Oficina de Astronomia para Professores da SEMED

O CEAAL e o OAGLL realizaram uma oficina de Astronomia para professores das séries iniciais da Secretaria Municipal de Educação de Maceió. Saiba como foi.

Adriano Aubert explanando sobre o universo para professores da Secretaria Municipal de Educação de Maceió.

Por ser interdisciplinar e fascinante, a Astronomia serve como base para o ensino de ciências desde a educação infantil até o ensino superior, no entanto, esta teoria não é praticada na maioria das instituições de ensino, pois o nível de conhecimento astronômico dos instrutores não e suficiente para que haja esta base desde as séries iniciais.

Professores da rede municipal aprendendo a montar um planisfério.

Analisando esta situação e em busca de soluções, o Centro de Estudos Astronômicos de Alagoas e o Observatório Astronômico Genival Leite Lima, em parceria com a Usina Ciência, realizou no dia 01 de Julho a primeira etapa de um mini-curso para capacitação de professores de Astronomia, o qual foi direcionado para professores de ciências da Secretaria Municipal de Educação e realizado no auditório da Usina Ciência da UFAL. Durante o curso foram explanadas algumas formas para o professor atuar com seus alunos utilizando conhecimentos de Astronomia e métodos para fixação do conteúdo.

Adriano discutindo com os professores conceitos como os movimentos da Terra, o dia, a noite e as estações.

As aulas foram ministradas por Adriano Aubert, professor de Física da Rede Estadual de Ensino, presidente do Centro de Estudos Astronômicos de Alagoas, CEAAL e professor responsável pelo OAGLL, o mini-curso foi ministrado para duas turmas, divididas em tarde e noite, onde houve um total de 17 professores participantes. Em duas horas de curso foram abordadas técnicas e noções básicas de Astronomia, localização na terra e reconhecimento de céu, como aula prática, foram realizadas oficinas de constelário, planisfério e confecção do sistema solar com os planetas em escala reduzida, foi utilizada a escala de 1/7.000.000.000.

A utilização de maquetes simples de isopor esclarece e torna concreta conceitos como as fases da Lua.

Maquete do Sistema Solar (1/7.000.000.000) com uma bola de isopor e pedaços de papel alumínio.  

Os professores atendidos são das áreas humanas, exatas e biológicas, os mesmos trabalham com educação infantil e/ou fundamental e médio. Os temas trabalhados durante o curso são vistos nas séries iniciais e aperfeiçoados ao longo dos anos acadêmicos, sendo assim, os professores tem de ser além de professor de ciência, um disseminador do conhecimento Astronômico, o que proporciona mais domínio de conceitos para o professor e facilita o entendimento do aluno.

A construção de um constelário, ou de um planisfério, além da atividade lúdica, traz ao alunado a compreensão sobre o que é uma constelação.

 

Kizzy Alves Resende

Leave A Comment