Noites Galileanas e SNCT no interior

Veja como foi a participação do CEAAL durante as Noites Galileanas e Semana Nacional de Ciência e Tecnologia no Interior do Estado de Alagoas.

A Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, a qual objetiva promover e transmitir a ciência e a Tecnologia a fim de conscientizar a população sobre sua importância e valorizar os avanços tecnológicos, ocorreu de 19 a 25 de Outubro de 2009 e na mesma época, foi realizado mais um evento em comemoração ao Ano Internacional da Astronomia, as Noites Galileanas, realizadas de 22 a 24 do mesmo mês.

Equipe da Caravana Itinerante na Semana Nacional de Ciência e Tecnologia de Alagoas em 2009

Desde 2005, em Maceió, a Secretaria de Ciência e Tecnologia e a FAPEAL, em parceria com o Centro de Estudos Astronômicos de Alagoas, CEAAL, a Usina Ciência/UFAL e o Museu de História Natural, realiza uma Caravana Itinerante na Semana Nacional de Ciência e Tecnologia em Alagoas, a qual viaja durante 5 dias levando para 5 municípios do Interior do Estado de Alagoas, shows de Química e Física, Mostra de Vídeos Científicos e Culturais, Oficinas de Biologia, Desenho e Matemática, o CEAAL contribui com as Sessões de Planetário, Observação do Céu com Telescópios e Oficina de Constelário, nesta 5ª edição, em 2009, em parceria com o Observatório Astronômico Genival Leite Lima, OAGLL, houve um atrativo a mais: a Exposição Paisagens Cósmicas, uma exposição de 21 Banners com imagens do Universo, criadas pela comissão do IYA em comemoração ao Ano Internacional da Astronomia.

A Equipe de Astronomia na Caravana foi formada por Edmilson Barreto, Kizzy Resende, Antônio Marcos e Carlos Henrique. Membros do CEAAL e entusiastas da Astronomia.

Os Municípios atendidos pela Caravana Itinerante foram: Barra de Santo Antônio, Viçosa, São Miguel dos Campos, Santana do Ipanema e Piaçabuçu.

Segunda-feira, dia 19, enquanto uma Equipe do CEAAL cuida da Exposição Paisagens Cósmicas, para passar uma semana no Shopping Maceió, outra equipe parte com a Caravana Itinerante para o Interior do Estado, fazendo a primeira parada no Município de Barra de Santo Antônio, onde realizou suas atividades na Escola Municipal Edjackson Leocádio. Iniciando às 16h a Escola destacava-se por um corredor de aproximadamente 150 metros, o qual foi todo preenchido pela fila do Planetário, que atendeu 461 pessoas em 10 sessões. A Exposição Paisagens Cósmicas causou admiração, mas nem todos assinaram o livro de observadores, o que nos fez conseguir apenas 49 assinaturas apesar de obter 892 assinaturas na lista de visitantes controlada pela recepção da Caravana, um público que possivelmente pode ser alterado ao observar que nem todos os presentes assinaram a lista de visitantes.

Metade da fila para assistir a Sessão de Planetário em Barra de Santo Antônio

No segundo dia de viagem, dia 20, a caravana chega ao Município de Viçosa, a Escola Municipal Pedro Carnaúba foi o local das atividades, mas, o Planetário Móvel precisa de 4 metros de altura por 6 de diâmetro e a escola não tinha espaço suficiente, então, o Planetário foi substituído por apresentações do Software Stellarium, o mesmo faz uma simulação do Céu. O público da cidade não foi muito grande, mas o Telescópio acestado na Lua Crescente chamava observadores, que admiravam-se com o laser astronômico ao mostrarmos as constelações da águia, cisne e escorpião.  200 visitantes assinaram o livro da Exposição Paisagens Cósmicas, enquanto 495 pessoas assinaram a lista oficial na recepção. Foi o município de menor público, em média 75 pessoas assistiram as 3 apresentações feitas com o Stellarium.

Apresentação do Software Stellarium em Viçosa

Reconhecimento de Céu com o Laser Astronômico em Viçosa

Em cada lugar as atividades iniciaram-se as 16h e encerraram as 22h, seguindo para o terceiro município, dia 21, ficamos na Escola Municipal Luzinete e Lindalva Jatobá, localizada no Centro do Município de São Miguel dos Campos. Devido à boa localização, o fluxo de pessoas foi bem maior que nos dois primeiros dias, 372 assinaturas foram recolhidas no livro da Exposição e o Planetário foi atração, principalmente para a garotada. Devido ao público, as atividades foram prolongadas até as 23h, atendendo 677 pessoas em 18 sessões do Planetário. A média de público atendido em todas as oficinas durante todo o dia foi de 1.346 pessoas.

Fila para assistir a Sessão do Planetário em São Miguel dos Campos

Público na Abertura do evento em São Miguel dos Campos

As Noites Galileanas iniciaram dia 22, dia em que a Caravana da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia em Alagoas seguiu no quarto dia de viagem, com destino à Escola Estadual Professor Mileno Ferreira da Silva no Município de Santana do Ipanema. Enquanto eram realizadas observações telescópicas no OAGLL em Maceió, em Santana o Telescópio fez a festa com a Lua e Júpiter, atendendo cerca de 200 pessoas durante esta noite. As oficinas de Constelário permaneciam sendo visitadas pela juventude. Em 13 sessões, um total de 516 pessoas visitou o Planetário. Santana do Ipanema foi o município de maior público entre as cidades visitadas pela caravana, obtendo um total de 1.886 assinaturas na recepção do evento. A exposição Paisagens Cósmicas foi admirada pela população, que ficou encantada com a beleza das fotos do Universo, o evento foi encerrado no município as 21:30h.

Oficina de Constelário

Explicação da Exposição Paisagens Cósmicas

Observações Telescópicas em Santana do Ipanema

Sexta-feira, dia 23, quinto e último dia de viagem, contrastando com o dia anterior, no alto sertão de Alagoas, a caravana visitou a região leste de Piaçabuçu, município localizado na divisa de Alagoas com Sergipe. Fomos recebidos na Escola Municipal Padre Luiz Barbosa. Vedando o pátio do local com lonas para aparar o forte vento, o Planetário atendeu 322 moradores da comunidade em 8 sessões, 40 pessoas por sessão.  O telescópio abordou cerca de 100 observadores nesta noite apesar de conseguir 526 assinaturas durante período em que estivemos na escola.

Observações Telescópicas e Reconhecimento de Céu em Piaçabuçu

Fila para o Planetário em Piaçabuçu

A Caravana Itinerante da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia em Alagoas encerrou-se dia 24, onde os monitores e coordenadores voltaram para Maceió.

Durante a semana, a Caravana obteve um público de mais de 5.145 pessoas, onde provavelmente todas visualizaram a Exposição Paisagens Cósmicas, já que a mesma ficava exposta nos corredores das Escolas. Das 5.145 pessoas, em 49 sessões, 1.976 cidadãos foram atendidos pelo Planetário Móvel da Usina Ciência operado pelo CEAAL e cerca de 550 participaram das observações telescópicas . Porém, ainda restava um dia das Noites Galileanas e dois para o encerramento da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, então, as observações telescópicas e mostra da Exposição Paisagens Cósmicas permaneceram sendo realizadas pelo CEAAL em Maceió até o final dos dias 24 e 25 de outubro, onde todos os eventos foram concluídos.

A Semana Nacional de Ciência e Tecnologia de 2009 teve um grande atrativo este ano devido as comemorações do Ano Internacional da Astronomia, que ocorre em todos os cantos do Planeta, o evento em si já mobiliza estudantes e entusiastas da ciência, envolver Astronomia é mais uma forma de popularizar o estudo do Universo e incrementar as outras formas tecnológicas e científicas. O CEAAL e o OAGLL, fazendo parte dessa história, continua provocando admiração, encanto e motivação, a fim de proporcionar ao maior numero possível de pessoas, a sensação de conhecer um pouco mais sobre o universo, através de observações Telescópicas, sessões de Planetário e demais explicações, buscando transmitir maior clareza para os conceitos dos seres humanos a respeito o Universo.

 

“Fazemos parte de um mundo onde a maior recompensa e felicidade dos homens é observar a admiração dos seres humanos ao reconhecer o Céu.”

Kizzy Alves Resende

Leave A Comment