OAGLL e CEAAL no XIII EANE em Natal/RN

O Encontro de Astronomia do Nordeste de 2013 foi realizado em Natal/RN e o CEAAL estava por lá, confira como foi o evento.

Por Kizzy Alves Resende

Durante o feriadão de Corpus Cristhi, diversos astrônomos do Nordeste e do Brasil puderam se reunir para trocar experiências em Natal-RN. Com apresentações de trabalhos, palestras, oficinas, mini-cursos e mesas redondas, no período de 30 de Maio a 01 de Junho foi realizado nas dependências do Instituto Federal do Rio Grande do Norte – IFRN a XIII edição do Encontro de Astronomia do Nordeste – EANE, sob organização da Associação Norte-Riograndense de Astronomia – ANRA.

O Centro de Estudos Astronômicos de Alagoas – CEAAL e o Observatório Astronômico Genival Leite Lima – OAGLL se fizeram presentes no evento através dos membros Adriano Aubert e Rosangela Barros, Severino Fidélis e Dona Daia, Jeová Junior e Kizzy Resende, as irmãs Rose Dias e Roberta Dias e Thalmane Silva. Os representantes do CEAAL e OAGLL somaram 9 trabalhos, sendo 4 pôsteres, 4 apresentações orais e uma oficina, é possível conferir a programação do evento clicando aqui.

Credenciamento antes da abertura do evento.

Mesa de abertura do XIII EANE

O evento foi iniciado na noite de quinta-feira no auditório do IFRN, com os credenciamentos, onde os participantes inscritos receberam um kit com a camisa do evento e pasta com programação, bloco de papel e caneta, além de optarem pela visita ao Centro de Lançamento da Barreira do Inferno – CLBI. Na mesma noite foi realizada a abertura do evento, onde foram prestadas homenagens à Rômulo Argentiere, Romildo Póvoa e Antônio Soares de Araújo Filho, seguido da primeira palestra do evento intitulada “A Astronomia e as fronteiras do conhecimento”, ministrada pelo Prof. Joel Carvalho (UFRN, ON).

Prof. Joel Carvalho realiza a palestra de abertura.

Após a primeira palestra, a astrofesta contagiou a todos, com uma apresentação do Grupo de Ópera Canto Dell’Arte os participantes relaxaram os ouvidos e se prepararam para um coquetel que foi servido logo em seguida. Foi uma ótima noite.

Grupo de Ópera Canto Dell’Arte, assista os vídeos das músicas TOURDION e YOU RAISE ME UP.

No dia seguinte, sexta-feira, dia 30, o EANE iniciou suas atividades com uma palestra intitulada “Divulgação da Astronomia”, a qual foi proferida por Antônio Rosa Campos (CEAMIG). Seguida de coffee break.

Antônio Rosa Campos do CEAMIG ministrando a sua palestra

A segunda atividade do dia foi extremamente empolgante, especialmente para os participantes de outros Estados: uma visita ao Centro de Lançamento da Barreira do Inferno – CLBI. A equipe organizadora do evento disponibilizou dois ônibus com vaga para cem pessoas que puderam assistir uma palestra sobre as atividades desenvolvidas no Centro e posteriormente visitar as instalações do CLBI. Os participantes que não puderam realizar a visita, simultaneamente assistiram a uma palestra intitulada “A Barreira do Inferno no Programa Espacial Brasileiro”.

Delegação de Alagoas no CLBI, da esquerda para a direita: Seu Fidélis e Dona Daia, Thalmane, Roberta, Jeová e Kizzy, Rôse, Rosangela e Adriano.

Durante a visita a imprensa local esteve presente, clique AQ28UI para assistir uma reportagem do RN TV 2ª Edição sobre a visita dos participantes do evento ao CLBI.

O retorno do CLBI ao IFRN se deu próximo ao meio dia, então, após a pausa para o almoço, as atividades do EANE retornaram com as apresentações orais. Os apresentadores foram divididos em cinco salas e possuíam vinte minutos no total para a apresentação do trabalho.  Foram realizadas simultaneamente de 5 apresentações orais, sendo realizadas de três a quatro apresentações por sala, totalizando dezoito apresentações orais.

Adriano Aubert, OAGLL-CEAAL, apresentando seu trabalho “Estrelas Variáveis: Projetos de Pesquisa para o Astrônomo Amador”.

Jeová Junior apresenta seu trabalho “Análise Fotométrica de Estrelas NSV”.

Rôse Meire Dias, CEAAL-OAGLL, apresentando seu trabalho “Fotometria diferencial das estrelas variáveis RS Puppis, VY Caninae e U Carinae utilizando DSLR e o Software Iris”.

Roberta Dias, CEAAL-OAGLL, apresentando seu trabalho “Verificação da atividade solar a partir dos dados do SOHO no período de 2002 – 2012”.

Maria José Fidélis (D. Daia), CEAAL, apresentando seu trabalho “Astronomia e Literatura: Fragmentos e autores”.

Logo após mais uma parada para o lanche foram iniciadas as mesas redondas, as quais foram divididas em:

Mesa Redonda 1: Astronomia e Interdisciplinaridade (Com Adriano Aubert, OAGLL-CEAAL; Edrôbledo José da Silva, ANRA- FIC e Rosangela França de Melo, FIC)

Adriano Aubert, Rosangela França e Edrôbledo José.

Mesa Redonda 2: Ensino de Astronomia (Com Antônio Araújo Sobrinho, ANRA; Auta Stella Medeiros Germano, UFRN e Silvia Calbo Aroca, UFRN)

Antônio Araújo, Auta Estela e Silvia Aroca

Mesa Redonda 3: Os Clubes de Astronomia e a Educação Informal (Com José Roberto de Vasconcelos Costa, AEB-ABP-TPS-IPS; José Carlos do Santos, CAAFS e Tomaz Passamani, APA e LINEA)

José Roberto, José Carlos e Tomaz Passamani

Para concluir as atividades do segundo dia do evento, uma descontraída noite de observações do céu com telescópios foi organizada no campo de futebol do IFRN.

Na manhã do último dia de evento, os participantes já podiam começar a sentir saudade do Encontro. As primeiras atividades do dia foram os Minicursos e as Oficinas, divididos em dois momentos, um pela manhã e outro após a parada para o coffee break. As quatro atividades foram realizadas simultaneamente, dois minicursos e duas oficinas, sendo eles os seguintes:

Minicurso 1: Astronomia para crianças (Com Edivânia Bezerra de Lima, Thyago Paulino dos Santos e Ana Carolina Mattiuce).

Alguns participantes do Minicurso de Astronomia para Crianças

Minicurso 2: Astrofotografia (Com José Carlos Diniz – CANF, REA)

Sala lotada no minicurso de Astrofotografias

Oficina 1: OBA – Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica (Com Prof. João Batista Canalle – UERJ)

“Enchendo o Sol” na montagem do Sistema Solar em Escala

Prof. João Batista Canalle desenvolve um Sistema Solar em escala de tamanho.

Oficina 2: Instrumentos de Observação do Céu (Severino Fidélis de Moura – CEAAL)

Seu Fidélis prepara os equipamentos para iniciar sua oficina.

As oficinas e minicursos acabaram as 11 da manhã, e foram seguidas de duas palestras simultâneas, uma sobre a atividade “Jornadas Astronômicas”, ministrada por Antônio Araújo Sobrinho e outra sobre “Cometas”, por José Carlos Diniz, a qual substituiu a palestra sobre “Exoplanetas” que não pôde ser ministrada.

Palestra “Jornadas Astronômicas”, pelo Prof. Antônio Araújo Sobrinho (ANRA).

Palestra sobre Cometas, com José Carlos Diniz (REA, NGC 51)

Palestra “Cometas” por José Carlos Diniz (REA)

Logo após a volta da pausa para o almoço os trabalhos em pôster foram expostos no corredor de salas de aula da DIAC. Os apresentadores tiveram duas horas para mostrar seus trabalhos e conhecer os trabalhos desenvolvidos pelos colegas, trocar informações e experiências. Um espaço extremamente válido.

Kizzy Resende apresentando seu pôster “O Planetário da Usina Ciência: uma ferramenta para a popularização da Astronomia em Alagoas”.

O Corredor da DIAC/IFRN ficou pequeno para a quantidade de trabalhos expostos.

No entanto, infelizmente nem tudo dura para sempre, as atividades de encerramento do EANE começaram logo após mais uma parada para o lanche, e aproximadamente as 16:30h iniciaram-se os procedimentos de encerramento do Encontro. Mas as novidades e surpresas não pararam por aí.

Mesa de encerramento.

A mesa para o encerramento do evento foi composta pelo Prof. Dr. João Batista Canalle (UERJ), José Carlos (CAAFS), Adriano Aubert (OAGLL e CEAAL), Hibernon (CAFS), Tomaz Passamani (APA e LINEA), Antônio Araújo Sobrinho (ANRA), Ivo Matias (SEASE), José Roberto de Vasconcelos Costa (AEB-ABP) e Manuel Ricardo de Jesus Costa (SAMA).

Cada um dos participantes da Mesa expuseram suas opiniões sobre o evento e parabenizaram a organização, em especial, durante a mesa, Hibernon, presidente do Clube de Astronomia de Fortaleza garantiu o envio dos certificados do último EINA realizado em Fortaleza-CE, Tomaz Passamani defendeu a proposta de se estipular a data do feriado do Corpus Cristhi como data oficial para realização dos próximos EANE, que foi aceito em votação com os participantes em questão e a surpresa da noite, a candidatura para a sede do EANE em 2015.

Ivo Matias, SEASE, defende a proposta para sediar o XV EANE em Sergipe.

As instituições que sediam o EANE são definidas dois anos antes em Assembleia de encerramento, o XIV EANE, será realizado em 2014 na Paraíba, sob organização da APA. Na assembléia de encerramento do XIII EANE promovida pela ANRA no Rio Grande do Norte, Ivo Matias, presidente da Sociedade de Estudos Astronômicos de Sergipe, defendeu a candidatura da SEASE para sediar o XV EANE de 2015 em Aracaju-SE. A proposta foi aceita pelo público com unanimidade de votos.

Após tantos bons acontecimentos, o XIII EANE foi encerrado, mas não antes sem a entrega de diversos brindes, os quais foram sorteados entre as fichas com números entregues aos participantes antes da assembleia de encerramento. Dentre os brindes estavam DVDs, livros, revistas, lembranças do IFRN, camisas do evento e pastas dos kits. Clique AQUI para assistir a reportagem do “IFRN em Foco” sobre o evento, inicie aos 6m36s.

Entrega de brindes aos participantes

Findou-se na noite de sábado, dia 01 de junho, mais uma edição do Encontro de Astronomia do Nordeste-EANE, este que veicula entre os melhores encontros de astronomia já realizados, o qual cativou a todos os participantes com a grande simpatia da comissão organizadora e dedicação para a realização do evento. Desde já, o CEAAL e o OAGLL parabenizam a ANRA e seus colaboradores pela belíssima organização do evento e a todos os participantes, que fizeram deste, um encontro de astronomia para aprender, ensinar, trocar experiências, divulgar, rever os amigos e também, para sentir saudade.

Foto oficial do XIII EANE. Clique para ampliar.

Confira aqui outras fotos do evento: Album 1 e Album 2 (facebook)

Visite o site oficial do XIII EANE: www.anra.com.br/eane

Assista abaixo vídeo preparado pela organização para o encerramento do evento:

Ao clicar na imagem você será redirecionado para o endereço do vídeo no youtube.

Leave A Comment