Palestra da Lua Cheia – Setembro de 2012

No dia 26/09/2012, o CEAAL promoveu mais uma Palestra da Lua Cheia, sob o tema “Quadro Branco Interativo: Apresentando uma alternativa de baixo custo e exemplos de aplicações ao ensino de Astronomia”.

A Palestra da Lua Cheia, tradicional programa do CEAAL, teve a edição de setembro de 2012 ministrada pelo membro David Duarte C. Pinto, com o tema “Quadro Branco Interativo: Apresentando uma alternativa de baixo custo e exemplos de aplicações ao ensino de Astronomia”.

O objetivo foi divulgar ao CEAAL e ao público presente uma configuração de custo reduzido (de 80 a 280 reais) para um quadro branco interativo (lousa digital, painel digital, etc) a fim de enriquecer o quadro de ferramentas usadas pelo CEAAL nas atividades de ensino de Astronomia, que é uma das três áreas fundamentais de atuação da instituição. O palestrante fez a apresentação dos itens necessários e a instrução de como disponibilizá-los e fazer o método funcionar. Posteriormente, fez uma demonstração do uso básico da tecnologia e de algumas aplicações com softwares astronômicos e afins.

O método apresentado na palestra é denominado Wiimote IWB (Wii Remote Interactive Whiteboard), devido ao uso de um controle do videogame Nintendo Wii (precisamente, sua câmera infravermelha). É de autoria de Johnny Chung Lee, que desenvolveu o primeiro software com essa finalidade há alguns anos. Para mais informações, acesse: http://johnnylee.net/projects/wii

Com público de quase 20 pessoas, entre sócios do CEAAL e frequentadores assíduos, a palestra teve início por volta das 21 h, e se estendeu por uma hora.

 

O palestrante inicia a apresentação

Público assiste à palestra

Demonstração de funcionamento do método

Leave A Comment