Entre os dias 22 e 24 de outubro, foi realizado o último dos projetos-alicerce globais do Ano Internacional da Astronomia 2009, as Noites Galileanas, quatro séculos após o mestre Galileu Galilei construir e apontar seu pequeno telescópio para o céu e ver o que nenhum outro homem havia visto, realizando descobertas que mudaram para sempre a civilização humana.

 

Durante o período, astrônomos profissionais e amadores, desde observadores individuais a grandes grupos de Astronomia, compartilharam seu conhecimento e entusiasmo com a população, disponibilizando seus telescópios para que o maior número possível de pessoas tivesse a oportunidade de ver os mesmos astros que Galileu viu 400 anos atrás. A exemplo das 100 Horas de Astronomia, foi um dos maiores eventos de divulgação científica de toda a história. Com mais de 1250 eventos em quase 90 países, estima-se que aproximadamente um milhão de pessoas pôde observar por um telescópio pela primeira vez.

As Noites Galileanas coincidiram, no Brasil, com a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, de 19 a 25 de outubro, um projeto realizado anualmente pelo Ministério da Ciência e Tecnologia, cuja finalidade é “mobilizar a população, em especial crianças e jovens, em torno de temas e atividades de ciência e tecnologia, valorizando a criatividade, a atitude científica e a inovação”.

O CEAAL (Centro de Estudos Astronômicos de Alagoas), em conjunto com o Observatório Astronômico Genival Leite Lima, teve a honra e o prazer de participar desses grandes eventos, trazendo à população alagoana a oportunidade de observar gratuitamente por nossos telescópios, assistir a sessões de planetário, participar de oficinas de Astronomia, além de apreciar a exposição “Paisagens Cósmicas: Da Terra ao Big Bang”, uma magnífica coleção de 21 painéis com fotografias de objetos celestes, cedida pela organização brasileira para o Ano Internacional da Astronomia 2009.

Além de Maceió, realizamos eventos em outros 5 municípios alagoanos, devido à parceria do CEAAL com a Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação, com a FAPEAL e com a UFAL, por seus órgãos de extensão, Usina Ciência e Museu de História Natural, no programa “Caravana Itinerante de Ciência e Tecnologia”, realizado anualmente durante o período da SNCT. A Caravana passou por Barra de Santo Antônio, Viçosa, São Miguel dos Campos, Santana do Ipanema e Piaçabuçu, respectivamente, de segunda a sexta-feira, entre os dias 19 e 23 de outubro.

O CEAAL foi representado na caravana por Kizzy Alves Resende, Edmilson Souza Barreto e pelos colaboradores Antônio Marcos da Silva e Carlos Henrique B. Ferreira. Contribuímos na caravana com os eventos de Astronomia: Exposição Paisagens Cósmicas; Sessões de Planetário; Oficinas de Astronomia; e Observações Públicas com Telescópios. Sendo, assim, 4 eventos por município, totalizando 20 eventos no interior no período das Noites Galileanas e SNCT.  A Caravana atendeu a mais de 5.000 pessoas naqueles 5 dias, tendo a maior parte do público participado dos eventos de Astronomia. Para mais detalhes sobre os eventos realizados no interior, confira o relato de Kizzy Alves Resende, também disponível em nosso site: Noites Galileanas e SNCT no interior

Em Maceió, realizamos mais 10 eventos, sendo 3 exposições e 7 sessões de observação pública.

Tínhamos disponíveis três cópias da Exposição “Paisagens Cósmicas: Da Terra ao Big Bang”, gratuitamente cedidas pela comissão organizadora do AIA no Brasil. Uma delas viajou com a caravana da SNCT para o interior, onde percorreu os 5 municípios anteriormente citados.

Do dia 18 ao dia 25, outra cópia da exposição permaneceu no Maceió Shopping (antigo Shopping Iguatemi), em espaço gratuitamente disponibilizado pela diretoria do shopping, que tem um fluxo mensal de aproximadamente 900.000 pessoas. Obviamente, a bela exposição neste local durante 8 dias permitiu uma grande divulgação da Astronomia e de nosso centro.

Cerca de 10% a 30% dos transeuntes paravam para apreciar a exposição mais detalhadamente e nos perguntar sobre o evento, o nosso grupo ou tirar alguma dúvida sobre o conteúdo dos painéis.

 

Também estava lá, em lugar de destaque, no centro da exposição, uma réplica de um dos telescópios de Galileu. Seguindo as descrições e fotos de uma das duas únicas lunetas do mestre italiano que restam ainda hoje conservadas no Instituto e Museu da História da Ciência, em Florença, os sócios Severino Fidélis de Moura e Adriano Aubert Silva Barros confeccionaram réplicas do instrumento que mudou o mundo 400 anos atrás para ilustrar esse grande evento e para que o público pudesse inclusive experimentar exatamente como Galileu observava àquela época.

A exposição no Maceió Shopping exigiu ampla participação dos sócios e colaboradores do CEAAL para que sempre houvesse um responsável pela exposição no local durante todo o período. Participaram de nossa escala os sócios Romualdo A. Alencar Caldas, David Duarte C. Pinto, Simone Barros de Abreu, Severino Fidélis de Moura, Adriano Aubert S. Barros, Lucas Benevides V. Amorim e Ivanderson Pereira da Silva, e os colaboradores Nadja, Allan Duarte C. de Araújo, Victor, Débora e José Maria.

A última exposição foi dividida em dois locais durante a semana. De 19 a 21, ficou no Colégio Monteiro Lobato, onde centenas de alunos puderam ter, na maioria, seu primeiro contato com a Astronomia apreciando as belíssimas imagens do telescópio Hubble, sondas espaciais e outros incríveis instrumentos.

No dia 22, a exposição seguiu para a Biblioteca Central da UFAL, onde permaneceu, no salão de entrada, até o dia 24, abrangendo o período oficial das Noites Galileanas, e divulgando novamente a Astronomia para a comunidade acadêmica.

Também planejamos e realizamos, naturalmente, o principal evento de divulgação astronômica, as Observações Públicas Gratuitas com Telescópios. Dos 7 eventos dessa natureza programados, 3 ocorreram no Observatório Astronômico Genival Leite Lima. Adriano Aubert Silva Barros, presidente do CEAAL e diretor do OAGLL, nos conta como foi:

“O Observatório esteve aberto ao público nos dias 20, 22 e 24, recebendo dezenas de curiosos, alunos do CEPA e da Universidade Luterana Brasileira. Recebemos, também, duas equipes de jornalismo dos dois canais de maior audiência aqui de Alagoas.

No dia 20 de outubro de 2009, terça-feira, iniciamos nossas atividades no observatório referente a participação nas Noites Galileanas e Semana Nacional de Ciência e Tecnologia. O observatório ficou aberto das 19:00 às 22:00 e recebeu 44 visitantes, que puderam observar as crateras lunares, Júpiter e seus satélites.

No dia 22 de outubro, quinta-feira, recebemos a visita de uma turma de alunos de Pedagogia da Universidade Luterana Brasileira, ULBRA. As pedagogas vieram conhecer o espaço que será destinado ao Centro de Ciências e Tecnologia da Educação de Alagoas e também nosso trabalho com o Observatório. Recebemos, na mesma noite, a visita de alunos do Centro de Estudos e Pesquisas Aplicadas, CEPA, complexo educacional no qual está instalado o observatório. Duas equipes de jornalismo, dos canais de maior audiência no estado, se fizeram presentes e puderam conhecer o observatório e suas ações de divulgação e ensino da Astronomia. Na noite recebemos um total de 80 visitantes.

No dia 24 de outubro, sábado, continuamos nossa participação na SNCT e nas Noites Galileanas, atendendo aos visitantes no observatório. Nos visitaram, neste dia, 43 pessoas.”

Mais detalhes sobre eventos promovidos no OAGLL podem ser acompanhados pelo blog do Observatório: http://oagll.blogspot.com/

Dos outros 4 eventos de Observação Pública, 3 foram realizados em locais públicos de Maceió e outro em nossa sede, na Usina Ciência.

Na quinta-feira, primeiro dia do período oficial das Noites Galileanas, além do evento no OAGLL, descrito acima, levamos 2 telescópios à Universidade Federal de Alagoas e os colocamos à frente da Biblioteca Central, local onde há maior fluxo de pessoas. Um dos telescópios foi apontado para a Lua, e outro para Júpiter. Mais de 200 pessoas observaram Júpiter, com suas faixas e satélites, e a Lua, um pouco antes do quarto crescente, antes que se pusesse por volta de 21:30.

Na sexta-feira, dia 23, complementando a exposição no Maceió Shopping, dispusemos 3 telescópios no estacionamento do mesmo. Como o shopping tem vários portões, e estávamos localizados de maneira que o movimento de somente um deles permitia que fôssemos vistos, aproximadamente apenas 50 pessoas observaram por nossos telescópios. Mas o céu apresentava-se rigorosamente límpido, e todas elas puderam ver com detalhes a Lua e Júpiter, e inclusive experimentar uma réplica de uma das originais lunetas de Galileu.

Para o sábado, dia 24, programamos 3 eventos de observação em locais distintos, um no OAGLL, já relatado anteriormente, outro na sede do CEAAL, na Usina Ciência, e um terceiro na Praça Multieventos. Entretanto, o tempo não estava bom, e esses eventos não atingiram as nossas expectativas.

Em nossa sede, na Usina Ciência, o sócio Severino Fidélis de Moura e os colaboradores Maria José Barros Fidélis de Moura e José Maria Clemente da Silva receberam mais de 20 visitantes, mas apenas 9 conseguiram ver a Lua e Júpiter por nossos telescópios em raras janelas entre as nuvens.

Na Praça Multieventos, na Pajuçara, local em que esperávamos atender até algumas centenas de pessoas, as condições meteorológicas mais uma vez não permitiram. Os sócios Romualdo A. Alencar Caldas e David Duarte C. Pinto, e o colaborador José Haldson C. Tabosa levaram dois telescópios ao local, mas apenas 23 transeuntes puderam observar a Lua e Júpiter entre as nuvens.

E encerramos as atividades no domingo, dia 25, com o último dia da Exposição Paisagens Cósmicas no Maceió Shopping.

 

 

Foi para o CEAAL novamente uma honra participar de mais um grande evento do Ano Internacional da Astronomia 2009. Aplicamos nossos esforços mais uma vez em um projeto amplamente gratificante e de grande retorno social. Estamos satisfeitos após o término do evento com a certeza de que contribuímos com o objetivo central do AIA, divulgando a bela ciência astronômica e os céus sem fronteiras para a construção de uma sociedade mais pacífica e igualitária, e é ainda mais prazeroso quando temos a consciência de que o fizemos em um evento de nível internacional, simultaneamente a colegas de quase 90 países.

David Duarte C. Pinto
Coordenador do CEAAL para as Noites Galileanas

Links relacionados:

http://www.galileannights.org/

http://www.astronomia2009.org.br/index.php

http://www.astronomy2009.org/

http://semanact.mct.gov.br/index.php/content/view/2320.html

Leave A Comment