosângela, Jeová Junior e sua noiva Kizzy Resende, Simone e Roberta Dias, que foram realizar o segundo pernoite de 2013 durante o carnaval, o grupo foi sedento pelo céu com pouca poluição luminosa do município afim de realizar astrofotografias, observar o céu e quem sabe, encontrar os cometas visíveis.

Para saber um pouco mais sobre o sítio de observações confira os relatos anteriores na sessão de notícias do site.

Entrada do Município

O grupo viajou para Cacimbinhas/AL no sábado, dia 09 de Fevereiro com pretensão de retornar a Maceió na manhã de segunda, dia 11, pois a previsão do tempo para os dias seguintes era de nuvens altas, o que atrapalharia as observações. Ao chegar no sítio o CEAAL surpreendeu-se com a novidade: Simone Barros pretende transformar o seu sítio em um Observatório Municipal em homenagem à sua mãe, Lindalva Barros de Abreu, que foi a primeira funcionária pública do município e Simão José Januario, primeiro prefeito de Cacimbinhas.

Para iniciar seu projeto, Simone pintou nos muros do sítio o seu nome, o nome provisório do Observatório.

Clique na imagem para ampliar

Com muita descontração e concentração no céu, as marchinhas tocaram boa parte da noite, num céu maravilhoso e sem nuvens, apenas a poluição luminosa das cidades vizinhas atrapalham um pouco nos horizontes. Durante o primeiro dia do pernoite, das 21h do dia 09 a aproximadamente 04:30h do dia 10, enquanto os demais sócios do observavam objetos do céu profundo através dos telescópios, Adriano e Jeová solicitavam cautela ao pisar no chão pois passaram a noite a astrofotografar o céu, afinal, os cometas Lemmon e Panstarss poderiam ser vistos durante estas noites.

Adriano, Jeová e Kizzy aproveitando o céu escuro de Cacimbinhas

Clique na imagem para ampliar

Clique na imagem para ampliar

Paralelamente ao Pernoite em Cacimbinhas, os também membros do CEAAL, Aloísio Junior e Romualdo Arthur, foram pernoitar no sítio da sogra do sócio Junior em Batalha/AL, Romualdo também obteve algumas astrofotografias.

A Astrofotografia inclusive, foi o forte destes dois pernoites, infelizmente em Cacimbinhas não foi possível registrar o Cometa Lemmon devido ao horizonte obstruído, mas Romualdo registrou-o em Batalha/AL, confira abaixo algumas das fotos obtidas pelo CEAAL durante os pernoites.

Trails da Região Sul, 4 imagens de 15min somadas, totalizando 1h de exposição iso 800. Câmera Canon T1i. Processada com DeepSkyStacker e Photoshop CS5. Foto de Jeová Junior em 09.02.2013 Cacimbinhas/AL.

Região de Eta Carinae, 9 imagens de 5seg somadas e empilhadas com o software Iris V.5.59 e processada com o software Gimp v.2.6.11. Foto de Adriano Aubert em 11.02.2013 Cacimbinhas/AL.

O segundo dia, domingo, dia 10, foi descontraído. Jeová e Kizzy aproveitaram para visitar familiares em um município vizinho, Santana do Ipanema/AL, mas voltaram rapidamente, nesta tarde os participantes e foram contagiados pelo espírito brincalhão do carnaval.

Espuminha, hahaha

Durante a noite também foi possível observar diversos objetos Messier, galáxias das Constelações do Leão e da Virgem que já se faziam altas no horizonte oeste durante a madrugada, bem como Planetas, como Jupiter e Saturno. A noite revelava mais estrelas e mais astrofotografias, o Céu não apresentou nenhuma nuvem durante toda a noite, o pernoite durou até aproximadamente as 4h da manhã.

Confira mais astrofotografias, clique na imagem para ampliar:

Trails da Região Sul, 9 imagens de 15min somadas, totalizando 2h15m de exposição iso 800. Câmera Canon T1i. Processada com DeepSkyStacker e Photoshop CS5. Foto de Jeová Junior em 11.02.2013 Cacimbinhas/AL.

Cometa Lemmon, 19 imagens de 10seg, processadas com o Software DeepSkyStacker. Câmera Canon T1i. Foto de Romualdo Caldas em 11.2.13, Batalha/AL.

Centro Galáctico, 09 imagens de 10″ somadas. Câmera Canon T1i. Processada com DeepSkyStacker e Photoshop CS5. Foto de Jeová Junior em 11.02.2013 Cacimbinhas/AL.

Cruzeiro do Sul e o saco de carvão, 6 imagens de 30″ somadas e empilhadas com o software Iris V.5.59 e processada com o software Gimp v.2.6.11. Foto de Adriano Aubert em 11.02.2013 Cacimbinhas/AL.

Por volta de meio dia da Segunda, dia 11, o CEAAL retornou a Maceió, cheio de trabalho a fazer: processar as astrofotografias. O CEAAL agradece a oportunidade de realizar estes pernoites à sócia Simone Barros, na pretensão de retornar outras vezes para o escuro céu de Cacimbinhas.

Participantes do Pernoite de Carnaval em Cacimbinhas/AL: Simone Barros, Adriano Aubert, Rosângela Silvestre, Roberta Dias, Kizzy Resende e Jeová Junior.

Leave A Comment