Olá a todos os amigos da Astronomia, é com imensa satisfação que informamos que os sócios David Duarte e Romualdo Caldas, do Centro de Estudos Astronômicos de Alagoas (CEAAL) ganharam no dia 11/09/2020, o Astronomy Picture of the Day (APoD) da NASA: https://apod.nasa.gov/apod/ap200911.html. 

Tal registro foi na madrugada do dia 06/09/2020 por volta das 01:35 durante uma live do You Tube do Observatório Nacional (ON), onde os sócios supramencionados estavam trabalhando para registrar as imagens ao vivo do reaparecimento de Marte na borda parcialmente iluminada da Lua. segue o endereço do YouTube desta live do ON e, nossa maior participação, está por volta de 2h24s de vídeo: (https://www.youtube.com/watch?v=mEDg4-ZIjaM). Tal fenômeno, motivo da live e de nossa foto, é chamado de ocultação astronômica – que no caso da foto envolveu a Lua e Marte –  quando um objeto celeste de diâmetro aparentemente maior, oculta outro astro de diâmetro aparentemente menor. Como a Lua está mais próxima de nós, embora seja na realidade menor do que Marte, que está mais afastado, parece, para nós, que a Lua é maior. Por isso falamos em diâmetro aparentemente maior*. Registramos esse evento – a emersão de Marte – com um telescópio Schmidt-Cassegrain de 12″(da Usina Ciência, extensão da Universidade Federal de Alagoas (UFAL), que nos apoia há mais de 20 anos) acoplado a ele uma câmera QHY 183 Color Cooled (de Romualdo) e programa de computador Sharpcap. Gravamos vários vídeos no que resultou na bela imagem deste fenômeno celeste. Cumpre lembrar que a filha do Romualdo, Júlia Caldas, de 9 anos de idade, esteve junto presenciando e aprendendo o desenrolar da ação.

Foto do Setup utilizado para registrar a imagem premiada.

Júlia, Romualdo e, em primeiro plano, David, no dia do registro

Notamos de imediato, devido as boas condições atmosféricas nesse horário da gravação dos frames, que a imagem iria ficar muito boa. David, do qual tem 90% do mérito, teve a ideia de, quando a foto fosse processada por ele, mandar para o site do APOD da NASA, que escolhe e publica todo dia a melhor foto do mundo todo. Coube a nós, do CEAAL, a honra de sermos escolhidos no dia 11/09/2020.

Foto APOD (NASA) dia 11/09/2020. By CEAAL Members (David Duarte e Romualdo Caldas).

Agradecemos aqui, mais uma vez à Usina Ciência, pelo enorme apoio nos dado e ao Observatório Nacional pela importante missão de compartilhar nossas imagens (de todos os que participaram da live) para o Brasil e o Mundo.

Um abraço a todos e até mais.

NOTA* Nem sempre o fenômeno da ocultação astronômica acontece quando um corpo celeste aparentemente maior oculta outro aparentemente menor quando acontece nos casos onde a Lua oculta planetas e estrelas, onde nós sabemos que planetas e estrelas são maiores que a Lua e, só parecem menores que esta, porque estão bem mais distantes da Terra. Entretanto, às vezes, o fenômeno de ocultação astronômica ocorre quando um corpo de diâmetro maior oculta mesmo, realmente, outro de diâmetro menor. Exemplos: Quando a Lua oculta asteroides, cometas ou quando Júpiter oculta seus satélites. Nesses últimos exemplos, os objetos celestes ocultadores são realmente maiores que os objetos celestes ocultados.

4 Comments

  1. março 9, 2021 at 6:52 am

    Hello 🙂 I am Tommy, its my first occasion to commenting anyplace, when i read this paragraph i thought i could also create comment due to this brilliant post… Free Japan Guide

    • romualdo caldas-Reply
      abril 11, 2022 at 1:58 pm

      Thank you very much

  2. novembro 3, 2021 at 7:04 am

    ¡Nunca pensé que un tema tan cotidiano me resultaría tan enriquecedor!

    • romualdo caldas-Reply
      abril 11, 2022 at 1:57 pm

      Muchas gracias por tus comentarios

Leave A Comment